segunda-feira, 2 de março de 2015

Gel Energético - DIY


Depois de fazer as minhas próprias barras endurance, só faltava mesmo fazer o meu próprio gel. Faltava. Agora já está. 


Esta era uma ideia que já estava na calha há algum tempo. Desde que testei com sucesso levar o gel numa garrafa em vez de nos pacotes originais, na Trans Gran Canaria, passei a usar esse método nas ultras, Normalmente em provas mais pequenas fico-me pelos abastecimentos ou levo apenas um gel ou dois de reserva. 

Mesmo assim ainda era chato abrir e espremer uma data de pacotes de gel para dentro de uma garrafa, depois alguns não têm a consistência ideal, depois outros têm... que raio tem aquilo para ser tão espesso?!?! Epá o melhor é fazer o meu próprio gel e pelo menos sei que ingredientes tem. 

Como tudo na vida, começa-se por estudar um pouco o assunto. Li várias fontes, a que me agradou mais foi este artigo. Tudo bem explicadinho, exemplos comerciais, científico qb.

Com alguma dificuldade em encontrar alguns dos produtos, pelo menos a preços razoáveis, a opção foi usar como base a Maltodextrina. Nada de especial, quase todos os géis usam este hidrato de carbono. Não tem grande sabor nem é muito doce, mas é uma bomba energética. Ainda sem conhecer a oferta da Myprotein onde podem comprar 1Kg por 5€ deu-me algum trabalho a encontrar a Malto a um preço decente. Da próxima já sei onde ir.
Depois é só pegar nos tachos. É extremamente simples. Começa-se por dissolver a Maltodextrina em água quente. 1 taça de Maltodextrina para 1/3 de taça de água. Podem aumentar a concentração. Com tempo a água absorve toda a Maltodextrina que lá colocarem dentro. Não vale a pena exagerar. Esta concentração é suficiente.


Às tantas a coisa começa a ficar tipo caramelo, não deixem espessar muito. 


Depois optei por mel, mas não um mel qualquer, mel de cana, mas não precisam de ir fazer o MIUT, foi só mesmo porque andava aqui em casa a rodar. Tem um sabor muito forte e resistiu à marabunta este tempo todo.



A quantidade foi 1/3 da Maltodextrina. Já percebem de onde veio a cor da coisa. Por fim os pozinhos de perlim pim pim, mas nada de grandes invenções, tudo coisas que já usei e comprovei. Uma dose de electrólitos, e 3 comprimidos de guaraná (cada comprimido tem a caféina de 2 cafés)

Por fim misturar tudo mais um pouco em lume brando e diluir até obter a espessura desejada com um sumo de qualquer coisa (usei um sumo compal de frutos vermelhos)


Et voilá! 400ml de gel único no mundo.


Faltava testar pois então. O sabor estava algo forte por causa do mel de cana, mas o sal dos electrólitos reduziu em muito o doce e não estava nada enjoativo. Até as minhas assistente aprovaram o sabor. "Melhor que o aspecto", considerei um elogio.

Pode parecer uma mistela sem nexo mas não é. Usei só produtos de confiança, já testados por mim noutras situações, portanto não tive qualquer receio de testar a sua eficácia na Utra Sicó 111Km. 

E passou no teste. Da próxima vez não vou usar mel de cana pois fica demasiado forte para usar em prova. Mas ainda assim bebi metade da garrafa o equivalente a cerca de 5 géis comerciais. Não precisei de usar o papel higiênico que levava e ainda me fartei de beber imperiais, leitão e muitas outras iguarias. 

Se gostam de meter a mão nos tachos e saber as coisas que comem, recomendo que experimentem fazer o vosso gel. Por meia duzia de trocos fabricam gel para uma ultra com os vossos ingredientes preferidos. Só não recomendo fazerem como eu fiz e irem para uma prova testar a coisa. A não ser que confiem plenamente no vosso estômago.

Se alguém quiser arriscar ainda me sobrou meia garrafinha :)

4 comentários:

  1. Adorei!!! Sempre a aprender!!! Afinal já há tempo para novos e interessantes testes. Mts Parabéns e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha Paulo. Muito interessante!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Será que descobriste a porção magica dos Gauleses? :)
    Eu até ariscava mas é melhor não porque não tenho seguro! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Paulo. De onde aparecem os electrólitos? Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar