domingo, 20 de dezembro de 2009

20 de Dezembro - 1ª S. Silvestre Prof. Lucas

Bom, o professor Lucas deve ter sido um bacano. Foi com espanto que ontem chegámos ao local da prova e apreciámos tudo o que a organização da prova tinha preparado. Depois da parvoíce da semana anterior, ficámos a saber desta prova quase por acaso à ultima da hora. Resolvemos ir porque é sempre melhor do que ficar em casa a aboborar. Não há melhor treino que uma provazinha sem grandes pretensões. Às 5 da tarde de um Sábado é uma hora morta e seria bem aproveitada com um bom treino.

Quando chegámos estavam a montar as infra-estruturas e fomos à escola buscar o dorsal. Começámos a perceber que o investimento tinha sido grande. A escola estava aberta, cheia de gente com t-shirts Staff, e estava montado um arraial enorme, com um lanche (supomos que para depois da corrida), personalidades, uma azáfama enorme, tudo feito à séria como os grandes. Como já tivemos uma experiência com o associativismo escolar damos bastante valor a ver uma comunidade inteira envolvida com a escola. Parabéns. Não é nada fácil ver uma população em simbiose com uma escola como vimos ali. Muito bem, e um grande exemplo.

Entretanto cá fora estava um frio horrível. Soubemos do unico precalço que manchou a prova. Estava prevista para as 17h mas só iria começar às 17h30 pois a dos miúdos só ia começar às 17h. Acabou por começar às 17h45 o que já nos estava a deixar preocupados pois tinhamos obviamente compromissos para mais tarde e a coisa começava a apertar. Foi mau este atraso. Mas de resto estava tudo perfeito. Até um carro com cronometro havia. Mas não só. Houve de tudo. Ele era o Pedro Lamy, o José Alberto Carvalho e a esposa (que é pivot na Sic Notícias acho), a Carla Matadinho, etc.

Os putos lá partiram e foi triste. 20 miudos ou pouco mais. Que pena este país de broncos. Que pena o desporto nas gerações jovens ser uma anedota. Estamos no 3º mundo do desporto escolar. Ridiculo.
Este ano em Santiago de Compostela após a corrida dos graúdos assisti a uma prova em que participaram mais de 2000 miúdos. Comovente!!!

Os percursos de 4 e 8Km não tiveram uma coisa nem outra. Um não chegou aos 4 e outro não chegou aos 7, mas não acho isso muito importante. A surpresa final foram os prémios. Tendo em conta que a inscrição foi grátis, uma t-shirt, uma medalha, uma caneta, uma garrafa  de vitamin-water numa bolsinha térmica da vitamin-water (com a côr da bolsa a condizer com o sabor e a côr da água), a água geladinha na bolsa (esta era fácil devido ao frio que estava :), bom tudo isto... foi a prenda do ano atendendo à relação preço/ofertas.

O percurso ali por aqueles lados só podia ser sobe e desce. Resumindo fica a lista de coisas a melhorar para a 2ª.

- Divulgação. Éramos talvez 200 pessoas... mereciam muito mais;
- Percurso. Não me importo que sejam 2 voltas mas podem estender um pouco mais a prova. O concelho não tem espaço?
- Horários. Amigos, os horários são para cumprir.

Tirando estes pontos, os meus parabéns para a vossa iniciativa. Estava tudo perfeito. Souberam organizar uma coisa a sério. Nada faltou. Mesmo nada. É um prazer enorme ver uma comunidade inteira envolvida com um evento. Desejo-vos a maior das forças para que no ano que vem consigam superar-se. É fácil. As falhas que aponto são coisas menores e facilmente corrigíveis portanto contem comigo para a 2ª.
O professor Lucas deve mesmo ser um Bacano!

2 comentários:

  1. Caríssimo Paulo Pires,

    Muito obrigado pelo texto. É de críticas construtivas que esta jovem associação(fundada em Maio de 2009) necessita.
    Temos muito que aprender e merecer a atenção de ateltas experientes deixa-nos extremamente orgulhosos.
    Foi uma experiência inesquecível para todas as pessoas que se empenharam num projecto que demorou dois meses a erguer e teve escassos apoios na divulgação.
    Somos uma Associação com pouca ou nenhuma experiência em organizações, até então, de provas de atletismo.
    Foi nosso desejo que os convidados se sentissem bem em nossa casa. E o feedback foi excelente.
    Recebemos dezenas de felicitações mas também recebemos mails a massacrarem-nos por a corrida ter congestionado o trânsito em Linda-a-Velha e arredores.
    O Lucas foi um Grande Homem e um Grande Stor. Uma pessoa imensamente dedicada aos alunos e ao lado humano da escola. Morreu há dois anos e deixou muita saudade em toda a comunidade escolar e não só.
    É por ele todo o nosso empenho.

    Referência ao que há a melhorar:
    Dvulgação
    CMO, Junta e ESLAV pouco ajudaram na divulgação; gastámos um dinheirão em teas e cartazes...
    Percurso
    Foi alterado em cima da hora devido a parte do percurso original estar impraticável
    Horários
    Estivemos bastante tempo à espera da chegada da ambulância, facto que obrigou ao adiar da partida

    Um abraço
    Pedro Cravo
    Presidente da AAA ESLAV

    PS - A prova foi noticiada em A BOLA de hoje (20/12), no Benfica TV, no 24 horas e vai ter espaço no A BOLA TV on-line. Além de ter referencia na Imprensa local

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. Como disse o que falhou não alterou em nada o sucesso que considero que foi a prova. Bastava ver o empenho que toda a comunidade pôs nesta prova para ser dificil falhar. Caramba ainda na semana anterior tivemos um exemplo de laxismo e desprezo de uma organização com dezenas de anos de experiência. O que se pode apontar a alguém que tem a coragem de começar? Como disse os pontos que referi são apenas para poderem fazer melhor para o ano. No local também soube da ambulância atrasada. O percurso e a distância são um mal menor. O trânsito a buzinar é o costume. Eu acho que eles buzinam porque nos amam e adoram. Nada há a fazer. A divulgação, para o ano apareçam nalguns foruns das corridas uns meses antes. Há 2 ou 3 calendários online mais conhecidos onde devem divulgar a prova. E se estiverem a pensar fazer a inscrição gratuita novamente, dêm uns 20 ou 30% de folga porque há muita gente que a custo zero, há ultima da hora, fica só pela intenção. Tenham a força para organizar outra para o ano. Eu vou! :)

    Obrigado pelo vosso esforço. Gostei de ver aquele ambiente na escola. Sinceros parabéns.

    ResponderEliminar