quarta-feira, 9 de maio de 2012

Carregador USB de Emergência com 2 pilhas AA

Para obviar a "reduzida" autonomia do Garmin 610, encomendei, um carregador USB de emergência referido acima. Este carregador é imprescindível para quando se precisa de registar um track cuja duração é superior à autonomia do relógio, ou apenas para aqueles dias em que chegamos a casa e o Garmin está quase sem bateria. Bolas! 

Acabou-se esse problema. Agora é só levar o carregador de emergência e ir carregando durante o treino.

Claro que o carregador também serve para qualquer aparelho que se carregue por USB: telefones, ipods, etc. Funciona bem com pilhas recarregáveis. Consegue carregar o meu Galaxy S sem grande problema embora esgote umas pilhas recarregáveis com uma carga. Nada que não estivesse à espera. Para o Garmin dá para muitas cargas pois a bateria é infinitamente mais pequena do que a do meu telefone.

Hoje foi dia de testar em treino. Tal como o 405, o 610 quando está a carregar não é possível aceder a nada do relógio. Nem sequer parar ou iniciar o cronómetro. Por isso deve iniciar a carga já com o relógio a registar o track GPS. Embora não possa fazer nada ou consultar sequer o que está a registar, o relógio continua em background a registar todas as informações, como habitual. Se suspender a carga, ou no final, tem acesso a tudo como habitual.

No terreno o ideal é levar o cabo já colocado no relógio com o fio a subir pela manga. Com o carregador no bolso assim que for preciso é só ligar a ficha USB e imediatamente o relógio inicia o processo de carregamento, enquanto continua a registar o track. Se fôr um relógio que use uma pinça e seja dificil de levar no pulso pode ser colocar o conjunto na mochila enquanto estiver a carregar

Carregou cerca de 40% durante 1 hora de treino, pelo que me parece que o tempo de carga total será sensivelmente o mesmo do que com o carregador de origem. A capacidade da bateria do relógio é reduzida e não deverá haver diferença. Um excelente gadget que convem sempre ter por perto. Cada vez há mais traquitanas que se podem carregar por USB pelo que um gingarelho destes é um bom companheiro para ter sempre por perto. Com um par de pilhas AA é vida nova para aquele aparelhómetro que nos esquecemos de carregar. Recomendado e resolvido o problema das 8 horas de autonomia do 610, por 2€.

Não funciona com todos os modelos de relógios mas com os Garmin 405 e 610 funciona de certeza pois já testei. Basta irem ao ebay e os vossos amigos chineses enviam-vos para casa esta pequena caixinha que permite carregar todos os vossos gadgets USB com 2 pilhas de 1,5V. O carregador de emergência ideal para ter à mão. Carrega até o vosso smartphone ou telemóvel desde que use um cabo USB. Chinesices que invariavelmente são úteis e baratinhas. Escolham destes o que melhor se adaptar às vossas necessidades.

Já várias vezes me perguntaram especificamente de que fornecedor mandei vir o meu. Na realidade são todos iguais. A razão porque não pus logo o link do que me vendeu é porque os links expiram e deixam funcionar. Os vendedores estão constantemente a colocar novos links. Neste momento o vendedor de onde comprei já vendeu todos e não tem nenhum para vender, mas há dezenas de outros. Por exemplo este. Quando este expirar usem a listagem anterior ordenada pelo mais barato, garantam que o vendedor é um dos que tem uma medalha de Top-Rated Seller e encomendem com confiança. Na remota e eventual hipótese que algo corra mal são apenas 2€ e mesmo assim podem sempre denunciar o vendedor e tentar exigir da Amazon a devolução do dinheiro.

7 comentários:

  1. Showwwww de aparelho obrigado pela informação Paulo vou ver se adquiro um desses para mim, pois no Sábado passado participei de uma Ultra de 85Km em montanhas aqui no Rio de Janeiro - Brasil e a bateria Garmin acabou com 8h 20min no 68Km, agora espero que os sites vendam para o Brasil.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderEliminar
  2. Claro que devem vender Jorge. Vender é o nome do meio dos chineses. Bons treinos e passa essa informação ai pela galera :-)

    ResponderEliminar
  3. Claro que devem vender Jorge. Vender é o nome do meio dos chineses. Bons treinos e passa essa informação ai pela galera :-)

    ResponderEliminar
  4. Olá, sabes se esse exelente gadget funciona no garmin 910xt ou se existe algum parecido que dê para o 910?

    ResponderEliminar
  5. Já testei no 910xt e funciona sem problemas.

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulo! Obrigado pela informação. Pelo preço vou mandar vir um brinquedo destes da China, mas neste momento qualquer Power Bank carrega o Fr 610?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar