sexta-feira, 6 de abril de 2012

10 de Março - Oh Meu Deus 2ª Série - Vila de Rei



Oh Meu Deus, 60 Km? Ya!

Ninguem diria mas esta prova acabou por me entrar no calendário uma semana antes de se realizar. Isto até pode nem significar nada, mas tratando-se da prova mais longa que já realizei e tendo aterrado assim sem mais nem menos, já dá para perceber o espírito com que encaro estes desafios. 

A organização publicou no forum do Mundo da Corrida que ia estender o prazo de inscrições mais uma semana e eu pensei que isto era um bom treino para os 100. Ainda consegui convencer mais uns quantos desgraçados da equipa a virem comigo (não aos 60). E lá fomos. 5h da matina em Algés, 5 malucos prontos para Vila do Rei.

Após alguma dificuldade em dar com o secretariado lá chegámos. Registo feito, bebidas e bolinhos. Boa recepção. Breefing feito partida consumada. Sabia que ia ser duro porque embora partíssemos às 8h30 da manhã o frontal era obrigatório a partir do Km 30... Uahhuu.

Podíamos mandar o frontal de carro para o abastecimento do Km 30 mas não eram 100gr que me iam chatear. Levei tudo comigo. Um pouco fresco aquela hora mas mais por causa do vento porque o dia prometia muito sol.

Optei por seguir fresco logo de início e os primeiros Kms a trepar até ao marco geodésico que marca o centro de Portugal deram-me razão. Já suava em bica lá no alto. 

A partir daí a organização já tinha dito para não nos entusiasmarmos porque iríamos rolar uns kms em estradão. Mas depois, depois é que seriam elas. 

E foram. Foram subidas, foram descidas, foram serras, montes, ribeiras, muitas ribeiras. Um fartar de paisagens. Até uma parede de pedra junto à barragem foi preciso passar. Foi um dia inteiro de convívio com a natureza. Todo o tipo de pisos e paisagens. Não conhecia aquela zona do país mas é tão bonita, com tantas maravilhas naturais. Passava aqui uma hora a descrever-vos mas sinceramente não vos quero maçar.




Ainda houve alguns problemas com os reabastecimentos, com um deles a falhar a presença e a organização a ter de reposicionar os restantes para cobrir a falha. O maior problema foi para o pessoal dos 40Km pois o abastecimento que era suposto estar aos 31Km na separação dos 60Km, acabou por avançar para os 33Km e para quem ia para os 40Km ficou sem o ultimo abastecimento tendo de fazer 20Km sem qualquer abastecimento... 




Para mim foi um desafio que durou um dia inteiro. Só queria saber se conseguiria acabar bem. E depois de tanta paisagem, tanta beleza, tanto Km, tanto sofrimento, lá cheguei a Vila do Rei ainda de dia. Não foi preciso o frontal.



Pela primeira vez tive de recorrer ao meu carregador USB para reabastecer o Garmin pois ao fim de 7 horas começou a queixar-se da bateria.


No final os meus companheiros já mais do que despachados ainda tiveram de esperar pelo recuperador banho e para finalizar um jantar, oferta da organização, na estalagem da vila. Um excelente final para uma aventura que durou um dia inteiro. Foi um excelente treino para os 100 Km e deu para ter uma ideia do que vai custar fazer mais 40 em cima daqueles 60 Km...

Vejam muito mais fotos no meu album do facebook seguindo este link.

2 comentários:

  1. Olá Paulo, até fizeste o desafio parecer fácil.

    Parabéns pela conquista. Apesar de, pela tua descrição, parecer que viste esta prova como um mero marco no caminho para os 100 km, eu diria que percorrer a pé "uma Maratona e quase meia" de uma acentada não deixa de ser um grande feito (ainda por cima tendo em conta que foi feita em montanha).

    Boa sorte para o resto do treino.

    ResponderEliminar
  2. E obrigado pelas fotos, o local já ficou registado como "apropriado" para ir passear nas férias :).

    ResponderEliminar