segunda-feira, 5 de outubro de 2009

4 de Outubro - Meia Maratona de Portugal

Não gosto muito desta meia maratona. Desde logo toda aquela coisa dos autocarros, o levantar cedíssimo para ir a uma corrida relativamente perto que só começa às 10h30, é impossível aquecer em condições, o traçado bastante exigente com subidas bem desgastantes, os milhares de andarilhos profissionais que felizmente este ano foram bem arredados da malta que corre, etc. etc.

Mas como não há outra lá voltei a ir a esta :)
A coisa até fluiu mais ou menos bem e só tivemos de gramar pouco mais de 1 hora de seca em cima da ponte. Este ano o nevoeiro cobria tudo e não havia vento nenhum. O tempo estava portanto excelente, embora um pouco húmido demais, mas nada de especial. Claro que mal partimos começámos a ver que Lisboa não estava envolta em nevoeiro como já esperávamos. Fui devagarinho, como medo de agravar a minha dor no gémeo e porque daqui a 15 dias é a Meia da Moita e a época é longa.

Surpreendeu-me o número de pontos de abastecimento. Muito bem! Um exemplo para todos os que organizam estem eventos. Nem conseguia beber tudo entre os pontos de abastecimento.

O PS estave sempre por perto, neste caso era o Arons de Carvalho e mais um ou outro personagem que não conheço. Bela prova também para eles. O Arons, pelo menos, ficou pouco atrás de mim. Só que ele está na categoria >60... portanto temos um socialista dedicado à causa.

Como já referi, este ano conseguiram isolar a marabunta andarilha. Acho bem que as pessoas adiram a estas coisas e de certeza que ano após ano vamos passando o bichinho e trazendo pessoal para a luta, mas se não forem bem separadas impera a falta de educação e de respeito habitual. Gostei de ver o percurso em que partilhamos a estrada sempre bem separado da maralha.

Ia a rolar nos 5min/Km e quando cheguei ao fim fiquei surpreso por ver que tinha feito menos de 1h46m... um excelente tempo tanto mais que fui sempre descontraído (dentro dos possíveis claro :)

Há um problema qualquer com os tempos que estão no site oficial pois ninguém tem tempo do chip até à posição 1153... pode ser que corrijam. De qualquer maneira o meu tempo está no track. De agora em diante os tracks estão na coluna da direita do blog, actualizados automaticamente. Mesmo que não tenha tempo de escrever um post assim que os transferir do relógio para o connect da Garmin ficam logo disponíveis para consulta.

As classificações estão aqui.

2 comentários:

  1. Também estou a preparar uma maratona (Porto / 8 Novembro).

    Concordo que ter objectivos e um plano é fundamental, diria mesmo imprescindível.

    Planos de treino? Tenho o meu. Gosto de ler todos os planos e tiro as minhas ilações. Não sou adepto de planos de treino universais, pois não têm em conta a idade, o peso, a profissão, os antecedentes e muitas outras variáveis.

    Por isso retiro deles as linhas mestras e depois faço a devida adaptação às minhas características.

    Mas, claro, é só uma opinião, que vale o que vale, pois cabe a cada um decidir o que melhor lhe convém.

    Os meus desejos de boa preparação.

    José Alberto

    ResponderEliminar
  2. Exactamente. É preciso é haver um plano, mas tal como na vida real ele dá-nos apenas uma ideia, ajuda-nos a seguir por aquele caminho. Mas é sempre um conjunto de intenções. Na vida real há o emprego, a família, os imprevistos, a perguiça, o mau tempo, etc. etc.

    O que mais gosto nos planos é a variedade e de ver nas provas que o facto de seguir o plano me confere prestações muito melhores do que o simples treino que não nos ajuda a progredir. Gostava de ir à Maratona do Porto, mais do que à de Lisboa, mas surge sempre muito cedo no calendário e quando dou por ela já passou a oportunidade. Era preciso começar a treinar em Agosto...
    Mas para o ano talvez vá de Alfa tratar desse assunto.

    Boa prova!

    ResponderEliminar