terça-feira, 18 de março de 2008

Meia Maratona de Lisboa (Ponte sobre o Tejo)

16 de Março de 2008

Finalmente chegou a data tão aguardada. Faz agora um ano que participei pela primeira vez na mini-maratona da ponte e foi essa corrida que mudou a minha vida de sentado.

Por isso e mesmo tendo em conta alguns problemas de organização que esta corrida tem e que se resolveriam facilmente com algum bom senso, para mim terá sempre um significado especial. É pena que as pessoas que verdadeiramente gostam de correr se revejam cada vez menos nesta prova. Continuo a acreditar que seria possível, numa mesma prova, conjugar as mais diversas vontades. Deve rapidamente resolver-se o problema de garantir que as pessoas da mini não se infiltram na zona de quem vai correr a meia. Deve também garantir-se que quem vai correr a meia tem condições para fazer o seu aquecimento em condições.
Com um garrafão gigantesco é ridículo que só meia dúzia de bafejados possam aquecer em condições.
Gostaria que esta prova pudesse sempre ser acarinhada por quem faz da corrida um dos seus grandes objectivos na vida e não apenas por uns milhares de papalvos que pouco mais fazem do que caminhar por uma t-shirt e um saco cheio de porcarias.

Quanto à minha 1ª meia-maratona correu muito bem. Os pés portaram-se muito bem e isso para mim é mais de meio caminho andado.

Na partida, mesmo saindo da zona da meia-maratona, os caminhantes eram aos milhares. Aproveitei o facto de ser a minha 1ª meia, o facto de não ter conseguido aquecer e o facto de ter de ultrapassar tanta gente que nem se esforça sequer por correr 2 passos, para partir calminho. Não tinha tempos de referência pelo que decidi até meio da ponte ir num ritmo suave de aquecimento.
Na 24 de Julho a caminho da Ribeira estava muito fresco. A prova deslizava-me debaixo dos pés e a satisfação de fisicamente estar muito bem dava-me ânimo para prosseguir. Por volta do Km 10 com 55m percebi que tinha que acelerar pois corria o risco de fazer mais de 2 horas. Os meus receios iniciais não se confirmaram. Praticamente a meio da prova com todos os sistemas operacionais meti uma abaixo e comecei a recuperar terreno.
A parte mais complicada foi ao Km 13-14 com o sol a ameaçar fazer subir a temperatura para valores pouco razoáveis. As dores musculares desvaneceram-se com a chegada de nuvens e a partir do Km 17, fruto de ter feito uma prova inicialmente muito calma, foi sempre a esticar até ao fim. Energia a mais para um final, mas sendo a minha 1ª meia foi perfeitamente compreensível. 1h50m. Foi um tempo muito bom. Às tantas ainda tentei fazer menos de 1h50m mas não foi possível.

Este é o filme da minha 1ª meia-maratona. Uma vitória pessoal. Um marco na minha coxa carreira de aspirante a atleta. Venham de lá todas as outras.

Aqui ficam algumas imagens desta meia-maratona, no entanto:
- É triste que no site da rtp.pt supostamente um canal de serviço público que presta um PÉSSIMO serviço ao patrocinar o evento não tenha no seu site um único bit sobre o evento.
- É triste que ao se visitar a secção DESPORTO em rtp.pt seja sobre futebol, futebol e futebol. Depois tem mais uma ou ourta coisa sobre futebol. Triste!
- É triste que para se encontrar um videozinho online sobre a meia maratona de LISBOA, se tenha de visitar um site espanhol;

Welcome to TUGALÂNDIA. Parece brincadeira mas não. Somos mesmo assim. Tiro o chapéu à iniciativa privada de www.bultzsport.com que faz mais pela divulgação da meia-maratona do que toda a TUGALÂNDIA junta.
Vejam o vídeo aqui
Procurem também no site as centenas de fotos do evento.

No site oficial da prova também conseguiram, num esforço incrível divulgar meia dúzia de fotos do envento. Uau! Vejam aqui

As classificações estão neste link

4 comentários:

  1. Olá Paulo. Ando a pensar em fazer uma meia-maratona e gostava de saber que provas recomendarias para um iniciado na distância, na região de Lisboa e arredores. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Oi. Depende um pouco da altura em que o pretendas fazer. Qualquer meia maratona é relativamente simpática. Talvez a de Lisboa seja actualmente a mais chatinha dada a subida que este ano ficou mais fácil (vamos subir a Almirante Reis, só....).
    Isso é para quando?

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo. Acho que já não vou a tempo de treinar para ela de forma a fazer a Meia de 5/Dezembro em Lisboa. Neste momento sei que consigo correr uns 15 Km - ontem fiz um treino de 14 Km e quando acabei ainda estava capaz de correr mais um bocado. Portanto queria fazer no início do próximo ano. Janeiro ou Fevereiro... Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço nenhuma meia em Jan Fev aqui perto.

    Mas para alem das S. Silvestres do Natal tens a do fim da Europa em Sintra (17Km). Depois não faltes à de Cascais no fim de semana do Carnaval (20Km). Com isso tudo estás pronto para a meia de Lisboa lá para meados de Março.

    ResponderEliminar