domingo, 27 de janeiro de 2013

São os abdominais, estúpido


Errar é humano mas é também a forma mais rápida de aprendermos. A corrida é um excelente exercício mas não desenvolve todos os músculos do nosso corpo. Para além disso os abdominais são dos músculos mais difíceis de desenvolver, dos que requerem mais trabalho específico e também os que mais depressa se vão embora quando não lhes damos atenção. 

À medida que progredimos nas distancias, nos tempos, nos desníveis e de uma forma geral na dureza das provas, vamos desenvolvendo e reforçando toda a musculatura inferior mas, se não trabalharmos de forma específica os nossos abdominais poderemos criar desequilíbrios entre os adutores e toda a parede abdominal levando a que surjam forças demasiado grandes em zonas que não estão preparadas para cargas tão fortes. As pernas são capazes mas o resto não acompanha. 

Neste excelente vídeo temos alguns exercícios que devem incluir na vossa rotina de treinos 2 a 3 vezes por semana. Para além do que referi acima, sobretudo no trail, toda a parede abdominal está sujeita a enormes pressões e é a responsável por vos dar estabilidade. Nas subidas mas sobretudo nas descidas vão precisar de abdominais extra fortes. Fiquem com os conselhos dos mestres neste vídeo da série Get Ready For apresentada pelo Sébastien Chaigneau para o UTMB de 2011.


Agora que já foram avisados, tentem não cometer o erro de não tratarem dos vossos abdominais, embora como todos sabemos, com os erros dos outros podemos nós bem...

Se gostaram deste vídeo aproveitem e vejam todos os conselhos nos restantes vídeos da série dedicados ao trabalho de desnível e ao material obrigatório para o UTMB mas que de um modo geral se aplica a todas a provas de montanha. Vejam neste link.

2 comentários:

  1. Sem sobra de dúvida que é fundamental tratar os nossos abdominais.
    A corrida é um desporto um tanto ou quanto incompleto (a vertente de Trail já o é menos) e convêm fazer algo para compensar isso.
    Julgo que quem possa fazer um pouco de natação e BTT só irá beneficiar disso para o seu desempenho como corredor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo! Obrigada por este post. Recentemente tive um problema relacionado com os abdominais (obliquo). A resolução passou pelo fortalecimento dos mesmos. Neste momento tenho no meu plano de treinos semanais 30-40 min de flexibilidade/alingamentos exercicios de força tanto para o abdominal como, aductores e isquio.tibiais.
    Um beijo

    ResponderEliminar