domingo, 27 de maio de 2012

29 de Abril - Trail Arribas do Tejo



Uma prova de trail gratuita?!!? E isso existe? 30 Km de trail numa região muito bonita e pouco conhecida do país. Era o que prometia esta prova. Claro que tinhamos de ir lá ver se era mesmo assim. 

Evitando a vergonha nacional chamada SCUTS é fácil aceder a esta zona, via Alcochete, direcção Porto Alto, Coruche, Montargil, Ponte Sôr, etc. A estrada é impecável, rectas sem fim. Não é preciso ir pagar a peso de ouro pseudo auto-estradas com o piso em más condições e a 1€ a cada meia duzia de Km's. Uma vergonha!

Não fazia ideia o que nos esperava porque na verdade não conhecia aquela zona. Já tinha ouvido dizer que era muito bonita mas não esperava tanto. O dia estava muito bonito embora quando saímos o nevoeiro ainda dominava. Mas ao chegarmos ao Tejo já se tinha dissipado. 

O trilho junto ao tejo é espectacular. Terra batida, todo arranjado. Um sobe e desce constante com degraus onde eram precisos e escadarias com corrimões de madeira. O Tejo calmimho, o dia sem vento, o sol a brilhar no meio das nuvens. Cenário fantástico. Às tantas e ainda muito antes de Belver começa um enorme passadiço que permite em zonas com menos trilho uma progressão excelente. Km's de passadiço em tábua com escadaria que vão desembocar numa praia fluvial. Que linda região e que dedicação das suas gentes que tem tudo num mimo. 

Depois de acabar o passadiço subimos à estrada e passamos a ponte para Belver. O Castelo lá bem no alto ri-se para nós. E metemos por um trilho de terra batida que, obviamente, nos vai levar até ao Castelo. Reabastecemos e atravessamos o castelo onde nos espera uma descida de terra até uma zona de ribeira e pedra. Uma ponte suspensa e estamos do outro lado. 

Depois foi a parte mais monótona mas ainda assim bem exigente. Estradões e enormes subidas seguidas de descidas. A meta surge enfim no pavilhão onde levantámos os dorsais. Tudo muito bem marcado, bons abastecimentos, muita simpatia e dedicação. Um exemplo para todos. Como é possível uma comunidade organizar uma prova desta envergadura gratuita? Os meus parabéns a todos. 



No final encontrei a Dora que tinha acabado de chegar também da caminhada. O banho era no parque de campismo. Depois ainda voltámos ao pavilhão para um mini almoço por 2,5€ Uma sopa, uma sandocha de carne de porco grelhada, uma bebida e uma peça de fruta. Depois de 30Km soube a pouco mas foi o que se pôde arranjar. 

Vamos ver se a organização persiste e se para o ano vem o 2º

Apenas tenho a apontar o facto de a 2ª parte do percurso ser um pouco monótona, ainda por cima depois de nos terem dado uma 1ª parte espectacular sempre à beira do Tejo num cenário magnífico. A 2ª parte fica-se com pena de haver tão pouco para ver. 

O almoço podia ser um pouco mais substancial. Encareçam a coisa se fôr preciso mas uma sopa e uma sandocha depois de 30Km... sabe a pouco.

De resto só tenho a dar-vos os parabéns pela vossa magnífica prova e dedicação. Vê-se que toda a comunidade está envolvida no evento. E só assim se conseguem estas coisas. Estiveram todos muito bem. Os meus parabéns. Para o ano faço questão de ir aí de novo ver se a coisa melhora o pouco que falta.

Se quiserem ver mais fotos vejam este album no facebook. Desta vez foi a Dora que levou a máquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário