quarta-feira, 23 de setembro de 2015

FollowMe - Siga aquele atleta!

software nacional

Hoje em dia os smartphones fazem parte do equipamento habitual. Nas provas mais longas são mesmo obrigatórios para permitir uma comunicação de emergência que se espera nunca ser necessária. Mas na realidade quem gosta de se perder nos trilhos também gosta de saber que pode ser ajudado em caso de dificuldades. 

Se bem que numa fase inicial da corrida seja habitual instalar aplicações que fazem o registo do nosso percurso e inclusivamente o partilham online, quando começamos a levar a corrida mais a sério é normal passarmos a usar um relógio de pulso com receptor de GPS . A aplicação followme é um poderoso aliado que nos poderá fazer repensar a necessidade de levarmos o smartphone connosco mesmo naquelas saídas que à partida têm tudo para correr bem. Porque os acidentes e os azares acontecem em qualquer altura e normalmente quando menos se espera.

A aplicação foi criada com o propósito, de permitir a familiares e amigos, acompanhar as aventuras em treinos ou provas de média e longa duração e é ideal para praticantes de trail, BTT, montanhismo, caminhada, etc.

A aplicação é composta por 2 componentes:
  • uma aplicação instalada no smartphone que recolhe periodicamente a localização GPS e a envia por SMS para o site do serviço
  • um site cujo endereço é www.followme.pt onde os familiares e amigos podem acompanhar o percurso que está a ser efectuado pelo utilizador do smartphone
No site, depois de se registar, pode criar os seus eventos privados (As minhas actividades) e partilhá-los com familiares ou amigos. “As minhas actividades “ como não aparecem nos eventos públicos apenas são visíveis para quem possua a ligação do evento. Ao criar o evento privado, automaticamente fica associado ao mesmo. Apenas serão mostradas no evento, as localizações cuja data se encontra entre a data inicio e fim do mesmo. Se carregar o track para o evento (formato GPX) previamente, quem estiver a acompanhar o evento para além de ver os pontos no mapa tem também acesso a estatísticas do atleta.

Na aplicação o funcionamento é muito simples. Pode reportar de forma manual a sua localização actual, por mail, facebook, etc. ou pode previamente criar um evento privado no site e reportar automaticamente para esse evento

A aplicação irá periodicamente ligar o GPS do telefone, obter uma posição GPS e enviar um SMS para o servidor do site followme.pt. Deve configurar a periodicidade de envio dos SMS’s, em função da duração do envento, para que não consuma demasiada bateria ou para que os custos de envio de SMS (se não tiver um plano com SMS’s ilimitados) não sejam muito elevados. Sugerem-se 10 minutos para corridas ou treinos  de 10 a 20 Km, 15 a 30 minutos até 50 Km e 30 minutos a 1 hora para distâncias superiores.
Quem tiver acesso ao link (pode ser enviado apenas para um ou mais amigos ou partilhado no facebook) poderá através de um browser, ver várias informações do nosso percurso num mapa. Assim estamos sem dúvida mais seguros pois mesmo que algo de inesperado nos aconteça a nossa posição será conhecida.

Esta aplicação tem aspectos muito interessantes. Desde logo o facto de não usar a rede de dados. Isto permite poupar bateria, não só porque o GPS só é solicitado por breves instantes antes do envio de cada SMS, mas também porque podemos levar o telefone com os dados desligados e em modo GSM poupando ainda mais a bateria. Para quem tenha SMS’s gratuitos não existe qualquer custo ou consumo de dados associado à sua utilização.

Também o facto de poderem ser criados eventos que agregam vários participantes, o que possibilita seguirmos num mapa a localização de cada pessoa que levar a aplicação activa no telefone.

De notar que no estrangeiro, onde o recurso a dados é proibitivo devido aos elevados custos do roaming, dependendo do custo de envio de SMS’s em roaming do vosso plano e do número de SMS’s que contam enviar, esta poderá ser uma solução a utilizar.

Actualmente apenas disponível para o sistema operativo Android o autor está a ponderar a possibilidade de desenvolver uma versão iOS.

Características

  • envio dos SMS em modo manual ou envio automático por intervalos de tempo
  • o modo "Auto SMS", permite ao utilizador escolher o intervalo de tempo que quer reportar a sua localização (2, 5, 10, 20, 30 ou 60 minutos)
  • em modo automático a aplicação liga e desliga o GPS para que o consumo de bateria seja mais reduzido
  • o GPS fica ligado até que seja encontrado sinal de GPS ou até que se esgote o tempo limite (Timeout)
  • multi-linguagem (português e inglês)
  • possibilidade de parametrização do som, para saber se o SMS foi enviado com sucesso ou não
  • opção de escolha de envio de localizações repetidas (no caso da localização ser igual à enviada no SMS anterior, pode enviar ou não)
  • possibilidade do utilizador adicionar texto ao SMS (máximo de 78 caracteres)
  • registo da actividade da aplicação e possibilidade de envio do ficheiro por mail

Experimentem o followme e nunca mais se sintam sozinhos nas vossas aventuras.

Mais informações nas FAQ's do site da aplicação www.followme.pt ou na página do facebook www.facebook.com/followmept onde podem contactar o autor do programa.

Nota importante
O receptor de SMS é do operador MEO Portugal, deste modo, o custo de cada SMS enviado depende do tarifário que cada utilizador tem referente ao envio normal de um SMS para este operador.



Sem comentários:

Enviar um comentário