domingo, 27 de março de 2011

12 de Março - Mini Trail Solitário de Cachopo


Neste fim de semana rumámos a Sul. Este é o Algarve que mais gosto. O do verão, entupido de gente de papo para o ar e de lagostas nocturnas que se arrastam em romaria, já foi chão que deu uvas. Não é coisa que me motive por aí alem. Claro que se um de vocês me convidar para passar uns dias na vossa casa paradisíaca na Quinta do Lago, estamos a falar de um animal completamente diferente :)

Deixando portanto as massas lá em baixo de molho, sobra-nos a magnífica Serra do Caldeirão. Sempre que vamos a Cachopo esta é uma das minhas actividades favoritas. Desaparecer durante um bocado serra fora.

Desta vez levei a máquina e partilho convosco a deslumbrante natureza que esta serra oferece. Apetece não parar e seguir sempre para o monte seguinte. Fruto deste passeio fiquei também a conhecer um projecto magnífico. A Via Algarviana. Uma via por trilhos que atravessa o Algarve de Alcoutim ao Cabo de S. Vicente. 300Km de natureza. A Via é divulgada por uma série de entidades, tem um site muito bom, tem voluntários que a percorrem, limpam e mantêm em condições na primavera.



Para além de toda a informação no site, os tracks, etc. Têm ainda um livro em pdf muito bem escrito, util e organizado. Todo o projecto é um exemplo de como deveriam ser feitas muitas coisas neste país.



Toda a informação em www.viaalgarviana.org. Embora esteja no site aqui fica o link para o livro também.

Todos os anos em Abril há várias actividades organizadas de travessia da mesma. Um dia quem sabe se não me dá na telha fazer estes 300 Km... Entretanto e para quem esteja a pensar o que há-de fazer este ano em Abril deixo-vos a recomendação. Visitem o site e escolham o que mais se adequar. Até um travessia de burro lá está!!! E é coisa que não falta no nosso país....

Deixo-vos com algumas fotos que tirei de parte do percurso desta via que fiz, na zona de Cachopo.

Sem comentários:

Enviar um comentário