quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estão prontos para correr? Óptimo

Quantas vezes já ouvimos aquele chavão das provas feitas por atletas, para atletas. É um facto. São boas, a malta sabe do que gosta. O que não é costume ouvir é Apps feitas por atletas, para atletas. Ah pois é! 
Mas é precisamente do que se trata aqui. Uma aplicação para o Android (parece que há-de sair também para o iPhone) que é o melhor amigo do atleta. 

Apresento-vos o Pronto a Correr


O Pronto a Correr é um calendário offline de provas de estrada e de trail running produzido pela Outside Dreamz.

A aplicação é relativamente simples e no entanto é um grande companheiro para planear a época e dada a quantidade de provas, ajudar a descobrir provas que nem sabíamos que existiam.
A primeira vez que é utilizada vai descarregar o calendário de provas do servidor. A partir daí actualiza-se automaticamente quando têm acesso a uma rede wi-fi, para evitar consumo excessivo de tráfego e também porque o calendário de provas não é uma coisa que varie com muita frequência.

A idéia é simples mas está muito bem conseguida. Basicamente temos uma lista com todas as provas nacionais. Os botões na ultima fila são filtros que permitem visualizar apenas:
- provas de um determinado tipo (vários tipos de maratonas e vários tipos de trails)
- provas de uma determinada distância
- provas de um dado circuito (ATRP, que dão pontos para o UTMB, etc)
- as vossas favoritas
- todas

Em cima têm um pequeno menu que permite partilhar a imagem actual, verem a vossa lista de alertas, ou forçar uma actualização do calendário de provas.


Quando escolhem uma prova têm acesso a um conjunto de informação da mesma, como por exemplo:  a data, o local, a hora, a distância e o tipo de prova, o número de dias que faltam para a realização do evento,o link para o website do evento, os prazos de inscrição, as coordenadas do local do evento e alguma informação adicional sobre a mesma.

Muito útil e interessante é a possibilidade de visualizar de imediato num mapa o local da prova, bem como a distância, o caminho sugerido e a duração da viagem para chegar à mesma, a partir do local onde estão.

Também podem criar alertas para serem avisados até 30 horas antes de acabar o prazo de inscrição para a prova. Aqui acho um pouco last minute demais. Até porque muitas provas têm, infelizmente, a mania de cobrar valores muito mais elevados perto do limite da data, para não dizer que algumas  empenham-se em levar este conceito a patamares ridículos. Portanto cuidado com os alertas.
Por outro lado acho complicado implementar na aplicação uma estrutura de datas e preços, sendo que cada uma define o que lhe apetece para a sua própria prova. Com a procura que o trail tem hoje em dia não acho razoável estar-se a prejudicar uns em detrimento de outros. Afinal as melhores provas esgotam em dias ou horas. Talvez fosse importante ter antes a data de início das inscrições, ou então o único prazo que interessa a toda a gente, desde o 1º dia de inscrição até ao ultimo do prazo mais barato. Isto talvez abrangesse todos os casos e fosse mais simples. E poder configurar até X dias/horas antes da abertura do prazo e um reminder semanal e outro X horas antes de acabar esse 1º prazo. Se a prova só tivesse um prazo estendia-se durante todo o prazo de inscrição.

Sempre que encontrarem uma prova que vos interesse basta carregarem na estrela no canto superior direito e ela passará a fazer parte da vossa lista de favoritas. Quando filtrarem por favoritas têm a vossa lista de provas do ano. Simples mas genial. Um grande companheiro sempre no bolso. Ajuda-nos a planear a época, a descobrir provas, a conhecer todos os detalhes das provas. 

A aplicação está ainda a dar os primeiros passos mas já tem um grau de maturidade elevado e é muito útil. Não percam mais tempo e instalem no vosso telefone Android. 

O autor está aberto a sugestões e podem enviar as vossas ideias, problemas que detectem e provas em falta para outsidedreamz@gmail.com. 

Da minha parte tiro o chapéu a esta app genial pois é uma enorme ajuda sempre à mão. Agora quando surgir aquela conversa daquela prova... que dia é que é? A qual é que eu vou em Maio? Onde é que fica o raio dessa terra? Mais um motivo para sacar do telefone e resolver a questão em 3 tempos. Mais uma nota de agradecimento ao programador. Já sabia que era um atleta de alto nível e agora deslumbra-nos com esta app. Parabéns e obrigado! 

Podem instalar esta App gratuita seguindo este link

Longa vida ao Pronto a Correr!


10 comentários:

  1. Tem uma grande desvantagem só é compatível com Android 3.2 (Honeycomb) para a frente... A malta que tem versões anteriores, que é o meu caso, não pode instalar... É pena porque parece muita boa a aplicação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui esta um excelente motivo para fazer upgrade a essa relíquia :)

      Eliminar
  2. Muito bem! ;)
    Aguardamos então a versão para iphone...

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas vai sem duvida passar a ser obrigatório no meu smartphone! :-D
    Um abraço e boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! Vou esperar pela versão para IOS.

    ResponderEliminar
  5. Quando tiver versão iOS vai ser garantidamente uma grande aplicação! ;)

    ResponderEliminar
  6. Quando tiver versão iOS vai ser garantidamente uma grande aplicação! ;)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Boas.
    Aproveito para clarificar os alertas e prazos de inscrição.
    Como os cenários variam muito de evento para evento, na App optou-se por criar apenas alertas para:
    a) Início do 1.º prazo de inscrição;
    b) Fim do 1.º prazo de inscrição
    c) Último dia de inscrição.

    O limite de 30 horas está mais adequado para prazos de “início”, para prazos de “fim” deverá haver alterações….

    Na falta de dados a funcionalidade não fica visível. Estamos a trabalhar para termos mais informação.

    ResponderEliminar
  9. Muito bom, tenho de experimentar essa app, que já estava a fazer imensa falta!!!

    ResponderEliminar