quarta-feira, 28 de outubro de 2009

25 de Outubro - Carreira Pedestre Camiño de Santiago



Esta foi uma prova diferente. A minha 1ª prova internacional. Armei-me em queniano e mesmo sem ser convidado lá fomos rumo a Santiago de Compostela para conhecer uma cidade fantástica e já agora correr um bocadinho juntamente com milhares de galegos.

Deixo-vos para já apenas com o site oficial da prova onde podem consultar toda a informação sobre a mesma.

Site oficial da prova

Ao longo dos próximos dias vou completar este tópico com o habitual track, um pequeno resumo da viagem, fotos, etc.

É já a seguir.

domingo, 18 de outubro de 2009

18 de Outubro - Meia Maratona da Moita

Inicialmente estávamos inscritos para a nova corrida do Aeroporto. Mas desde que decidi ir à Maratona de LIsboa tive de trocar esta prova de 10Km por uma meia maratona. Assim a Meia da Moita onde nunca tinha participado era a prova óbvia. Já tinha ouvido muitos elogios e pertinho de casa é tudo o que se quer.

Estacionamento perto da meta, espaço para aquecer junto ao lodo :) (maré baixa no rio) organização sem espinhas e eficiente, não se pode pedir mais. Partida on time, numa manhã fresca mas a prometer um sol e uma temperatura bem acima do normal.

Graças aos treinos encarei esta meia maratona, 2 semanas após a da Vasco da Gama, sem stress. Afinal treinos de 20Km estão a ser o pão nosso de cada dia. Partida suave  com os primeiros 2-3 Km feitos na companhia do Arons de Carvalho. O núcleo duro do PS tem andado muito presente nas minhas provas :) devem andar a pensar convidar-me, tipo Joana Amaral :)

A prova decorreu muito bem. Ainda tentei manter uma pulsação de 140-150 mas em prova não é fácil. Fiquei pelas 160... Aos 13Km consegui apanhar o meu companheiro Carpinteiro e seguimos juntos durante 2 - 3Km. Aproveitei para descansar um pouco.

Por volta do Km 19 surge a subida mais pronunciada da prova. Nada de especial felizmente, mais longa que íngreme. Aqui a motivação era saber que a seguir aquela subida era sempre a descer até à meta.

E lá se cumpriu a prova em 1h42m. Um bom tempo ajudado por uma prova simples, apenas com algum calor a mais. Tirando a subida final apenas há 2 viadutos no percurso. Gostei desta prova. 

No final aconteceu uma coisa caricata. Um simpático moitense de idade ao ver-me alongar na parte de trás do carro veio-me perguntar se queria ajuda para empurrar... Lá desatámos todos a rir quando ele se apercebeu que eu estava a alongar os musculos e não a tentar empurrar o carro (MEGA LLLOOOOLLLL)

Já faço upload do track. Os tempos estão aqui.

Parabéns à Moita. Tem ali uma bela prova, com uma excelente e esforçada organização.
A Dora participou na mini (7 Km) e correu tudo bem.

Espera-me mais uma semana de treinos e para a semana vou estar em Santiago de Compostela a correr com os nossos patrícios Galegos.

domingo, 11 de outubro de 2009

Kiva - Micro Crédito que muda vidas

Já quase há 2 anos que descobri a Kiva. A Kiva é uma organização fantástica, sem fins lucrativos, que junta pessoas "ricas" e com vontade de ajudar os outros, com pessoas "pobres" mas que apostam em perseguir um sonho. Muitas das vezes é o sonho possível dadas as circunstâncias. Já ouviu seguramente falar de micro-crédito. Micro-crédito não é esmola. Micro-crédito é emprestar pequenas verbas que permitem começar novas vidas, continuar projectos, em alguns casos seguramente transformar completamente as vidas daqueles que acreditam no seu próprio sucesso.


O que a Kiva faz é simples: um grupo de voluntários que vive de donativos, publicita os empreendedores em busca de financiamento. No seu site por apenas 25 USD (+ ou - 17€) é possível participar no apoio a um empreendedor. Cada um explica o seu projecto. Quanto pretende, para que servirá o dinheiro, e muito importante, o plano de pagamentos, em quanto tempo vai reembolsar quem lhe emprestou o dinheiro, etc.

Obviamente a inscrição no site é gratuita. A partir daí só tem de escolher um empreendedor e emprestar-lhe, no mínimo, 25 USD. Os seus 25 USD juntamente com muitos outros irão totalizar o montante necessário para esse projecto e o dinheiro será entregue à pessoa que escolheu. A partir daí, mensalmente, ser-lhe-à paga a mensalidade respectiva até prefazer a quantia que lhe emprestou, no final do prazo.


Não vou explicar aqui como tudo funciona até porque no site da Kiva está tudo muito bem explicado. Vou só deixar alguns pontos chave do processo:
- A Kiva é apoiada pelas maiores empresas do mundo: Microsoft, Google, Paypal, Youtube, American Express, Lenovo, etc. Só este facto diz muito da credibilidade da organização e dos seus objectivos. Em que outro sítio se podia ver a Google e a Microsoft juntas? Veja aqui a lista de todas as empresas que apoiam o projecto.
- A Kiva tem mais de 100 parceiros no terreno. São estas organizações locais que em cada país se encarregam de receber os fundos, entregar aos empreendedores, receber os pagamentos, devolver à Kiva, etc. A lista de todos os parceiros pode ser vista aqui.
- Se quiser ser um voluntário a Kiva dá-lhe formação e envia-o para uma das organizações locais onde pode fazer trabalho de campo. Aqui pode ver as coisas a acontecer no terreno. Se tiver uns meses desocupados na sua vida porque não juntar esta experiência ao seu curriculum de vida? Saiba mais aqui.
- Não são remunerados juros a quem empresta dinheiro. Embora os empreendedores paguem um juro muito baixo, esse juro é retido pelo parceiro local no terreno. Este rendimento serve obviamente para suportar a operação local no terreno. É aí que estão os maiores custos. É preciso suportar uma larga rede de voluntários que trabalham na angariação de novos empreendedores, na recolha das prestações. etc.
- A Kiva audita as contas de todas as organizações por forma a garantir que não há qualquer problema com os fundos que estão a cargo dessas instituições.
- No final de cada empréstimo pode escolher entre creditar o saldo no seu cartão de crédito ou voltar a emprestar o dinheiro a um novo empreendedor.
- Vejam os dados globais da Kiva até hoje: mais de 95 milhões de dólares emprestados, mais de 500.000 pessoas no projecto a emprestar dinheiro a mais de 200.000 empreendedores. Vejam todos os factos aqui. Se a vossa onda é estatística então este site vai dar para estarem entretidos durante uns tempos.


Creio que já expliquei o essencial sobre a organização mas muito mais pode ser lido neste link. Usem o menu lateral para ler tudo sobre a Kiva. Fico ao vosso dispor para qualquer esclarecimento que pretendam. A minha experiência na Kiva nestes 2 anos resume-se desta forma:


Number of Loans Made      23

Total Amount Lent
$575


Total Amount Repaid
$458


Total Amount Lost
$0.00

Não se assutem com os $575 USD. Atingi este valor porque empresto novamente o dinheiro no final do empréstimo. Devo ter feito cerca de 6 empréstimos e ofereci também uns quantos Kivas a amigos e familiares (é uma excelente opção para o Natal; oferecer a alguem a oportunidade de ajudar um projecto a singrar).

Não deixem de consultar a minha página da Kiva para verem todos os detalhes. Aí podem também ver a história por detrás de cada imagem que aqui vêm. Cada um deles submeteu um projecto, teve um financiamento e para alguns é possível saber como as coisas correram durante e após o financiamento. Aqui.

Se aderirem à Kiva digam qualquer coisa para nos juntarmos. Tenho uma pequena equipa onde estão juntas as pessoas que tenho conseguido trazer para o projecto.Obviamente isto de ajudar os outros não agrada a toda a gente, mas posso-vos dizer que para quem dá valor a apoiar pessoas mais desfavorecidas é extremamente gratificante todo este projecto e esta onda gigantesca a nível mundial. Junte-se à Kiva e verá.
Para começar é simples, nesta página escolha um projecto e bem vindo a bordo.






sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maratona de Lisboa - Bora lá!

Deve-se sempre ter um plano. Treinar para um objectivo ajuda a vencer a rotina do treino, dá-nos um sentido, uma justificação para sair de casa (mesmo que venha aí uma carga de água monumental, como ontem).

É por isso que estou inscrito para a minha 1ª maratona (ai ai tou tramado :). Algum dia havia de ser e pelos vistos vai ser este ano ainda. Haja vontade suficiente para cumprir com os treinos, não me baldar aos treinos longos (que estou com dificuldade em encaixar no calendário de provas actual) e a coisa vai.

Podem consultar o meu plano de treinos neste link. Este plano foi retirado do site runnersworld e é um plano que se pode carregar num GPS Garmin. Para mim isto é uma ajuda fabulosa pois permite ter todo o plano no relógio que sabe sempre qual o treino para esse dia. Durante o treino o relógio controla as distâncias (com o GPS) e o ritmo de cada fase do treino (com a cinta que mede a frequência cardíaca). O relógio vai indicando quando se deve mudar de ritmo e controla se estamos no ponto cardíaco correcto para essa fase. Para um amador que não tem muito tempo sequer para treinar, quanto mais para preparar os treinos este é o melhor treinador de pulso que existe. Sem ele era impossível seguir um programa de treinos tão variado e complexo como este.

E reparem na complexidade dos treinos com séries e hills e variadas distâncias que me obrigariam quer a planear cuidadosamente os treinos, quer os sítios, sendo que a maior parte da coisas mais complexas teriam de ser feitas em pista e mesmo assim iriam exigir um controlo mental constante. Muitas vezes o oxigénio nem chega para pensar quanto mais para controlar tempos, voltas, etc.

Quando comprei o relógio não fazia ideia desta característica adicional que sinceramente é fabulosa. O máximo que gasto para preparar o treino é olhar para o que há a fazer nesse dia e escolher o melhor sítio para ir. Depois é carregar no botão e obedecer às ordens do Mister :)

Agora é treinar e preparar-me para o dia 6 de Dezembro. Parece que este ano o circuito vai ser diferente dos anos anteriores... vamos ver o que sai dali. Espero que se esmerem para a minha 1ª maratona. E que não seja a ultima.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

4 de Outubro - Meia Maratona de Portugal

Não gosto muito desta meia maratona. Desde logo toda aquela coisa dos autocarros, o levantar cedíssimo para ir a uma corrida relativamente perto que só começa às 10h30, é impossível aquecer em condições, o traçado bastante exigente com subidas bem desgastantes, os milhares de andarilhos profissionais que felizmente este ano foram bem arredados da malta que corre, etc. etc.

Mas como não há outra lá voltei a ir a esta :)
A coisa até fluiu mais ou menos bem e só tivemos de gramar pouco mais de 1 hora de seca em cima da ponte. Este ano o nevoeiro cobria tudo e não havia vento nenhum. O tempo estava portanto excelente, embora um pouco húmido demais, mas nada de especial. Claro que mal partimos começámos a ver que Lisboa não estava envolta em nevoeiro como já esperávamos. Fui devagarinho, como medo de agravar a minha dor no gémeo e porque daqui a 15 dias é a Meia da Moita e a época é longa.

Surpreendeu-me o número de pontos de abastecimento. Muito bem! Um exemplo para todos os que organizam estem eventos. Nem conseguia beber tudo entre os pontos de abastecimento.

O PS estave sempre por perto, neste caso era o Arons de Carvalho e mais um ou outro personagem que não conheço. Bela prova também para eles. O Arons, pelo menos, ficou pouco atrás de mim. Só que ele está na categoria >60... portanto temos um socialista dedicado à causa.

Como já referi, este ano conseguiram isolar a marabunta andarilha. Acho bem que as pessoas adiram a estas coisas e de certeza que ano após ano vamos passando o bichinho e trazendo pessoal para a luta, mas se não forem bem separadas impera a falta de educação e de respeito habitual. Gostei de ver o percurso em que partilhamos a estrada sempre bem separado da maralha.

Ia a rolar nos 5min/Km e quando cheguei ao fim fiquei surpreso por ver que tinha feito menos de 1h46m... um excelente tempo tanto mais que fui sempre descontraído (dentro dos possíveis claro :)

Há um problema qualquer com os tempos que estão no site oficial pois ninguém tem tempo do chip até à posição 1153... pode ser que corrijam. De qualquer maneira o meu tempo está no track. De agora em diante os tracks estão na coluna da direita do blog, actualizados automaticamente. Mesmo que não tenha tempo de escrever um post assim que os transferir do relógio para o connect da Garmin ficam logo disponíveis para consulta.

As classificações estão aqui.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Maluco convence mais malucos

Andava sempre a queixar-me que nunca tinha conseguido convencer ninguem para a causa... pois isso mudou. Há quem acredite em mim e já esteja a ver resultados...

A lista não é grande mas cada 1 conta por 10:

- A Dora que está na fase 10Km. Devagar se vai ao longe mas nunca ela pensou que conseguisse correr 10Km. Pelo esforço, dedicação e pelo prazer que já sente em participar, um exemplo para o género feminino. Dado o défice feminino nesta causa ainda tem mais valor. Se a virem mais lá para trás dêem-lhe apoio moral... só moral SFF :)
- O Sérgio que vende forma física e que é mais das biclas. Nos intervalos lá dá uma perninha nas corridas.
- O Rui que ainda não se dedica a 100% à coisa mas que já tem o gosto de correr.

Bem vindos. Que disfrutem do prazer de correr por muitos e longos anos.

20 de Setembro - Corrida do Destak

1ª vez que fui à corrida do Destak. O ano passado calhou em cima de outra corrida que agora não me lembro e foi preciso optar.
É uma prova simpática, com alguma logística adicional porque começa num lado e acaba noutro.
Optámos por deixar o carro em Cascais. Digo optámos porque a Dora rija que nem um pero já é uma presença obrigatória. Ainda bem. Fico orgulhosa da minha companheira. Parabéns pela tua coragem e atitude. Não foi à toa qie disse sim há 16 anos.

Assim enquanto o chasso ficou a descansar em Cascais lá fomos para a partida no quim. Houve uma seca de quase 20 minutos pela partida, após a hora prevista. Mas de resto tudo correu bem. A altimetria é simpática, melhor mesmo que a Corrida do Tejo. O meu amigo e colega Sérgio também participou e um tramou o outro. Eu não queria ir muito depressa e ele não queria ir muito devagar... ou seria ao contrário.... lolol. O resultado foi irmos juntos até ao fim, sempre a dar-lhe com tempos na casa dos 4m30s/Km.. Portanto no final estava completamente esgotado mas com um tempo na casa dos 45m. O que para esta altura da época e com os Kgs que tenho a mais... saiu-me caro. Mas valeu a pena. Deve ter sido um dos melhores tempos aos 10 Km de sempre.

Garmin Connect - Detalhes de Actividade para Corrida do Destak

Classificação


13 de Setembro - Corrida do Aqueduto

Mais uma corrida do Aqueduto agora com a participação da Dora. Fico super feliz por ver a Dora reconhecer os benefícios da corrida e estar disposta a "sofrer" por isso. Foi uma excelente corrida como de costume 1º a descer imenso e depois a pagarmos a factura subindo a Monsanto. O prazer de passar no aqueduto faz esquecer tudo o resto. Também foi uma boa corrida para a Dora. Embora as subidas até ao aqueduto sejam tramadas, quem não aguenta tudo a correr é só uma questão de reduzir o ritmo. Simples.

Garmin Connect - Detalhes de Actividade para Corrida do Aqueduto

Aqui fica o track com os tempos a serem controlados este ano pela Xistarca.

Tempos

30 de Agosto - Trilhos de Monsanto (e início da época 2009-2010)

O Verão lá se foi sem grande história atlética. Aproveitei para parar uns dias a ver se a tal lesão do gémeo desaparecia e também aproveitei para meter uns quilos a mais na máquina. A desgraça do costume. De qualquer maneira não parei muito tempo e no final de Julho a pouco e pouco, a ver se a lesão não acordava, lá retomei os treinos.

E a pouco e pouco chegámos a 30 de Agosto. Trilhos de Monsanto.

O ano passado por esta altura ainda não tinha o Garmin de modo que deu algum trabalho encontrar informação desta prova em 2008 para comparar os tempos, posições, etc.
Entre o meu próprio blog e mais um ou outro site lá consegui encontrar tudo, já que no site oficial falta o ano de 2008. É sempre assim. O que se precisa não aparece.

Bom, mas deu para perceber que este ano estava uns segundos melhor que o ano passado.
1h13m52s é sempre um início de época doloroso em que amaldiçoamos a gordura acumulada durante um verão de abusos. É uma desgraça

Resultados

Este ano já com o garmin a bombar podem deliciar-se com o track da prova aqui.
Esta é uma prova fantástica que recomendo a todos. Mais depressa ou mais devagar, a correr ou a andar, é um prazer descobrir o tesouro que é Monsanto bem entalado às portas de Lisboa. Já ficou registada como a prova de eleição para o início do verão. Quem sabe um dia conseguirei fazer esta prova sempre a correr... (safa!!!!!)

7 de Junho Corrida do Oriente (e fecho da época)

A meia-maratona na areia deixou algumas marcas e uma lesão no gémeo acabou por se agravar. A corrida do Oriente foi a minha prova final desta época. Até porque alguns dias depois tinhamos na agenda uma fantástica incursão em Marrocos...

Lembro-me que esta prova correu bem, fiz um excelente tempo, estava um dia bem quente mas a prova tem muita sombra pois o Parque das Nações tem poucos prédios e os poucos que há são baixinhos.... (nestas alturas dá jeito). Este ano também não houve tuneis o que é sempre melhor.

Assim sendo, um pouco cedo de mais ficou por aqui a época 2008-2009. Faltei a Peniche com muita pena minha mas diz quem foi que este ano foi um castigo com um tempo horrível, chuva, frio, um verdadeiro sofrimento... estava eu aí com 35 graus a gozar umas belas férias na terra dos infiéis.

Analisando os dados que tenho verifico que o tempo destes 10Km foi o meu melhor tempo:
44m31s.

Parece-me bem :) embora por aqui se veja que mesmo com tanta dedicação ao fim de 2 anos a fazer este tempo aos 10Km, ainda bem que não segui esta carreira...

Resultados
Track e demais informação