terça-feira, 23 de agosto de 2011

Corredor Verde de Monsanto - Mais um Segredo que não merecia estar guardado


Fale com um lisboeta, um lisboeta qualquer serve. Pergunte-lhe se sabe o que é o corredor verde de Monsanto. A probabilidade de ouvir um hã?! como resposta, é muito elevada. 

Mas a verdade é que ele existe. É uma mancha, verde ou quase verde, que vai desde os Restauradores até Monsanto. Assim é possível ligar, por passeios e ciclovias, e sempre com árvores por perto, estes 2 pontos da cidade. 

É um projecto com mais de 30 anos que ficou finalmente concluído em 2009. Só que fala-se com alguém sobre este assunto e ninguém sabe, ou ouviu falar mas nunca viu.

A face mais visível é uma ponte pedonal que atravessa a Av. Calouste Gulbenkian, logo após a Praça de Espanha, no sentido Campolide. 


Este artigo ainda de 2008 explica bem o projecto, na altura ainda só em papel.

Resumindo o corredor a partir dos Restauradores:

- Sobe a Av. da Liberdade
- Sobe o Parque Eduardo VII
- Passa ao lado do Palácio da Justiça
- Passa por detrás da Faculdade de Economia
- Passa por cima da Av. Calouste Gulbenkian
- Jardim de Campolide
- Quinta Zé Pinto

Quando damos por nós estamos a passar por cima das linhas de comboio de Campolide e com o acesso a Monsanto logo ali à frente.

A juntar a este facto, as obras para fazer a linha vermelha do Metro deixaram marcas muito positivas à superfície. A Avenida Duque de Ávila tem agora uma ciclovia no meio. Esta ciclovia que começa junto ao Jardim Arco do Cego vai até junto do Corte Inglês e sobe para o Palácio da Justiça entroncando depois na ciclovia do corredor verde.

Assim sendo as minhas horas de almoço vão passar a ser muito mais saudáveis pois fui hoje testar o percurso e gostei muito de correr em Lisboa àquela hora. Se trabalham em Lisboa ou se vivem no centro aconselho-vos vivamente esta forma simples de visitar Monsanto. 

Cliquem neste link para o track desta 1ª incursão. Está um pouco bêbado ao princípio porque o raio do fix nunca mais chegava e arranquei mesmo assim. Mas dá para perceberem bem o caminho! Bons treinos. Amanhã há mais.

8 comentários:

  1. É curioso ler o post hoje, porque fiquei a saber disto...ontem!!!!
    Coincidências!

    ResponderEliminar
  2. Eu já o conhecia há uns meses, mas só ontem tudo se conjugou para ir testar a coisa. É excelente.

    ResponderEliminar
  3. Paulo se puderes faz um tracking ai do percurso e partilha sff.

    Agraço

    ResponderEliminar
  4. Está aqui. Logo actualizo o texto do post
    http://connect.garmin.com/activity/108682545

    ResponderEliminar
  5. Boa, Paulo. Para aproveitar a cidade nas horas livres. Não me parece que seja suficentemente conhecido.
    Carlos Melo

    ResponderEliminar
  6. pior que um track, só um track bêbado. Mas o resto é uma excelente notícia. Sempre o mesmo interesse desinteressado. Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Descobri este site por acaso há pouco tempo, e estou a adorar os seus relatos sobre corrida!
    Seguindo o seu conselho, e para variar um pouco das corridas constantes à mesma zona de Lisboa, na pausa de almoço aventurei-me a fazer igual percurso que o seu. Achei muito engraçado como em relativamente pouco tempo se consegue passar por tantas zonas de Lisboa (sou relativamente nova nestas andanças e nunca me tinha aventurado pelo meio da cidade...sou mais do tipo «corredora 8 ou 80» - ou em zonas com pouca gente, e à noite não é muito seguro ir sozinha pela cidade fora, ou em provas carregadas de malta, mas aí está tudo sintonizado para o mesmo!). Perdi-me um pouco antes de chegar a Campolide, e falhei a intersecção com o corredor-verde,e por muito que mais à frente perguntasse onde haveria a continuação daquela ciclovia, ninguém me sabia responder... mas de volta lá dei com o caminho...Obrigada pela dica, e que continue com a boa disposição e persistência!
    Sara

    ResponderEliminar
  8. Fico contente que tenha gostado do circuito. Calhando um dia destes encontramo-nos por ali à hora de almoço.

    ResponderEliminar