domingo, 11 de outubro de 2009

Kiva - Micro Crédito que muda vidas

Já quase há 2 anos que descobri a Kiva. A Kiva é uma organização fantástica, sem fins lucrativos, que junta pessoas "ricas" e com vontade de ajudar os outros, com pessoas "pobres" mas que apostam em perseguir um sonho. Muitas das vezes é o sonho possível dadas as circunstâncias. Já ouviu seguramente falar de micro-crédito. Micro-crédito não é esmola. Micro-crédito é emprestar pequenas verbas que permitem começar novas vidas, continuar projectos, em alguns casos seguramente transformar completamente as vidas daqueles que acreditam no seu próprio sucesso.


O que a Kiva faz é simples: um grupo de voluntários que vive de donativos, publicita os empreendedores em busca de financiamento. No seu site por apenas 25 USD (+ ou - 17€) é possível participar no apoio a um empreendedor. Cada um explica o seu projecto. Quanto pretende, para que servirá o dinheiro, e muito importante, o plano de pagamentos, em quanto tempo vai reembolsar quem lhe emprestou o dinheiro, etc.

Obviamente a inscrição no site é gratuita. A partir daí só tem de escolher um empreendedor e emprestar-lhe, no mínimo, 25 USD. Os seus 25 USD juntamente com muitos outros irão totalizar o montante necessário para esse projecto e o dinheiro será entregue à pessoa que escolheu. A partir daí, mensalmente, ser-lhe-à paga a mensalidade respectiva até prefazer a quantia que lhe emprestou, no final do prazo.


Não vou explicar aqui como tudo funciona até porque no site da Kiva está tudo muito bem explicado. Vou só deixar alguns pontos chave do processo:
- A Kiva é apoiada pelas maiores empresas do mundo: Microsoft, Google, Paypal, Youtube, American Express, Lenovo, etc. Só este facto diz muito da credibilidade da organização e dos seus objectivos. Em que outro sítio se podia ver a Google e a Microsoft juntas? Veja aqui a lista de todas as empresas que apoiam o projecto.
- A Kiva tem mais de 100 parceiros no terreno. São estas organizações locais que em cada país se encarregam de receber os fundos, entregar aos empreendedores, receber os pagamentos, devolver à Kiva, etc. A lista de todos os parceiros pode ser vista aqui.
- Se quiser ser um voluntário a Kiva dá-lhe formação e envia-o para uma das organizações locais onde pode fazer trabalho de campo. Aqui pode ver as coisas a acontecer no terreno. Se tiver uns meses desocupados na sua vida porque não juntar esta experiência ao seu curriculum de vida? Saiba mais aqui.
- Não são remunerados juros a quem empresta dinheiro. Embora os empreendedores paguem um juro muito baixo, esse juro é retido pelo parceiro local no terreno. Este rendimento serve obviamente para suportar a operação local no terreno. É aí que estão os maiores custos. É preciso suportar uma larga rede de voluntários que trabalham na angariação de novos empreendedores, na recolha das prestações. etc.
- A Kiva audita as contas de todas as organizações por forma a garantir que não há qualquer problema com os fundos que estão a cargo dessas instituições.
- No final de cada empréstimo pode escolher entre creditar o saldo no seu cartão de crédito ou voltar a emprestar o dinheiro a um novo empreendedor.
- Vejam os dados globais da Kiva até hoje: mais de 95 milhões de dólares emprestados, mais de 500.000 pessoas no projecto a emprestar dinheiro a mais de 200.000 empreendedores. Vejam todos os factos aqui. Se a vossa onda é estatística então este site vai dar para estarem entretidos durante uns tempos.


Creio que já expliquei o essencial sobre a organização mas muito mais pode ser lido neste link. Usem o menu lateral para ler tudo sobre a Kiva. Fico ao vosso dispor para qualquer esclarecimento que pretendam. A minha experiência na Kiva nestes 2 anos resume-se desta forma:


Number of Loans Made      23

Total Amount Lent
$575


Total Amount Repaid
$458


Total Amount Lost
$0.00

Não se assutem com os $575 USD. Atingi este valor porque empresto novamente o dinheiro no final do empréstimo. Devo ter feito cerca de 6 empréstimos e ofereci também uns quantos Kivas a amigos e familiares (é uma excelente opção para o Natal; oferecer a alguem a oportunidade de ajudar um projecto a singrar).

Não deixem de consultar a minha página da Kiva para verem todos os detalhes. Aí podem também ver a história por detrás de cada imagem que aqui vêm. Cada um deles submeteu um projecto, teve um financiamento e para alguns é possível saber como as coisas correram durante e após o financiamento. Aqui.

Se aderirem à Kiva digam qualquer coisa para nos juntarmos. Tenho uma pequena equipa onde estão juntas as pessoas que tenho conseguido trazer para o projecto.Obviamente isto de ajudar os outros não agrada a toda a gente, mas posso-vos dizer que para quem dá valor a apoiar pessoas mais desfavorecidas é extremamente gratificante todo este projecto e esta onda gigantesca a nível mundial. Junte-se à Kiva e verá.
Para começar é simples, nesta página escolha um projecto e bem vindo a bordo.






Sem comentários:

Enviar um comentário