terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Navegação com indicações no Fenix 3




Nível : Intermédio/Avançado
Dificuldade: Média

Hoje em dia os relógios com GPS têm tanta funcionalidade que não é fácil conhecer todas as potencialidades que temos ao nosso dispor.

No caso do Fenix 3, só em conversas com outros felizes proprietários se descobrem casualmente novas características ou se percebe finalmente o funcionamento total de algumas funcionalidades. Não é que a informação não esteja disponível, mas é tanta coisa, tanta possibilidade, que só quem se dedica a pesquisar algumas áreas a fundo consegue dar com a coisa. Os manuais de utilizador não são o forte desta marca…

Acresce ainda a complexidade da panóplia de ferramentas e possibilidades na área de mapas e navegação que grassa no universo Garmin. Muitos anos a virar frangos tem destas coisas.

Mas vamos ao que interessa. Esta surgiu de uma conversa com o Luis Boleto. O que vou passar a explicar não interessará a todos, mas quem gosta destas coisas vai dar por bem empregue o meu texto. Podem tentar adaptar para o Fenix 2 ou para qualquer modelo que possa carregar e seguir tracks e ver se funciona. Muitas vezes estas coisas são herdadas de código antigo e estão disponíveis sem se saber. Às tantas nem ninguém da Garmin já sabia que estava disponível...

Resumidamente: É possível ter navegação passo a passo (turn by turn) no Fenix 3. Como se fosse o Tom Tom do carro mas sem a vozinha da menina a dizer-vos para onde virar, claro. Mas suponham que vão para uma cidade desconhecida, correr ou andar, ou que vão para os trilhos com vários cruzamentos. Já sabemos que não é fácil seguir a linha nos cruzamentos ou andar a correr sempre a olhar para o mapa. Mas se houvesse um aviso visual a dizer-vos onde virar ou em que rua virar, ou a direção que devem seguir, sempre que chegam a um cruzamento… dava jeito? Irem a correr e um pouco antes de um cruzamento o relógio vibra e lá está a indicação de para onde hão-de seguir. Parece-me no mínimo interessante.

Pois então só têm de gravar um ficheiro .fit com os waypoints embebidos. O problema é que não é linear produzir esse ficheiro. Uma coisa que podia ser super simples, com recurso às várias opções do universo Garmin (connect, basecamp, training center), fica um pouco mais complexa, porque parece não haver grande interesse nisso da parte da Garmin.

Vou dar-vos um workflow possível para perceberem a lógica e depois vocês adaptam para o vosso caso:

- Criar ou importar um track no gpsies.com. As indicações de viragem não são mais do que waypoints. O Gpsies consegue calcular automaticamente os locais para colocar os waypoints. Vejam nas opções de importação ou de download do track. Esses waypoints são Cue Sheets. Podem dizer o número máximo que ele deve distribuir pelo track e podem também antecipar em metros a que distância são alertados para a viragem. Caso sejam muito rápidos… 

Diria que 10 metros é mais que suficiente. Eu prefiro afinar a coisa na fase de importação, ou de criação do track, embora o possam fazer no momento do download mas aí sem poderem visualizar o resultado final.

- Quando descarregarem o track escolham Percurso & Waypoint e gravem no formato Garmin Course TCX. Este ficheiro TCX já tem o track com os waypoints embebidos. Os waypoints não vão aparecer de forma isolada no Fenix 3 como se estivessem a usar o Basecamp. O truque agora é que o único formato em que o Fenix 3 vai conseguir importar este ficheiro sem “limpar” os waypoints embebidos é o formato FIT. 

Há várias formas de carregar um ficheiro FIT no Fenix 3 mas neste caso a mais simples é converterem o vosso ficheiro TCX para FIT usando a tool de conversão que está neste blog. Nota: O Gpsies também grava no formato FIT mas acho que tem alguns bugs e não fica a 100%. Leiam mais sobre o tema no blog referido se quiserem.

- Colocar o ficheiro FIT obtido na pasta Newfiles do vosso Fenix 3, desliguem o cabo, esperem que o relógio faça o parsing do ficheiro e voilá!

- Metam-se ao trilho e escolham Navegação, o vosso ficheiro e siga. Quando chegarem às curvas o vosso companheiro avisa-vos.

Claro que podem meter muito mais waypoints no track, sítios que pretendam ser avisados, locais duvidosos, pontos de interesse etc. Divirtam-se!

Para finalizar deixo-vos um vídeo onde podem ver algumas das partes que refiro no texto. No vídeo o rapaz não mostra como criar os waypoints de forma automática (cue sheets) mas que raio, tinha de deixar alguma coisa para vocês descobrirem, certo?


Recursos e créditos:
Os links para download da tool estão disponíveis para WIndows, Mac e Linux no blog do autor da mesma

1 comentário:

  1. Bom artigo Paulo.

    Eu há uns tempos descobri essa funcionalidade mas de outra maneira. Criei um track através do Garmin Connect, directamente na parte dos Courses.

    Quando o fui seguir numa volta de bicicleta comecei a ter as indicações de quando virar. Não consegui foi perceber qual o critério que ele usou para criar os waypoints sozinho

    Abraço

    ResponderEliminar