domingo, 30 de janeiro de 2011

30 de Janeiro - Grande Prémio Fim da Europa (Remix Ida e Volta)

Pela 3ª vez fui fazer esta prova, mas desta vez foi especial. Em vez de ir para Sintra encontrámo-nos na Azóia, um grupo aí de uns 20. 7h30. O plano era fazer o circuito até Sintra, chegar lá por volta da hora da partida e voltar com o resto do pessoal.  Dito e feito.

Às 7h50 estava tudo com fogo no respectivo e lá arrancámos. Sempre a subir e a subir e a subir. Assim sem aquecer nem nada. Deu-me cabo do miolo. Ainda por cima o pessoal ia na bisga. Mas lá consegui acompanhar o grupo. Foram 3,3Km que nos levaram até aos 460m. Safa! Tivemos muita sorte porque o dia estava um espectáculo. Sem vento o frio não era problema, ao fim de 200m já nem se dava por ele. No alto vimos os primeiros raios de sol. Cascais acordava lá em baixo ao fundo. Linda paisagem.

Tivemos o prazer de descer a parede dos 10Km e prosseguimos na palheta até Sintra sem grande dificuldade, alternando descidas com subidas e subidas com descidas. A partir daqui é sempre a descer! E nunca mais era.
Mas lá chegámos a Sintra e depois de tentarmos perder-nos e irmos para Lisboa directo, atravessámos o jardim e fomos desembocar directo na zona dos dorsais e de recolha das mochilas. Eram 9h15. Houve tempo para tudo. Tínhamos levado uma muda de roupa seca na mochila. Felizmente o dia até estava agradável, embora muito frio, mas se houvesse vento, sem uma roupinha seca íamos morrer gelados ali à espera com a roupa molhada. Repôr algumas energias. Entregar as mochilas para as camionetas as levarem para a chegada e foi preciso apenas matar ali 15m. Para o ano podemos partir às 8 e ir um tudo nada mais devagarinho. Dá tempo.

Muita gente este ano. 2000 pessoas. O resto é história. Nova partida. Ia fazer a prova muito devagar por 3 motivos: os 30Km que totalizavam a ida e volta excediam o previsto para um treino a 15 dias da maratona de Sevilha, já tinha feito mais de 14Km com muita subida, e uma dôr na coxa azucrinou-me boa parte dp treino e claro estava a preparar-se para me chatear no regresso.

Lá fomos subir ao Castelo dos Mouros. Sentia-me bem, tirando a malvada dôr na coxa. Durante a prova notava-se bem o acrescento de gente este ano. Mesmo muito mais à frente seguíamos com imensa gente sempre à nossa volta. Pela primeira vez não andei na parede dos 10Km. Venci a bicha! Depois foi descer aqueles malvados 6Km que arrasam os joelhos. Este ano não me custou tanto a descida. Só a coxa me massacrava. A unica hipótese da dôr desaparecer era meter mais velocidade/esforço.

No final um lanche mais pobrezinho mas também mais racional e deu para todos sem ninguém ter comportamentos selvagens de levar para casa tudo e mais alguma coisa. É uma pena mas neste país as coisas  têm de ser feitas desta maneira já que ninguém pensa que a seguir vêm mais pessoas que também têm direito a comer qualquer coisa. Para trás ficam os tempos em que no final havia um farto buffet onde toda a gente comia. Já não vão voltar mais. Para evitar meter ainda mais 3Km nas pernas apanhámos um autocarro até à Azóia, despedimo-nos do pessoal e ala que se faz tarde. Obrigado a todos. Foi um excelente treino. 30Km que me vão dar jeito em Sevilha.

Para o ano há mais.

1 comentário:

  1. Parabéns Paulo, eu também fiz o mesmo trajecto, mas saí ás 7,15h, ainda era noite e ia gelando.
    Se fosse convosco tinha estragado o treino pois o ritmo era mais elevado e eu não estou em condições para isso.
    Ainda assim penso que vocês formaram um excelente grupo.
    Abraço.

    ResponderEliminar