sábado, 9 de abril de 2016

A nutrição e o desporto de endurance - Final da experiência

E passou num flash. Foi em 22 de Fevereiro que me propus perder 4 Kg em 8 semanas e chegar aos 75 Kg. Lembram-se? Claro que não se lembram. Nem eu sabia já quando tinha sido. Por isso podem ver neste link como tudo começou. Foi há 4 quilos atrás...



Olhando para a baseline que fiz a 22 de fevereiro, 7 semanas depois os valores mudaram um pouco:

Altura 1,82m
Peso 79 Kg  -> 74.9 Kg
Massa óssea 10,9 Kg  -> 10.7 Kg
Massa gorda 16,5% - 14,5%
BMI 23,8 - 22,6%
Massa hídrica 58,2% -> 59,9%
Massa muscular 42,7% -> 43,6%

Os valores medidos pela balança valem o que valem. Até porque a maior parte deles são inferidos uns dos outros com base em cálculos simples. Mas o peso e a massa gorda são de facto medidos e são os mais importantes para mim. 
Ah! 4 Kg não é nada, dirão alguns. E com razão. Foi muito simples perder estes 4 Kg. Por isso posso dar por concluída a experiência ainda nem 7 semanas passaram. Quem leu e acompanhou sabe que não se tratou só de perder peso. Treinar e treinar bem, fizeram parte do processo. O que esta experiência validou foi o difícil equilíbrio entre comer o suficiente para ter energia para manter, senão mesmo aumentar, a carga de treinos, e ao mesmo tempo obrigar o corpo a perder peso totalmente desnecessário.

perda de massa gorda do ultimo mês
Pelo caminho aprendi imenso sobre os valores nutricionais do que como. Outro aspecto fundamental é que não excluí nada do que gosto e do que já comia habitualmente. Desenvolver uma percepção das quantidades é fundamental para termos sucesso a longo prazo. A ideia agora não é ganhar 10 Kg porque acabei alguma coisa ou cheguei a algum lado. Não tive de alterar grande coisa e o que alterei é para ficar para sempre. Esta é outra das chaves de sucesso para mudarmos definitivamente o nosso peso e não para andarmos a brincar às dietas parvas. A nossa dieta é aquilo que comemos. E isso é algo que durará enquanto vivermos e comermos. 

perda de peso no ultimo mês
Por isso dizer que "estás de dieta" é uma parvoíce. Esse conceito era do tempo em que vocês eram putos, tipo há 70 anos atrás. A dieta é a nossa alimentação. Pode ser saudável e apropriada ou um exagero e uma aberração, ou o mais normal, algo ali no meio sem qualquer controlo ou disciplina.

A série de artigos que escrevi permite-vos reproduzir o processo e usarem-no para o vosso caso. É simples e eficaz. Basta terem vontade e serem determinados. Os cálculos que precisam de fazer estão neste post.

Eu vou manter a minha meta calórica diária de 2300-2600 calorias, enquanto estiver com um volume de Kms semanais que o justifique. Isto fará com que continue a perder peso, cada vez de forma mais lenta, até que estabilize quando os tais 20% de défice diário se esfumarem em virtude da redução da minha necessidade diária de calorias.
Tenham uma alimentação saudável, racional e adaptada aos vossos objectivos e sintam a grande diferença que faz na vossa performance e sobretudo na vossa saúde.

Veja como correram as coisas na semana anterior neste link

1 comentário:

  1. Parabéns! Excelente! E eu não digo que 4 quilos não é nada! Basta experimentar meter 4 quilos as costas e ir correr uma maratona que logo se vê a diferença!
    Um abraço.

    ResponderEliminar