terça-feira, 12 de julho de 2011

1 de Julho - 12º Treino Lunar (e eu em Marrocos)


Este treino marcou um momento muito especial na saga. Foi a emancipação dos Treinos Lunares. Já são crescidos. O papá já pode ir de férias para outro continente e os Treinos Lunares lá estão a uma 6ª feira à noite prontos para a desbunda. E nem precisaram de ninguém para os levar a casa nem nada. Não é que faça questão de faltar a mais nenhum, mas obviamente haverá sempre alturas em que, tal como todos vós, por uma razão ou por outra, outros valores mais altos se levantam. E acreditem que foi por um fabuloso motivo que estive ausente. De férias em Marrocos neste dia estávamos precisamente aqui no Auberge Ain-Sahla. Como diz o site, Vacances de Sonho, e na nossa voltinha marroquina assim calhou. Estivemos convosco em pensamento. Foi uma noite muito especial com um jantar maravilhoso ao ar livre numa espectacular noite de verão. Completamente perdidos num vale gigantesco na mais profunda natureza, mas a desfrutar de tudo de tudo o que há de melhor nesta vida. Calhando passarem por ali perto não se acanhem que vão gostar :)

Mas não seria justo se não agradecesse publicamente a quem ficou com as chaves deste Treino Lunar. O companheiro e amigo José Santos fez as honras da casa e substituiu-me, seguramente, bem melhor que eu próprio me substituiria a mim. Obrigado, por teres tomado conta do barco. O José fez um excelente serviço arrebanhando também um conjunto de fotos bem como um relato do evento que vou transcrever na integra. Portanto sem mais demoras, atrasos e marroquinos aqui fica a verdadeira história do 12º Treino Lunar, contada por quem lá esteve:



Treino Lunar com sabor a Férias
Realizou-se no passado dia 01 de Julho mais um, dos já famosos treinos lunares, o 12º no caso, repleto de amizade e companheirismo. Este treino fica marcado pelo facto de se desenrolar no inicio do período de férias por excelência, o que condicionou o número de participantes do referido, embora ainda nos possamos orgulhar de ter juntado mais de 20 companheiros que de forma alegre e comunicativa partilharam 16 km de corrida num extenso areal que estava apetitoso para o efeito.


Outro marco importante deste evento, ficou registado na foto de família do mesmo, prendeu-se com a simpática presença de um dos atletas de elite do atletismo nacional, João Marques, a quem agradecemos o facto de se ter deixado fotografar ao nosso lado. Não é todos os dias que os treinos lunares recebem tão ilustre visita, embora lamentavelmente, o mesmo não pudesse ter partilhado connosco alguns km no areal. Ao João o nosso agradecimento por esta visita e por tudo que tem dado ao atletismo nacional.



Os aspectos positivos do treino
O fim de tarde soberbo com que a mãe natureza nos brindou e uma pista sublime onde apetecia correr até ao fim do mundo sem parar. O que terá inspirado o nosso amigo P. Gabriel que entusiasmado com o seu novo “camelbag” aproveitou para rolar até bem perto da Lagoa a solo.
Um grupo de companheiros bem-dispostos, que mais parecia um “bando de catraios” a quem deram ordem de brincar com aquilo que mais apreciam. Foi espantoso a forma prazenteira como aquela malta correu agrupadamente em amena cavaqueira até bem para lá da Fonte da Telha. Como sempre 45 minutos para lá e torna viagem que se faz tarde para o anunciado petisco. 

Um convívio final maravilhoso, onde não faltaram os famosos “petiscos à moda dos treinos lunares”. De entre estes destacaram-se: 
A famosa Galinha à Chefe do não menos famoso “Chef “ Paulo Costa. O sublime Isostar fresco e retemperador (vulgo Super Bock) do amigo Melo. 
A “quiche” com que a Tila nos surpreendeu…
Os famosos vinhos alentejanos para o acompanhamento… (Que a malta rapidamente fez desaparecer)
E por ultimo, e não é por acaso, o nosso amigo José Luís Nobre presenteou-nos com um arroz doce de sua autoria que ficará na memória de todos os que tiveram a oportunidade de o provar. Já todos nós reconhecíamos o valor do atleta em causa para o atletismo, sem dúvida um activo seguro e confiável. Mas meus amigos no que respeita a doces…Digamos que … ó ó ó Nobre dedica-te à corrida que nós iremos continuar à espera que a esposa do companheiro Orlando Duarte nos possa brevemente salvar o paladar com as suas iguarias, de entre as quais se destaca um verdadeiro arroz doce, DOCE. Não querendo ser mauzinho apraz dizer que foi preciso muita coragem para o fazer e o nosso companheiro esforçou-se e como tal agradecemos-lhe do fundo do coração e solicitamos-lhe que para a próxima nos presenteei com um “arroz não doce”. Abraço amigo…sempre a considera-lo.
O banho retemperador após o treino que alguns companheiros resolveram tomar no mar em frente ao nosso improvisado restaurante… e que a acreditar nos relatos transmitidos e pelo tempo que demoraram, foi um dos momentos altos do evento.

De salientar o número recorde de participações (5) de atletas do Metropolitano que se preparam para bater, dentro em breve, o recorde de presenças nos treinos lunares, que se encontra na posse dos atletas do Clube de Atletismo dos Amigos do Parque da Paz.

Os aspectos negativos
O facto do treino se desenrolar numa sexta-feira e de muita gente trabalhar e/ou vir de Lisboa à hora de ponta, dia péssimo de trânsito, impossibilitou que alguns companheiros tenham chegado a horas do referido treino.
As faltas injustificadas dos nossos amigos, Parro, e Fernando Andrade… perdidos algures, um na margem sul do Tejo, e outro no lado norte do rio. Aguardam-se justificações plausíveis!
O atraso desculpável do nosso amigo Roque que se limitou a fazer um treino curto em volta do nosso ponto de encontro.
O Arroz do outro!..já falei nisso? …ok! … Já chega…?
Com faltas justificadas, temos a realçar a ausência de três conceituadíssimos atletas que se encontram no estrangeiro a representar o país numa prova de sacrifício extremo, que se está a desenrolar no deserto do Atlas e cujo grau de dificuldade inclui uns passeios duríssimos de Camelo pelo dito cujo bem como algumas provas de cuscuz de primeira linha degustativa. A estes nossos companheiros e companheira votos de maiores sucessos nessa prova e de um bom regresso ao convívio com os demais companheiros no Reino de Portugal dos Algarves.
Palavra Final:
O 12º Evento já terminou mas… para quem já não sabe viver sem os treinos lunares a boa notícia é que faça sol, chuva ou vento ou, até mesmo férias, dentro de 15 dias, mais coisa menos coisa, nova dose espera por ti. Aparece!
Em delegação de competências da organização desorganizada dos Treinos lunares
Com estima e consideração

José Luís Santos

As fotos estão aqui. Obrigado a todos, principalmente ao José Santos. 


6ª feira 15, há outro. Yes!

6 comentários:

  1. Bom texto amigo Santos.
    Pois a explicação devida para a minha ausência, aí vai: uma bruta constipação e achei mais prudente não arriscar, pois quero ir fazer o Raide. Tenho mesmo muita pena de não ter podido ir. Aliás, tinha até combinado a hora de lá estar, com a Graça Roldão, e era minha intenção ir até à Lagoa, mas...

    Sobre o arroz doce, não resisti à brincadeira:

    Se é Nobre, é porco é salsicha
    É fiambre, é salpicão…
    Mas nestes treinos lunares
    Há sempre uma inovação.

    Nobre passou a ser marca
    De um arroz doce lunar
    Que, segundo nos contaram,
    Terá pouco que gabar.

    Mas, oh Nobre, tem lá calma
    Pois o Santos, que é um mestre,
    Vai trazer um arroz doce
    Mais à maneira terrestre.

    Grande abraço.
    Fernando Andrade

    ResponderEliminar
  2. E essas férias em Marrocos, Paulo!....
    Que "inveja"...
    vou gramar a pastilha a organizar a Meia das "Rampas".
    Abraço
    Fernando Andrade (Tenho que entrar como anónimo porque pelo google não consigo comentar)

    ResponderEliminar
  3. Foram muito fixes. Enchi bem o papinho. Não me posso queixar.
    A ver se vou às Rampas, claro.

    ResponderEliminar
  4. A guerra dos arrozes doces está instalada! Não percam o próximo episodio....

    ResponderEliminar
  5. Caros Amigos,

    Depois das férias laborais, vêm as férias atléticas e, mais uma vez, não vai haver arroz doce à moda saloia…

    Bons treinos!

    Leonor e Orlando Duarte

    ResponderEliminar
  6. Oooohhhh!!!! Boas férias atléticas! Dia 30 há mais.

    ResponderEliminar