quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Crónicas da Caverna - A BBC a cortar nos hidratos e a dar na gordura?

Quando a BBC decide produzir um documentário em que um jornalista testa durante 3 semanas uma dieta LCHF, é sinal que algumas mentes estão a mudar. Não muitas ainda. Não suficientes. E isso fica bem patente no programa. 


O Jamie Owen, por sinal claramente obeso e a precisar de perder uns kilitos (e também com colestrol acima do recomendado) procura ouvir as partes antagónicas deste dilema. A gordura é boa ou má? E os hidratos de carbono? Quem é o vilão? Quem anda a engordar o pessoal e a espalhar diabetes como se não houvesse amanhã?

As provas estão por todo o lado. Há milhões de pessoas em todo o mundo que seguem esta dieta, muitos de forma quase natural como parte da sua cultura ancestral. A ciência procurar não ficar atrás das evidências. Temos claramente hoje em dia 2 ciências. Há reputados especialistas em ambos os lados da barricada. 

Uma reportagem muito interessante emitida dia 3 de Outubro pela BBC. Quem tiver alguma dificuldade com o inglês pode ligar as legendas em inglês. Quem não dominar de todo o inglês pode escolher a tradução das legendas para português. A tradução automática é tudo menos perfeita mas 90% das vezes faz um bom trabalho e dá para o gasto. 

Uma pena por cá só termos jornalismo de alcofa, mas é o que há. 

O Jamie começa por fazer análises e ir à sua médica de família fazer uma baseline dos valores (peso, cintura, colestrol) e regressa no final para ver como as coisas estão passadas 3 semanas...


Se o tema vos interessar vejam outros artigos no meu blog sobre as minhas experiências com uma dieta Low Carb High Fat:
E a banha da cobra? É uma boa ou má gordura?

Sem comentários:

Enviar um comentário