quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Suunto Ambit 3 Sport - Crónica de uma review

The beginning!




O local era Oukaimeden em Marrocos, Alto Atlas. A 2675m de altitude no albergue mais alto de Africa, de seu nome Chez JuJu, o team tuga que foi ao UTAT aguardava pela chegada da refeição. Não estava previsto almoçar em tão "requintado" local, até porque os preços são um pouco abusivos face à concorrência, ou antes à ausência dela. Prefiro sempre uma genuína tasca marroquina, mas o facto do wifi estar fechado no nosso albergue este ano, serviu de engodo e a trupe há 1 dia sem net já estava a salivar para estar online. 

Depois de 1 reboot ao router do albergue a net lá começa a bombar e à velocidade de um caracol (há que partilhar com outras dezenas de clientes) os facebooks lá se vão actualizando. De repente chega o mail que deu origem a esta review. O meu contacto da Amer Sports Espanha diz-me que tem um Suunto Ambit 3 para eu testar e se estiver interessado em analisar e escrever um artigo no blog é só dizer. Uau! Sem querer comparar-me com aquele pessoal que de facto tem algum valor, mas que só é reconhecido lá fora, é um pouco isso que se passa aqui. Desse modo agradeço à Amer Sports a amabilidade e o reconhecimento e espero continuar a merecer a vossa confiança. Pelo minha parte aqui vai o que tenho a dizer do Ambit 3.

Início da coisa

Despachado o UTAT mal tive tempo de regressar ao trabalho, pois o Ambit quase chegava primeiro que eu. A minha ideia inicial era fazer uma comparação com o Fenix 2, um duelo que permitiria eleger o melhor dos relógios com GPS da actualidade. Mas ao analisar melhor o Ambit 3 percebi que não faria sentido tal comparação. Na realidade há vários Ambits 3, vários sabores por assim dizer:
Suunto Ambitt 3 Peak
o Ambit 3 Peak, o Ambit 3 Sport e depois mais uns sabores com vidro de safira e cores, que para o caso não interessam. O safira obviamente o mais caro de todos e os de cores para pessoal colorido pois claro (na realidade são apenas 3 cores, preto, branco e azul)

Suunto Ambit 3 Sport
A questão aqui é que as diferenças, não sendo muitas entre o Peak e o Sport, são suficientes para tornar injusta uma comparação com o Fenix 2 feature a feature, com classificações etc. Assim sendo, o capítulo da comparação olho por olho está encerrado. Não quer dizer que não os compare, mas não vai haver um claro vencedor ou provavelmente um melhor que outro. O concorrente directo do Fenix 2 é o Suunto Ambit Peak. O que me enviaram para analisar é o Suunto Ambit Sport.

A minha ideia com esta review é então fazê-la ao jeito de quem conta uma história. Só para ser diferente e vos obrigar a ler que é uma coisa muito importante e saudável. Se querem respostas rápidas e classificações vão ter de ir a outro site. Aqui vão ter de penar. Ainda por cima é uma crónica, por capítulos, para vos entreter que a vossa vida anda um pouco por baixo para estarem aqui a estas horas a lerem análises de relógios com GPS.

Primeiras Impressões

Estava obviamente super curioso para conhecer o Ambit 3. Depois de ter testado o Ambit original, enviado pela própria Suunto de propósito da Finlândia e do Ambit 2 ter ficado um pouco aquém do que um produto 2.0 merecia, já sabia o que o 3 trazia de novo, mas apreciar ao vivo e com a responsabilidade de testar e reportar, tem outro sabor,

Ainda sem saber as diferenças entre os vários Ambits 3, depois de o colocar no pulso, pensando que era idêntico ao Fenix 2 a primeira impressão foi excelente. A Suunto fabrica excelentes relógios e o Ambit 3 Sport é nesta encarnação um produto altamente refinado. De toque suave, o acabamento fosco mate da caixa é um mimo. No pulso, tirando a antena GPS que faz o relógio não assentar perfeitamente no pulso (pelo menos no meu encavalita um pouco mas nada que não se habitue), é perfeito. Claro que é um relógio com um grande mostrador, mas para quem anda com um Fenix 2 diariamente não há nada de novo aqui. O que há de novo é que o Ambit 3 Sport não tem a mesma bateria do Ambit 3 Peak (nem do Fenix 2). Assim a Suunto consegue fazer um Ambit 3 com metade da autonomia do Ambit 3 Peak  (e do Fenix 2) mas, muito importante, um pouco mais leve e sobretudo um pouco mais fino. Notem as diferenças:


Peso:
         Ambit 3 Peak  - 89g
         Ambit 3 Sport - 81g
         Fenix 2            - 85g

As diferenças podem parecer insignificantes, mas não são. O Ambit 3 Sport é 10% mais leve e 14% mais fino que o Ambit 3 Peak.

É claro que isto não será um factor decisivo na aquisição, mas se não precisam dos extras do Peak então asseguro-vos que o Sport é bem mais interessante até porque custa menos 20% que o Peak (valores de tabela com cinta HRM).
Claro que o vosso pulso vai sentir a diferença pois o Sport é bem mais elegante e confortável. É uma das coisas que noto em comparação com o Fenix 2, que deve ser muito identico ao Peak  em termos de espessura.

Acho que esta estratégia da Suunto é muito acertada. Segmentou o produto, pois nem toda a gente precisa de 15h de autonomia e de barómetro (Peak) e consegue atingir mais clientes que se calhar iam torcer o nariz a usar um relógio tão grande para fazer apenas umas maratonas ou umas provas de trail mais curto. O Sport tem 8h de autonomia no modo 1seg de dados de GPS (ou seja GPS sempre ligado) que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.

Que diferenças há mais entre os 2 modelos? A Suunto responde neste link. Em resumo todas as diferenças se resumem a três coisas. O Peak tem uma bateria com o dobro da autonomia, tem um barómetro atmosférico e um sensor de temperatura.  Se não precisam destes extras o Ambit 3 Sport poderá ser o relógio que procuram e só têm de continuar a ler o próximo capítulo para o saberem.

Seguir para a parte 2 desta análise

12 comentários:

  1. Grande Paulo....não é por acaso que te enviam os produtos para testar e falar deles....tenho que dizer que os teus reviews são de longe os meus preferidos...feitos por quem sabe o que a malta precisa, tem toda a informação e é escrito de forma que até um totó em gadgets como eu possa perceber a coisa....sem falar no humor que é imprimido no coiso e tal, o que torna a leitura muito agradável .....só não acho piada a este suspense todo...um gajo chega aqui e agora tem que ficar ansiosamente à espera do próximo capitulo..não se faz :):):)
    Parabéns e obrigado.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Desta vez não foi preciso email à Amer sports, eles próprios entraram em contacto, evolução :)

    Já no Ambit 2 a oferta estava segmentada, com o 2, o S e o R.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. E Suunto Ambit 3 Sport para meninas com pulso pequeno, para quando? Olá!! Esta crónica está fantástica mas quanto ao conforto em pulsos pequenos fiquei muito triste quando fui correr a primeira e segunda e terceira vez com ele :( é realmente um equipamento fantástico por todas e mais algumas razões que aqui refere mas há coisas que só percebemos no terreno. Para conseguir usar o Ambit 3 Sport sem me magoar na zona da dobra do pulso com a mão, tenho que colocá-lo por cima de uma t-shirt de mangas compridas (o que não é bom ainda e muito menos no verão) ou arranjar outra alternativa! Já tentei colocar um pouco mais para cima mas obriga-me a apertá-lo mais e ao fim de algum tempo de corrida torna-se incómodo! Comprei um Ambit 3 Sport Azul há um mês e apenas usei 3 ou 4 vezes porque realmente provoca-me desconforto durante a corrida. Mas tenho plena noção que isto acontece por ter um pulso pequenino. Se conhecerem alguém que esteja a pensar comprar um, e que queira poupar uns trocos nessa aquisição, entrem em contacto porque estou disponível a despedi-me deste para comprar outro que seja mais adequado para mim. Está obviamente como novo, inclusive ainda tenho a embalagem e tudo tal e qual como o recebi em casa! E Paulo, Muitos Parabéns pelos relatos, crónicas e informação que nos agarra à leitura até à última palavra!

    Susana Oliveira (susana.a.s.oliveira@gmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto Susana, algo a ter em conta para quem tem pulsos finos... não são só as senhoras. Já a mim não me assenta no pulso da melhor forma, devido aquela antena exterior mas não magoa e habitua-se mas é de facto um pormenor que pode ser um pormaior. Obrigado pelas suas palavras. Bom ano.

      Eliminar
  5. Boa Tarde ! Desculpem a minha pergunta, mas onde posso comprar este Suunto? Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde ! Desculpem a minha pergunta, mas onde posso comprar este Suunto? Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde! Qual é a forma mais fácil de cria treinos de séries para o Ambit 3 Run?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde! Qual é a forma mais fácil de cria treinos de séries para o Ambit 3 Run?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas! Pela APK (em telemovel) ou neste site:http://www.wanarun.net/suunto-ambit/en/

      Eliminar
  9. Boa noite Paulo.

    Parabéns pela cronica, ficou ótima.

    Sabe me dizer se a Suunto fornece algum tipo de ferramenta para rastreamento em tempo real do relógio, por meio de algum software ou online?

    ResponderEliminar
  10. Alguém sabe como ligar um suunto ambit 2 ao tlm? Que cabo usaram e app para ligar ao movescount?

    ResponderEliminar