quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O Mito dos Ovos e os Velhos do Restelo



Há mitos alimentares que perduram por décadas, por mais que se repita que são puras parvoíces. Como se a ciência não evoluísse e o nosso conhecimento não aumentasse. 
O mito diz que comer muitos ovos faz mal ao fígado, aumenta o colesterol e mais um conjunto de parvoíces aleatórias que os tempos foram adicionando à história.


Hoje em dia está cientificamente comprovado que os ovos são extremamente benéficos para a saúde, constituem uma excelente e económica alternativa, sempre prática e à mão. 
Embora seja ponto assente que comer 1 ovo por dia é perfeitamente seguro e saudável, ainda assim este valor alarma as almas menos informadas. 7 ovos por semana? Credo! No tempo da carochinha diziam-nos que comer 1 ou 2 por semana era mau para o colesterol.

Pois é, mas como também ninguém vos dizia que deviam correr 100 Km por semana, fiquem sabendo que podem comer 1 ou mais ovos por dia sem qualquer problema. Na realidade o ovo é uma excelente fonte de proteínas e um grande aliado da vossa alimentação de atleta.

Hoje sabemos que apenas 1/3 do nosso colesterol provêm da nossa alimentação sendo a maior parte produzida pelo nosso organismo. E o principal culpado do mau colesterol (LDL) são as gorduras saturadas. O ovo é pobre em gordura saturada, ao contrário das carnes vermelhas, enchidos, fumados, manteiga, leite gordo, etc. Estes sim verdadeiros inimigos dos vossos níveis de LDL.

O ovo por ser uma fonte de proteína natural de elevada qualidade ajuda a controlar o vosso apetite dando uma sensação de saciedade muito maior e evitando aqueles snacks de verdadeiro lixo que consomem a meio da manhã (produtos processados totalmente desnecessários tipo bolachinhas, bolinhos e todo o tipo de porcarias que se não for pelas calorias são uma péssima fonte de sódio) Mas não acreditem no que vos digo. Pesquisem na internet por ovos e colesterol e informem-se dos vários estudos científicos. Sejam consumidores informados e educados. 

Portanto se o vosso nível de colesterol está dentro dos limites, e se têm uma carga elevada de treinos no vosso plano incluam ovos a fartar na vossa dieta, a começar pelo pequeno almoço. 

Evitem usar gordura na sua confecção. Pensem micro ondas. 1 minuto para cozer um ovo mexido (se estiver dentro da casca ou mesmo fora da casca mas inteiro, a coisa vai acabar numa bonita explosão orgânica e numa limpeza extra do micro ondas)

Quando a carga de treinos aumenta uma boa opção para juntar ao resto do pequeno almoço (que já de si deve ser saudável) pode ser algo tão simples como 1 banana esmagada e batida com 1 ou 2 ovos. Temperar com um pouco de canela, 2 minutos no micro ondas e está feita uma saborosa panqueca de banana!

Experimentem e sugiram outras formas simples e saudáveis de consumir ovos.
Vivam os ovos!!! Abaixo os Velhos do Restelo. 

1 comentário:

  1. Excelente opção para o pequeno almoço, nunca tinha pensado nisso, hei-de experimentar :)

    Abraço

    ResponderEliminar