Sei que o pessoal do ferro é capaz de trocar a mãe por prota, e as claras de ovo são quase só isso mesmo, 11g de proteína por 100 g. Mas onde andavam a esgotar as claras de ovo ? Uma pesquisa por receitas com claras de ovo e surge uma pérola: gelatina com claras de ovos.
Opá, isto interessa. A gelatina é uma boa sobremesa que se pode deglutir sem pecado, principalmente se tiver pouco ou nenhum açucar. Mas tem muito pouca proteína. Enriquecer a gelatina com proteína faz sentido. As claras não têm quase sabor. Já agora que tal trocar um pouco da água por leite ? Dá mais um pouco de proteína à coisa.
Como no Lidl não havia dei um salto ao Pingo Doce. A embalagem tem 500 gr o que equivale a 16 claras.
A primeira tentativa resultou numa espécie de pudim demasiado denso. Na segunda tentativa reduzi a proporção de leite/água e ficou optimo em termos de consistência. O sabor depende apenas da gelatina que usarem.
A terceira tentativa vai incluir mais leite e mais claras, para tentar dar um pouco mais de proteína à coisa. Tenho de passar no Lidl para ver se já reforçaram o stock.
De qualquer forma, enquanto acabamos de deglutir esta fornada deixo-vos a receita desta versão 2.0 que está deliciosa.
Confeccionar 2 pacotes de gelatina. Estas que usei eram para diluir em 250 ml de água, por isso diluí as 2 em 500 ml de água a ferver. Depois juntar 250 g de claras (meia embalagem), mexer bem e por fim juntar 250 ml de água fria + 250 ml de leite magro (em vez de 500 ml só de água).
Atenção que o leite é mais pesado que a água e quando puserem no frigorífico terá tendencia a ficar no fundo desagregado da água. Se não quiserem, ao fim de 30 minutos de frigo misturem novamente a coisa antes de solidificar.
O resultado final como podem ver na foto ficou perfeito e delicioso. Uma espécie de pudim gelatinoso, ou gelatina apudinzada.
Em termos de perfil nutricional por 100 g temos cerca de 3 g de proteína com 2 g de hidratos de carbono
Os hidratos de carbono vêm em grande parte da gelatina pelo que se usarem uma gelatina sem açucar os valores serão praticamente residuais. Como uma dose desta sobremesa tem no mínimo 200 g se conseguir duplicar a proteina na receita, temos uma sobrema com 12 g de proteína o que é bastante interessante como sobremesa em complemento a uma refeição.
Lembram-se do artigo anterior sobre comer 25 a 30 gramas de proteína por refeição, certo ?
Experimentem e digam como correu. Entretanto fiquem atentos aos comentários a ver se a minha nutricionista voadora valida esta ideia. Depois volto com noticias da versão 3.0 e quem sabe mais uma boa sobremesa.
Foi de fato uma excelente ideia, deliciosa a juntar às vantagens referidas.
ResponderEliminarTop, vou experimentar também.
ResponderEliminarAqui há uns tempos fazia parecido, gelatina preparava normal e juntava queijo quark 0%, creio que do Aldi.
Ou seja por cada gelatina normal juntava 250 g do tal queijo Quark, mexia bem, e solidificava. Ficava bem bom também.
Parece-me excelente também. Vou experimentar
Eliminar