quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hey fenix! Sync my fitness!


Há algo de mágico no sincronismo automático de dados entre aplicações ou sites. Então se houver aparelhos que se sincronizam entre si para manter todos os vossos dados interligados é irresistível. Há poucos dias reparei qua a Garmin tinha feito uma parceria com a myFitnessPall, uma app de contar calorias, para que o Garmin Connect e o myFitnessPall partilhassem informação entre eles. O Connect diz ao myFitnessPal o exercício que fizeram e o o myFitnessPal diz ao Connect o que comeram. Depois cada site integra esses dados e tem em conta as calorias que comeram e que gastaram.

Com o ultimo update para o Fenix2 a ligação bluetooth estabilizou. O sincronismo automático está a funcionar na perfeição entre o meu Galaxy S4 e a App do Garmin Connect. Fiquei curioso em ligar mais esta camada adicional: calorias! Até porque quero perder 5Kg. 
Ok toca a experimentar a App do myFitnessPal.  Usar um contador de calorias foi algo que nunca me entusiasmou, é um facto, mas com a sincronização com o Connect... hummmm... bora lá experimentar. 

Resultado: tou fan do processo. É simples inserir os alimentos. A app lê códigos de barras e conhece imensos produtos de forma instantânea. Se não houver código de barras a pesquisa resolve o problema. Fazer o log de tudo o que comemos não é assim tão difícil. A app traça um plano de ingestão diária de calorias em função do que pretendem, perder ou ganhar peso. Em função da quantidade sugere valores semanais e traça uma meta diária de calorias. A parte interessante é que depois recebe as calorias que gastaram nos vossos treinos, directamente do Connect e entra em conta com elas nos valores diários e estima o peso que irão ter dentro de x semanas.


Mais do que uma fobia de contar calorias, o processo é interessante porque contar calorias vos dá imensa informação sobre os alimentos. Cada alimento está totalmente detalhado em termos de nutrientes. Aprende-se muito. Ao somarmos os ingredientes por vezes ficamos de boca aberta. Por exemplo, uma sandocha mista com um suculento pãozinho integral cheio de apetitosas sementes pode chegar quase às 500 Kcal....

Por outro lado quando tentamos alterar o nosso peso, seja para cima ou para baixo, é importante seguir um plano. E de facto todo este sincronismo ajuda-nos a manter a motivação. Vemos algo a acontecer, sabemos se estamos no bom ou no mau caminho, dia a dia.


Tecnologicamente o fitness sync é a ultima tendência dos gadgets. GPS, saber onde estamos, quanto corremos, boring, demasiado 2010 já :)

Agora há todo o tipo de pulseiras que calculam as calorias consumidas, as horas de sono, os passos que deram e enviam para todo o tipo de Apps de nutrição.

Veja-se o novo Suunto Ambit 3 que de novo praticamente só traz o bluetooth sync para permitir todas estas interligações. Ainda antes de chegarem em massa os smart watches, lá mais para a frente quando a Apple lançar finalmente o dela (que obviamente será altamente inovador e o melhor smart watch do mundo com honras de abertura dos telejornais) irão dar por eles. Entretanto com o fenix 2 podem já ter um cheirinho do futuro com as notificações do Android ou iPhone a serem apresentadas no relógio. 

Para já estou a gostar da experiência integrada de todo o processo. Chego do treino e assim que o fenix 2 está ao alcance do telefone, envia automaticamente o treino para o site do Connect, que por sua vez envia automaticamente os detalhes para o myFitnessPal. Quando vou inserir qualquer refeição ou alimento no myFitnessPal já o moço tem lá o meu treino e com isso o respectivo bónus de calorias. Depois passa-me a mão pelo pêlo. "Se todos os dias fossem como este teria 75 kilos no dia 25 de Agosto" Ah amigo! Obrigado :)
Obviamente o Connect também recebe a informação do myFitnessPal relativamente ao que comeram e faz uns bonitos gráficos.

Agora percebo o fitness sync que aí vem, mais cedo ou mais tarde estará por todo o lado. Bem vindos ao futuro.

Importa referir que todo este automatismo requer as ultimas gerações de relógios da Garmin: fenix, fenix 2, 620 ou 220, bluetooth 4.0 bem como o Android 4.4 ou iPhone 4S. Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário