Aqui há 5 anos (5 anos, nem eu acredito) escrevi um post muito desiludido com o caminho que as coisas estavam a seguir. Prometi voltar em 2030 para confirmar se os meus receios se iam confirmar. A meio caminho vale a pena tomar o pulso à coisa e ver como está a ir.
Se quiserem recordar o que escrevi em 2020 vejam este link. Vou tentar não ser muito corrosivo e deixar ao vosso critério o estado das coisas com um exemplo que ilustra bem a aceleração e o caminho que estamos a trilhar.
A Inteligencia Artifical que de inteligencia nada tem, é na realidade uma área da informática com décadas de existência. Durante muitos anos era uma ideia muito promissora mas apenas quase uma ideia académica, com pouca aplicação prática. Sucede porem que em 2015 é fundada a OpenAI por um conjunto de pessoas que se propôs capacitar o mundo com esta tecnologia. E capacitou de facto. Em 2022 aparece o chatGPT e o mundo mudou. Acho que nenhum dos fundadores e criadores da empresa conseguiria antecipar o que iria acontecer. Claro que já existiam aplicações que usavam IA e os seus conceitos de aprendizagem para realizarem de forma muito mais rápida vários procesos. Mas o chatGPT abriu uma caixa de Pandora.
De repente, do nada, um simples chat mostrou ao mundo todo o potencial da IA. E a IA explodiu. De repente se a tua aplicação/software/produto/whatever não tem IA, já foste. A da concorrencia tem. Portanto o teu produto é inferior.... Claro que não, mas pouco importa, o que vende agora é a IA. Tudo tem IA ou é produzido com IA e se não tem então é burro (porque o teu corrente tem). É o habitual nestas coisas.
Ninguem nega a capacidade e o potencial da IA; seria parvoíce. A questão é a habitual: o que está para além do marketing e do hype? Às vezes muito pouco outras vezes nada mesmo.
Não sou um negacIAnista (um negacionista da IA). O problema como sempre não são as ferramentas mas a sua utilização, ou pior ainda o abuso da sua utlização.
Vejam este reel e tirem as vossas conclusões.
E lembrem-se, passaram pouco mais de 3 anos apenas...
O que isto mostra é que o mundo dos écrans deixou já de fazer qualquer sentido. É virtualmente impossível perceber se uma imagem ou um som são reais. Um evento aconteceu ? Uma situação foi real ? Impossível perceber, no sentido em que por vezes o tempo que demora a preceber ou confirmar a sua veracidade não justifica o benefício. Então o que fazemos ? O que faz 99,9% das pessoas quando o que tem diante dos seus olhos é minimamente credível ? Aceita, claro. Mesmo por vezes seja de forma inconsciente.
Voltando ao que escrevi há 5 anos relativamente aos vigaristas, mentirosos, aldrabões e demagogos, dantes ainda precisavam de ter algum jeito, carinha de beato sonso, falinhas mansas, que diz mesmo o que queremos ouvir, como se fosse um pastorinho do senhor. Agora com esta tecnologia... o céu é o limite. O céu não, o universo conhecido.
Se há cinco anos tinhamos a imprensa credível a fechar-se em assinaturas e conteúdos pagos, o que diga-se é completamente razoável e compreensível, porque afinal escrever bons artigos, fazer investigação jornalística, custa dinheiro. As pessoas não vivem do ar e a publicidade da treta não chega para tudo. O problema é, como então disse, os sites da treta que têm uma agenda escondida, os gajos que te querem impingir merda, sejam produtos, serviços ou ideologias, são gratuitos... aparentemente claro. O Hitler quando apareceu também era inócuo e conquistou a Alemanha a pulso. Bom primeiro a pulso, depois com outras partes também... Depois no final veio a conta.., em vidas humanas, e não falo só dos desgraçados dos judeus e outras minorias, falo do preço de acabar com toda aquela merda e derrotar o nazismo. Contas feitas cerca de 70 milhões de vidas humanas.
Então o que fazer ? Como se pode verificar tudo ? Como se pode acreditar no que quer que seja ? É que mesmo que alguem seja muito bem intencionado e acima de qualquer suspeita, essa pessoa pode ter sido enganada e estar ela própria a propagar a mentira.
Não há uma resposta. A ideia deste post era só desassossegar-vos. Treinem para serem desconfiados. Não acreditem quando vos estão a dizer o que querem ouvir. Confrontem ideias. Ataquem ideologias. Não sejam carneiros. Não há almoços grátis. Toda a gente tem uma agenda. Tentem perceber o que está por trás do que vos estão a "dar". Ninguem quer o vosso bem. Ninguém vos quer salvar de porra nenhuma. O gajo que diz as verdades é o maior vigarista de todos. Metam-se nos sapatos dos outros e tentem ver o mundo desse sítio.
E pronto. Se conseguiram ler isto até ao fim merecem ir para o Insta ver reels ridiculamente irreais, ou serão reais ? Who the fuck cares! Give me more!!! Scroll Scroll Scroll
Daqui a 5 anos falamos.... se ainda houver google, blogger, internet ou sabe-se lá o quê menos, ou mais...
Sem comentários:
Enviar um comentário