segunda-feira, 7 de março de 2016

A nutrição e o desporto de endurance - Semana de dicas

5ª semana

23/3


3 semanas e a 1,5Kg do objectivo. Não posso dizer que a coisa esteja a correr mal. Antes pelo contrário, mais parece um relógio suíço. Começo agora a chegar a valores que não me lembro de algum dia ter visto. 5 dias de férias fora da rotina, fora do país, acabaram por não fazer muitos estragos. Um olho na força de vontade e outro no conta quilómetros, é só o que é preciso.



Deixo-vos 2 referencias a produtos que vos podem auxiliar na vossa nutrição diária. Não vou perder tempo a falar-vos dos benefícios da aveia e de que ela deveria fazer parte da vossa alimentação diária. No meu caso é o principal ingrediente do meu pequeno almoço. Neste caso concreto esta aveia instantânea tem a particularidade de se dissolver facilmente em água, leite, iogurte, etc. ao contrário de uma aveia vulgar que podem comprar em qualquer supermercado. Desta forma poderá ser usada em qualquer situação e será um potente aditivo para qualquer refeição a meio do dia por exemplo.

A proteína whey é sobejamente reconhecida como uma poderosa fonte de proteína. A ideia aqui é poderem reforçar também qualquer snack com um pouco de proteína extra. Quando não está fácil atingir o valor objectivo de proteína diário esta é uma boa forma de lá chegarem. Já sabem que advogo o uso de suplementos apenas como complemento a uma alimentação completa e equilibrada. Por isso a proteína aqui deve ser vista como um extra, de preferência ocasional. Não sou grande especialista em proteína whey mas esta marca parece-me ser das melhores e tem uns sabores fantásticos. 

E pronto, aqui ficam 2 sugestões que já testei e que recomendo. 
3ª semana

7/3

A entrar na 3ª semana deixo-vos 2 notas.

Tenho tido imenso feedback no mundo real, da minha experiência. Percebo que é um tema que interessa a muita gente e isso nota-se bem quando as pessoas me encontram. No entanto também constato logo à partida porque é tão difícil haver uma efetiva alteração de hábitos e consequente atingimento de resultados. Há cada vez mais uma multiplicidade de temas, fontes, informações, etc. As redes sociais trazem-nos demasiados estímulos ao mesmo tempo. Clica-se num link, o tema é interessante. Mas depois, que chatice, tem letras, não vai dar agora, siga para o vídeo do gatinho fofo ou da gaja boa a cair, ou de mais um estudo que afirma que se não cortarem as unhas dos pés à noite a probabilidade de virem a ser ricos e famosos duplica; mais logo leio isto com calma. Guess what? Já não voltam a ler nada. Ficou perdido no limbo. Não me estou a excluir nem a censurar ninguém. Se constato este comportamento é porque também me acontece.

Mas o meu objetivo é apenas partilhar conhecimento e dar-vos a cana de pesca. Se depois os usam para melhorarem a vossa condição física, ou preferem antes fingir que pescar dá muito trabalho e continuam a tentar apanhar peixes com o braço dentro de água, fica ao vosso critério.

Outra nota que vos deixo é que esta experiência, se funcionar, não serve apenas para perder peso. Depois de fazerem as vossas contas basta definirem o vosso objetivo que pode ser perder, ganhar ou manter peso, com total controlo do processo.

“Se não medirmos como sabemos onde estamos e para onde vamos?”

Esta semana correu relativamente bem. Em termos nutricionais fiquei sempre abaixo do valor objetivo (2600 Kcal), ainda houve espaço para 1 ou 2 exageros e de resto nada faltou. Como e bebo de tudo, literalmente. Medir permite-me perceber e dosear. Lembrem-se que não estou a fazer nenhuma dieta de peixe cozido e feijão verde (isso ainda existe?). A ideia é encontrar um novo ponto de equilíbrio e ensinar o corpo a alimentar-se na proporção certa. Daí a minha alimentação atual ter de ser feita á base do que gosto e do que como habitualmente e não uma coisa que um dia vai acabar para voltar a poder alambazar-me.

Se não deixei de comer nada, não vivo na ansiedade de terminar algo que não comecei. Simples, certo?

Do lado do consumo foram quase 90 Km e 7500 calorias e mesmo com um fim de semana carregadinho de corrida não noto qualquer quebra anímica. A meta para esta semana eram os 78 Kg. O resultado obtido dá-me confiança para as próximas 6 semanas. Diria que as coisas estão a correr bem. A implacável balança não me deixa mentir e para além do peso gosto de ver a massa gorda a ser substituída por água e músculo.

Fiquem atentos ao blog. Vou fazer um update com referências a alimentos concretos.

Veja como correram as coisas na semana anterior neste link

2 comentários:

  1. Força!
    Eu por aqui continuo adepto da feijoada! :)))))))))
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou adepto da feijoada e ela faz parte da minha dieta. Como digo é tudo uma questão de quantidade e de sabermos quanto é que a máquina deve consumir

      Eliminar