domingo, 3 de junho de 2012

Suunto Ambit versus Garmin 610...

...uma batalha de relógios com GPS
1 - A surpresa

Esta análise nasceu de um acontecimento surpreendente. Creio que merece ser referido porque enquadra o teste que se vai seguir e ao mesmo tempo é uma lição de atitude que deveria ser seguida por muitas empresas e mesmo pessoas no dia a dia. É graças a este facto que estão a ler esta minha análise ao Suunto Ambit.

Actualmente tenho um Garmin 610. Se leram a análise que em tempos fiz, perceberão que é um relógio fantástico, inovador e que lidera sem margem para duvidas o segmento dos relógios com GPS. Reparem que quando digo relógios com GPS, quero dizer isso mesmo. Relógios! O 305 não é um relógio. o 310 também não é. O 910 não é um relógio. São aparelhos, excelentes na sua função, que até conseguem saber e mostrar as horas, mas não são relógios. Não sei se me fiz entender. Ligam-se para se usarem, duram X tempo, e desligam-se. E guardam-se pois não servem para nada até se carregarem de novo. E não são coisas com que se anda no pulso... ainda por cima desligados. Estamos percebidos agora?

Eu sei que os felizes proprietários de todos os modelos referidos vivem bem com as suas máquinas, é mesmo o que queriam, não precisam de mais nada. Óptimo. Mas esta análise fala de e compara relógios com GPS.

Dizia eu que o 610 é fantástico. Mas... há sempre um mas. A Garmin tem um grave problema de atitude. Acontece com muitas empresas infelizmente. Crescem, incha-lhes o ego e ignoram os seus clientes. Acham que  sabem o que todos querem e não precisam de explicar mais nada a ninguém. Algumas incham tanto que rebentam...

No 610 a Garmin excluiu propositadamente a função Courses, que permite carregar e seguir um track GPS para o relógio. Uma função que esteve disponível na linha 4* e que de repente desaparece. Já expliquei em pormenor no outro artigo não me vou adiantar mais aqui. É compreensivo que eles façam o que querem. Afinal o produto e a marca é deles. O que já não é admissível é a empresa não responder francamente quando questionada sobre a não inclusão da funcionalidade, quer de origem, quer a possibilidade de um upgrade futuro. Dado que se trata de uma funcionalidade que considero importante é natural que o desprezo da Garmin pela minha necessidade me leve a procurar uma alternativa. 

O facto de eu ter comprado inicialmente este modelo e que resulta na minha actual frustração com a atitude da Garmin, tem a ver sobretudo com a implementação da função Courses de um modo incompleto (nalguns sites de reviews o 610 é referido como tendo Courses e sendo capaz de seguir tracks) e com uma expectativa que sempre tive que viesse a estar disponível mais tarde. Obviamente a minha má aposta não obriga a uma atitude incorrecta, face aos sucessivos pedidos de explicações de um cliente.

Por este motivo e porque tenho optado por começar a incluir uma série de análises no blog, por alturas do lançamento do Suunto Ambit enviei um mail à Suunto onde questionava o seu interesse numa análise e divulgação do Ambit em Portugal. Como sabem não abunda em Portugal este tipo de análises. Ok, não existem sequer. Por vezes lá vem uma artigo manhoso numa revista qualquer que de tão resumido se percebe que é apenas uma espécie de anuncio pago. Quis o destino que o mail se perdesse algures na nuvem e nunca fosse respondido. Assumi que a Suunto não tinha de facto interesse no nosso rectângulo e na sua meia dúzia de trailers. Até porque o Suunto não é propriamente um relógio qualquer, como o seu preço revela. 
Quando me apercebi que a Suunto tinha feito uma acção de divulgação junto de uma série de blogs de Espanha e Portugal fiquei um pouco desiludido e dei conhecimento desse facto à Suunto na Finlândia (anteriormente tinha contactado a AmerSports que é a empresa proprietária da Suunto e da Salomon entre outras coisas). Imediatamente sou contactado de volta por várias pessoas que reencaminham internamente o meu mail. Dos vários emails que recebi a reconfortarem-me pela falha de nem sequer me terem respondido, um deles deixou-me de boca aberta. Um gestor de topo da Suunto que, devido à forte procura do relógio, aguardou até há bem pouco tempo pelo seu, desde Março (compreende-se que os clientes devem estar primeiro) oferecia-se para me enviar o dele para eu testar... pedindo para eu o devolver no final dado que lhe fazia falta :) 
Vou deixar-vos assimilar um pouco esta atitude e digo-vos apenas que após ter aceite tão honrada proposta o relógio foi enviado de Helsínquia no dia seguinte às 17h30 e estava no meu pulso às 10h30 da manhã do dia a seguir. E independentemente de todas as conjecturas que possam imaginar, a ultima actividade que estava no relógio era de há 2 dias atrás, 17Km em 1h30, com quase 300m de desnível positivo... 

2 - A análise

Decidi não fazer uma análise extensa e detalhada do Ambit. Ela já existe feita por vários sites, principalmente pelo DCrainmaker. O meu objectivo é fazer a minha própria análise. Uma comparação altamente subjectiva, discutível e parcial, entre o Suunto Ambit e o Garmin 610. As empresas e a respectiva filosofia já foi referida e não vou voltar ao tema. Até porque elas não estão em pé de igualdade à partida desta análise. De uma sou cliente há vários anos. Já comprei 2 Garmins. Tenho uma opinião bem formada. Quanto à Suunto, nunca tive nenhum, não conheço a representação da marca em Portugal, nem a sua política de reparações/substituições. Mal acabe a análise do Ambit o mesmo será devolvido ao seu legítimo dono na Finlândia com mais um agradecimento pela sua generosidade.
Esclarecido este ponto que poderia limitar a minha análise, e afastadas intenções suspeitas, vamos mas é aos produtos em si.

2.1 - Aspecto

O 610 é de longe o relógio mais bonito que a Garmin algum dia produziu. O historial também não é muito grande mas todos concordamos que o 610 tem bom aspecto. Linhas sóbrias e curvas, aspecto tech, é grande e tem um aspecto futurista. O aspecto geral é um pouco plástico e inevitavelmente vai dar nas vistas porque sendo grande e com um aspecto fora do comum vai despertar perguntas. Por um lado tanto plástico à mostra parece uma coisa que podia ter saído num pacote de cereais ou uma chinesice com bom aspecto. Mas como ninguem ostentaria assim tamanha cebola inútil e juntamente com o mostrador LCD com enorme contraste e excelente qualidade, quem não conhecer a marca Garmin em destaque no topo, vai dizer... épá o teu relógio... o que é isso faz? De qualquer maneira como diria o outro, eu cá gosto!

Se o 610 é grande, o Ambit é todo ele um pouco maior. Acaba por não ser muito maior. É ligeiramente mais largo, ligeiramente mais gordo e ligeiramente mais comprido. Tudo somado...
A somar, o Ambit é daqueles rapazinhos que quando chega toda a gente nota. É certo que na versão cinza ainda realça mais. O contraste com a caixa e bracelete pretas aumenta o tamanho e ainda dá mais nas vistas. Ora o tipo já não é pequeno, estão a ver o impacto. É definitivamente para quem gosta de relógios grandes. Não podemos esquecer que isto são relógios que se podem usar no dia a dia. Este aspecto conta definitivamente para quem quer este tipo de GPS's. Arrumada a questão do tamanho, o acabamento e o aspecto do Ambit é impressionante. Eu pessoalmente prefiro o preto mas o cinza é muito bonito também. São obras primas no campo dos relógios de aventura. com os 4 parafusos torx e os botões com relevo tem um aspecto indestrutível (não o é certamente).

Mesmo sendo a beleza um factor que está nos olhos do observador, não há hipótese. O Ambit arrasa o 610 nesta categoria. Como eu gosto de dizer, o Ambit saca gajas. Elas depois não querem é vir para a montanha correr... mas isso é outro problema. Dificilmente a Suunto faria melhor, enquanto a Garmin ganha o troféu patinho estranho

Suunto Ambit *****
Garmin 610    ***


2.2 - Acessórios

O habitual nos 2. Cinta HRM, nos modelos com cinta claro e cabo para carregar. A Suunto optou pelo formato pinça com 4 conectores. O cabo do Ambit carrega a bateria e passa os dados daí necessitar de 4 conectores. Parece-me uma boa implementação esta pinça. Muito compacta mas robusta, assegura uma conexão sólida. O Ambit fica totalmente funcional enquanto está a ser carregado com um carregador portátil. O mesmo que uso para o 610 por exemplo. Ao contrário da Garmin podemos fazer tudo como se não estivesse a carregar. Só quando o ligam ao PC e ele estabelece uma conexão USB com o PC é que fica bloqueado. Não testei o que acontece se estiver a registar um track e o ligar ao PC mas não estou a ver muita necessidade de correr com o Ambit ligado a um computador... assim de repente claro. Hummm fiquei curioso... vou testar. Então é assim. Se estiverem a registar um track e o ligarem ao PC ele não bloqueia e não estabelece a ligação USB. Apenas fica a carregar e obviamente totalmente operacional. Se ele se conectar primeiro com a ligação USB então fica bloqueado e já não conseguem fazer nada. Não é que isto tenha interesse mas pronto, agora já sabem.
A autonomia do Ambit não constitui assim qualquer problema. Podem dar a volta ao mundo se quiserem.  A já muito boa autonomia de 15h ou 50h consoante o modo de GPS que estiverem a usar torna-se assim ilimitada. Quanto à capacidade da memória para isso é que já é outro filme.. mas lá chegaremos.
O 610 vai ganhar esta categoria. A conexão ao relógio é muito pouco obstrutiva com uma peça que se encaixa na traseira da caixa do relógio e recorre a ímanes para se manter no lugar. Embora quanto a mim a fio pudesse sair para o lado do braço e não para o lado da mão (no caso do pessoal que usa relógio no pulso esquerdo). Alguém não pensou bem na hora de decidir ou então o engenheiro usava o relógio no pulso direito. Menos robusta que a do Ambit pois dado que o cabo é semi-rígido, se estiver a carregar numa mesa, ao mexermos o cabo o íman pode não ter força suficiente para manter o conjunto agregado e corre-se o risco de se soltar e não carregar. Já me aconteceu e quando o fui buscar tinha 0%. Mas o Garmin vence porque inclui no pacote um carregador de parede que converte a tomada de 220V numa ficha USB. Assim o cabo tanto liga ao PC como ao carregador. Como não estou a ver que mais acessórios fariam falta, a Garmin vence com pontuação máxima. A Suunto vende à parte este carregador de parede.

Suunto Ambit ****
Garmin 610    *****

2.3 - LCD

Categoria difícil esta. Explicando: o LCD do 610 tem um contraste e uma definição impressionante. Eu não percebo nada de LCD's a preto e branco e sem parecer os maluquinhos a discutir televisões plasma x lcd, diria que os digitos são pretos do mais preto que já vi e o display muito claro, faz lembrar a qualidade de um leitor de ebooks com os caracteres perfeitamente definidos.

Por este parâmetro o écran do Ambit é muito mais convencional. Sem ser mau, longe disso, os digitos não são tão negros e nem com o contraste no máximo lá vão. O contraste pouco diferença faz a partir dos 60-70% para cima. O écran também não é tão claro como o 610. Mas... o écran do Ambit é maior e a fonte dos caracteres é maior. Para os gimbras que vão tendo dificuldade em ver ao perto dá jeito. E o Ambit inverte o écran podendo ficar todo escuro só com os caracteres claros. Muito fixe esta funcionalidade, principalmente na versão em preto. Se o Ambit tivesse um écran com a qualidade do 610 era fabuloso.

Aqui fica a diferença do écran do Suunto em positivo e em negativo, por assim dizer. É simples alternar entre ambos carregando num dos botões durante 2 segundos. Esta funcionalidade assenta que nem uma luva no Suunto preto. Mais uma vez, se o LCD fosse o do 610, com o écran invertido, era um abuso de beleza.


A iluminação nada a assinalar. A do 610 não tem regulação mas é sufciente. Suave mas suficiente. A do Ambit é configurável no site www.movescount.com e pode ir de 0 a 100%. Nos 100% dá para ler na cama à noite. É um abuso. Nos 30% é mais que suficiente para a função que se pretende. O écran faz lembrar o do Garmin 405.



A iluminação faz sobressair as diferenças  dos LCD's mas o Ambit fica literalmente mal na fotografia. Ao vivo é melhor do que na imagem e perfeitamente vísivel. Só que o LCD do 610 não dá hipótese.

Acho que há um empate aqui. Um pela qualidade e outro pela funcionalidade. Não era justo qualquer um deles vencer o outro.

Suunto Ambit ****
Garmin 610    ****

2.4 - Autonomia

Embora este critério não seja decisivo ou limitador digamos, devido aos carregadores portáteis que já referi acima, ainda assim, sem truques, há uma clara diferença entre ambos. O 610 faz 8 horas com o GPS sempre ligado ou 1 mês em standby apenas na função relógio. O Ambit faz 15 horas com o GPS a registar pontos com intervalos de 1 segundo ou 50 horas a registar pontos com intervalos de 1 minuto. Tal como o 610 a bateria também dura 1 mês se estiver apenas em standby na função relógio. O Ambit apaga o écran quando fica mais de 30 minutos sem qualquer movimento. Mal lhe tocam o acelerómetro detecta movimento e acorda. Esta função pode ser desligada caso este funcionamento não seja oportuno. Imaginem que têm o relógio fora do pulso e necessitam de consultar pontualmente as horas. Se se apagar pode não dar jeito dado que têm de lhe tocar para acordar. Esta medida que supostamente poupa energia é na realidade mais um showoff técnico dado que o LCD consume um valor ínfimo de energia. Os LCD's quase que funcionam apenas com o cheiro a electrões :) O 610 não tem acelerómetro e não consegue esta proeza mas não é por isso que não dura um mês também em stanby, provavelmetne com uma bateria mais pequena que o Ambit. Mesmo assim não deixa de ser uma característica engraçada.
Mais adiante falo mais sobre os modos de GPS e sobre a fantástica autonomia de 50h com pontos de GPS a cada minuto.
Seja como fôr o Ambit bate claramente o 610 e com o modo 1 minuto bate toda a concorrência que se possa ter no pulso. Ah e tal 1 minuto é muito tempo. Veremos adiante.
O Ambit leva 5 estrelas pela inovação. Mais de 1 fim de semana de autonomia é brutal. Embora, como já disse, este critério não seja limitativo de nada, dado que é possível carregar o 610, mesmo em uso, neste aspecto leva uma abada total. Embora esteja contente com a autonomia do meu é claramente derrotado neste parâmetro.


Suunto Ambit *****
Garmin 610    ***

Leia a 2ª parte aqui

10 comentários:

  1. Excelente analise!
    Estou a adorar!
    Eu tenho um 205 e muito dificilmente a "troika" me vai deixar mudar de GPS mas aprender e sonhar ainda posso!

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar esta análise. Excelente naqueles pormenores que as revistas não ousam analisar. Como se fossemos nós a utiliza-lo. Espero brevemente ler a continuação.

    ResponderEliminar
  3. Força Paulo estou muito curioso sobre o Suunto Ambit que apenas vejo nos pulsos das vedetas...Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom Trabalho Paulo, Keep on The Good Work!!!
    Luis Parro

    ResponderEliminar
  5. Eh Pah, isto do "Continua no próximo episódio" sempre me deixou ...
    Mas prontos, tá bem!
    Muito bom.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Está eminente uma actualização de firmware que vai trazer muitas e boas novidades. Enquanto isso vão digerindo o que já tenho para não tornar isto demasiado grande e intragável.

    ResponderEliminar
  7. Que análise deprimente!
    O melhor é nem usar relógio... esperar que o sol nasça, espetar o pau na terra e rodar na sua sombra a tentar ler as horas que nunca há de ter.

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulo, já teci alguns comentários acerca da clareza das ideias que expõe, muito adequadas à expectativa de quem por aqui navega mas hoje gostava de lhe colocar uma questão: Tenho um Garmin 410 que na opção "Percursos" está sempre vazia tendo eu carregado alguns através do "Garmin Connect". Já tentei mil e uma coisas mas será que estou a esquecer algo? Talvez! Se me puder dar uma dica agradecia. Cumprimentos e bem haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José. O Garmin Connect tem evoluído de forma atamancada e algumas funcionalidades estão incompletas ou mesmo não funcionais ou algum componente pode estar a dificultar a comunicação entre o browser e o relógio. Já experimentou usar o Garmin Training Center? Aquele software manhoso que se instala no PC e cuja interface parece dos anos 90. Eu, no tempo em que podia enviar os tracks para o 405 só usava o Training Center porque nessa altura o Connect era uma piada e não dava para enviar tracks. Agora que supostamente já dá a Garmin fez o favor de não permitir que o 610 dê para seguir tracks. Por isso não o posso ajudar mais. Mas se conseguir com o TC e não com o Connect já tem o problema mais localizado, para além de conseguir de facto carregá-los dessa forma.

      Eliminar
  9. Fantástica análise.Sem sombra de dúvidas fez com que eu tombasse para um dos lados ;). Tenho uma questão que talvez saiba responder-me, Quais as diferenças entre o Ambit black e o Ambit black HR, existe alguma especificidade ou é mesmo só o facto de um vir com a banda CF?
    Aguardo resposta.
    Atentamente Jorge Melo

    ResponderEliminar