quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maratón ou Marató? Passeando pelas maratonas espanholas


Uma análise das principais maratonas espanholas é o que vos proponho neste artigo. Como sempre altamente subjectiva, como convém. 

Saiu na rifa neste ano de 2012 meter na cabeça fazer as 3 principais maratonas de Espanha de rajada. Precisava de treinar para os 100 Km da Utra de S. Mamede e nada como treinar com amigos aos fins de semana em vez de andar a correr sozinho dias e dias a fio. Até porque o companheiro que me desafiou para os 100Km....baldou-se, e fiquei eu com a cruz :)

Assim surgiu logo esta ideia de fazer maratonas. Como em Portugal são coisa rara e nos outros países a Troika não aconselha, nada como aproveitarmos o facto dos nossos vizinhos continuarem 20 ou 30 anos à nossa frente em imensas coisas e, claro está, no atletismo. Quem já fez maratonas em Espanha sabe bem do que estou a falar. Quem não fez é fazer e verá. É fácil, bem barato nalguns casos, e se forem atletas de elite, não dá milhões, mas dá seguramente muitos milhares. 

Como não é o meu caso dou-vos eu aquilo que posso. E o que posso é deixar um comparativo das várias provas. Para ajudar quem tem de escolher apenas uma. Se puderem escolham todas, nem que seja uma por ano. São todas diferentes e aproveitam para conhecer um pouco melhor as fantásticas cidades onde se realizam. 

Tinha prometido que fazia uma escolha e tentava eleger a melhor, aqui fica esse esforço. Duvidas é só perguntar.

Estes foram os critérios que me lembrei. Se quiserem que compare outro critério não hesitem e peçam. Os meus artigos nunca estão finalizados.


Pasta Party
A Pasta Party parece-me um bom critério porque é algo que espelha a preocupação da organização em receber bem os atletas que se deslocam de fora. Normalmente contamos com aquela refeição, chegamos muito em cima da hora. Precisamos de nos instalar rapidamente e desfrutar da cidade antes da prova. E uma refeição de qualidade que nos ajude a passar o resto do dia sem pensar mais em comer é importante. Estamos fora do nosso ambiente e encontrar um restaurante numa cidade desconhecida não é o que mais apetece. Às vezes ainda com a mala atrás.
Sevilha é imbatível neste item. Há que dar pontuação máxima a esta Pasta Party. Há sempre alguma fila mas a quantidade, variedade e instalações são do melhor. Pode não se gostar muito daquele macarrão com mollho de tomate.. mas depois de tantas horas de viagem...
Barcelona desilude totalmente e não atinge os mínimos. Há que melhorar neste ponto Barcelona. Atravessar à frente da porta de acesso equilibrando um prato numa mão e uma lata na noutra é ridiculo. 
Madrid tem nota positiva. Tudo somado cumpre mas há espaço para melhorar. Basta irem a Sevilha ver como se faz melhor. 

Sevilha *****
Madrid ***
Barcelona **

Entrega dos Dorsais e Saco
Aqui Sevilha não fica tão bem embora este ano as coisas até tenham corrido um pouco melhor. No fundo todos fazem a coisa da mesma forma mas parece ser nos pequenos detalhes que as coisas emperram um pouco. Quem gosta de estar em filas? Se Barcelona funciona tão bem os outros também conseguem chegar lá. Sevilha não fica sozinha. Madrid também podia funcionar um pouco melhor. Até porque tem muito mais atletas a participar logo há que optimizar ainda mais as coisas. 

Sevilha ***
Madrid ***
Barcelona *****

Brindes e Ofertas
Ninguem vai fazer uma maratona pelo conteúdo do saco, ainda assim é bom ter em conta o que podemos encontrar. De Sevilha volta-se com um equipamento completo, calções camisola de alças e meias. Nada mau. No final da prova ainda têm direito a uma toalha que dá imenso jeito para usar nas provas ou trazer no carro para os treinos. Madrid tem uma T-shirt técnica muito bonita da Adidas, uma mochila bonita mas muito frágil e uma medalha fabulosa da Rock'n'Roll series. Acreditem se não conhecem. É a medalha mais bonita que alguma vez viram. Barcelona tem apenas a T-shirt técnica muito, bonita também. 

Sevilha ****
Madrid ****
Barcelona ***


Abastecimentos
Eu pensava que Sevilha era fraquinho apenas com água, isotónico, laranjas e esponjas, mas depois de ir a Madrid percebi que é possível poupar ainda mais um pouco e deixar a fruta e as esponjas, essas mordomias, de lado. O importante é sabermos com o que contamos e irmos aviados. Mesmo assim este ano em Madrid havia um abastecimento de gel da Gu. Mas de resto é pobrezinha. Barcelona não sendo nenhum luxo tem mais uma ou outra iguaria, tudo o que Sevilha tem e 2 abastecimentos de Gu. Não sendo perfeita ganha facilmente a categoria.

Sevilha ***
Madrid **
Barcelona ****

Assistência médica durante a prova
Felizmente só posso falar do que vi e nunca precisei de testar esta categoria, pelo menos no aspecto médico. Parece-me que Sevilha e Barcelona estão bem e somos acompanhados por bicicletas e patinadores que podem intervir a qualquer momento. Madrid faz bandeira deste aspecto e parece-me que com razão. Nunca vi tantos patinadores artilhados com tanto material. Cada um leva um braço no ar com um balde de vaselina bem visivel. É só chamar. Está quase sempre um ao vosso lado. Em Madrid ainda recorri a um pouco de Reflex num joelho. Uma assitência que demorou menos tempo que um carro de F1 a trocar de pneus. Nada mau. 

Sevilha ***
Madrid ****
Barcelona ***


Feira da Maratona

Aqui a melhor feira é Barcelona. Também é a que tem mais participantes e tem a equipa de Paris por detrás. Isto pode explicar muita coisa. E de facto as feiras são por enquanto proporcionais aos participantes. Quanto mais alminhas mais as marcas apostam, mais expositores, mais marcas presentes, o costume. Afinal é o mercado a funcionar. Sevilha é fraquita, Madrid é razoável sendo Barcelona a melhor das 3. Não é algo que seja minimamente decisivo mas aqui fica.

Sevilha **
Madrid ***
Barcelona ****

Inscrição
Qualquer uma das 3 permite inscrição online e respectivo pagamento com cartão de crédito. Se não tiverem cartão de crédito usem um MBnet. Peçam ajuda ao vosso banco se precisarem de saber o que é e como se usa o MBnet. Nada de especial aqui. Os sites são simples e directos e funcionam bem. O resto do processo é todo feito por email, envio de comprovativos, documentos para levantar o dorsal, informaões de ultima hora, etc. 
Barcelona está talvez um pouco melhor no seguimento que faz até à data da prova com uma newsletter. Os outros sites têm a mesma informação online só não fazem tão bem o seguimento da coisa. Acho que Barcelona merece aqui um pequeno diferenciamento. Madrid também fica bem classificada pois usufrui da infra-estrutura da Competitor e perto do final enviam um guia com toda a informação muito bem pensado.

Sevilha ***
Madrid ****
Barcelona ****


Percurso
O percurso obviamente é dificil de classificar. Altamente subjectivo. Mas não deixa de ser um critério. Aqui nunca haverá um consenso sendo que cada percurso agradará a atletas diferentes. Se o objectivo fôr fazer um tempo canhão e bater o seu record pessoal terá de ser Sevilha. Plano mais plano não há. Avenidas largas a perder de vista, mesmo para dar ao pedal no máximo. Também é boa para quem tem o trauma das subidas e acha que uma boa maratona tem de ser plana para ser mais fácil. Barcelona e Madrid têm algumas semelhanças em termos gerais mas no terreno Madrid é um autêntico carrossel de sobe e desce. Mais difícil dirão uns, mais divertida e menos aborrecida dirão outros. Em termos práticos Madrid tem subidas mais inclinadas, ainda que relativamente curtas. Será difícil fazer um bom tempo em Madrid, mas não fica a perder por isso. Percurso muito bonito a passar perto de fabulosos monumentos e por dentro de um magnífico parque entre muitos outros locais fantásticos.

Sevilha ****
Madrid *****
Barcelona ****


Acessibilidade

Tudo gira sobre rodas em Sevilha. Mas como o estádio fica na periferia da cidade são muitas rodas ao mesmo tempo. Talvez a questão de estacionar seja o ponto mais fraco quando se vai em cima da hora. Há lugar e por 1€ é fácil estacionar. Mas como vai toda a gente ao mesmo tempo...
Nas outras não levei carro e não posso comparar este ponto. Mas sendo o estádio olímpico afastado do centro e sem metro perto acaba sempre por obrigar a usar a rede viária de uma ou outra forma. Em Madrid e Barcelona a partida é feita de locais emblemáticos e muito bem servidos de Metro ou é possível encontrar alojamento perto da partida. Em Sevilha para quem fica no centro pode sempre ponderar fazer um aquecimento de 2 ou 3 Km, no mínimo, até ao estádio. Autocarros e táxis existem mas ou vão muito cedo ou ficam encalhados nas filas. Ir muito cedo é a solução.

Sevilha ****
Madrid *****
Barcelona *****

Relação Custo/Benefício
Sevilha bate tudo. Com os seus 21€, face ao que oferece, quer no saco, quer em refeições, não dá hipótese. As outras não são muito caras comparando com outras grandes cidades europeias e face ao que oferecem. mas tudo pesado Sevilha não dá hipótese neste critério.

Sevilha *****
Madrid ****
Barcelona ****




Deslocação 
A deslocação não pode ter classificação. Cada caso é um caso e não pode pesar na classificação Claro que irá influenciar a vossa escolha mas nada pode ser feito para melhorar a coisa. Tirando o Sócrates que queria fazer um TGV... mas depois quem ia pagar os bilhetes? Esqueçam lá isso :)
Sevilha terão de ir de carro ou de autocarro. Sendo muito popular, todos os anos há várias excursões organizadas. É só escolher a mais conveniente.
Madrid está no limiar das excursões. Pelo menos para quem vai de Lisboa ou Porto. Contem com 8 horas de viagem para cada lado. Felizmente há voos baratos para os mais apressados. Este ano fui de autocarro e sendo um bocado seca acabei por passar bem o tempo à conversa, a ler, a dormir e ou a ver um filme no telemóvel. 
Barcelona não há alternativa razoável ao avião. Com sorte não pagam mais do que para Madrid.

Vamos a contas:


Nem de propósito não há uma clara vencedora. As falhas de umas são o sucesso das outras. Não considero que 1 ponto de diferença após tantos critérios seja revelador do que quer que seja. Cada uma tem os seus pontos fortes e de facto não é fácil escolher uma que se afirme muito em relação a outra. O mais provável é que ao ler a descrição de cada ponto acabe por valorizá-los de forma diferente e assim encontrar mais facilmente a que lhe convém. Faça todas e tire as duvidas. 
Por outro lado em 50 pontos possíveis qualquer uma delas tem espaço para melhorar.

Por fim o resumo de cada uma das provas em que participei. Pode ser que no detalhe esteja a solução:

Venga campeone animo!



8 comentários:

  1. Obrigado pelo artigo Paulo!

    Pode ser que para 2013 faça uma dessas 3!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Paulo,
    Obrigado pela apreciação das tres maratonas!
    Eu fiz a minha primeira maratona em Barcelona este ano. As notas sao absolutamente justas apesar de nao conhecer a de Sevilha ou Madrid. Contudo, gostaria de acrescentar um pormenor relativamente aos dorsais que faz muita diferença para quem faz uma maratona. Em Barcelona, o dorsal destaca de forma significativa o nome próprio do atleta e nao o número. Este facto permite que o publico espanhol, já bastante mais entusiasta que o português, chame pelo nome do atleta. Isso ajudou-me muito a completar a minha prova! Acho que deveria ser implementado em muitas das nossas provas de estrada permitindo a interacção com o publico em vez de olharem para os corredores como "eses locos que corren"
    Um abraco e boas provas

    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho companheiro! De facto estamos perante um trabalho magnifico colocado ao serviço de corredores e candidatos a maratonistas. Como só participei em Sevilha não posso opinar sobre as restantes no entanto considero que a maratona de Sevilha tem sem sombra de dúvida um magnifico significado em termos de preço versus qualidade. No próximo ano penso repetir esta prova e quem sabe, e se a troika deixar, escolher uma outra das maratonas que aqui referes. Estou certo que terei o prazer da tua companhia em qualqiuer uma destas provas.

    Um forte Abraço

    José Santos

    ResponderEliminar
  4. Grande Paulo. Parabéns pela análise que pode ajudar muito aqueles que ainda não sabem bem que decisão tomar. Concordo com a tua apreciação, no que respeita a Sevilha e a Madrid, pois Barcelona, infelizmente, ainda não consta na minha lista. Tenho, no entanto, uma certeza, Badajoz, no capítulo da Pasta Party, arruma aos pontos qualquer das outras (Sevilha e Madrid), mas em termos de percurso...(2 voltas iguaizinhas...) deixa muito a desejar. Só a fiz uma vez. Vamos ver como será 2013 e até que ponto o despautério financeiro me permitirá continuar a apreciar estas magníficas maratonas. Para mim, seria a 14ª de Sevilha e a 9ª de Madrid !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois este ano também não sei o que faça. Talvez Badajoz para experimentar a pasta party...

      Eliminar
  5. Bom dia, e antes de mais parabéns pelo Site. Este é o meu primeiro comment, mas aposto que vou fazer muitos mais.
    Neste caso em especifico gostava de saber se tens alguma dica importante para a Maratona da Coruña?! Entretanto já me inscrevi e tratei de estadia. Não sei se há mais alguma dica importante que eu deva ter cuidado/atenção, sendo que vai ser a primeira corrida (e logo a Maratona) fora de Portugal.
    Agradecia resposta para o email: Chicolaiev@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço essa Maratona. Estive a ler um pouco e parece-me ser uma prova popular, que ainda não atingiu o estrelato de outras maiores onde depois a escala faz perder algumas virtudes, embora se ganhem outras... estou-me a lembrar de sevilha aqui há uns anos e agora que começa a ser uma prova cada vez maior e que irá sofrer dores de crescimento. Quanto a essa nada de especial. Ir bem treinado e o apoio impressionante de nuestros hermanos fazem o resto. Venga venga campeon. Eres un campeon. É desfrutar e depois vir aqui contar como foi :)

      Eliminar