quinta-feira, 19 de março de 2015

1º Trail Cidade de Estremoz - Nasceu mais um trail no Alentejo



A Serra d’Ossa faz parte do meu imaginário. Mas só mesmo do meu imaginário, porque era demasiado pequeno para ter recordações, pelo menos com algum detalhe. Afinal que recordações se guardam de uma serra quando se tem 2 ou 3 anos? Pouco mais que o nome e já não é nada mau.

Já de Estremoz a coisa é diferente. Tenho muitas recordações de Estremoz. Saí de lá com 4 anos mas regressei vezes sem conta e mantive vivas muitas das memórias. O incontornável Aguias d’Ouro, o Gadanha, o Rossio e tantos outros. Com o passar dos anos as referências também se foram adaptando, a Adega do Isaías, o São Rosas, etc.

Portanto quando vi aparecer mais esta prova no Alentejo, pois tá claro que não podia falhar. Mesmo sendo no fim de semana seguinte aos 111 Km do Sicó. Qualquer coisa se havia de arranjar. Seria obviamente feita em ritmo mais reduzido, até como recuperação do fim de semana anterior. Levar a câmera para fazer um filme fazia parte do plano e iria ajudar a reduzir o ritmo. Se desse para gravar algo de jeito e ajudar os compatriotas a divulgar o seu trabalho tanto melhor.

Não vos vou aborrecer com mais palavras porque se uma fotografia vale por mil palavras um vídeo vale por quantas? 10 mil? No mínimo vá.

Para os meus leitores do blog e porque é o que fica para a posteridade (e não um post do facebook que desaparece soterrado em milhares de outros posts ao fim de umas horas) fiz uma versão melhorada do vídeo, com estabilização de imagem e alguma melhoria de qualidade e de cores. Se já viram voltem a ver. Se pretendem divulgar usem este vídeo. Em breve vou apagar o anterior. Para a semana vou também carregar no Vimeo que consegue ter uma melhor qualidade de reprodução que o Youtube (mas que me limita a 1 carregamento HD por semana na versão básica, para tugas tesos que só querem brincar um pouco)

Vejam o vídeo, são apenas 3 minutos. Prometo que se virem mesmo até ao final vão ficar com um sorriso nos lábios, que foi o que nos aconteceu dia 8 de Março, um belo Domingo de Inverno que mais parecia de Primavera.


Uma prova que tem tudo para ser um sucesso. A pouco mais de 1 hora de Lisboa, com excelente acessibilidade, estacionamento fácil, percurso agradável com dificuldade quanto baste, bem marcada, com uma organização simpática e que muito trabalhou para que tudo corresse bem. 

Gostei muito de rever a minha terra, e do nosso ponto de vista tudo decorreu de forma exemplar. No pós prova continuaram as boas surpresas com excelentes instalações para o banho e ainda melhor almoço servido no Regimento de Cavalaria Nº 3. Como Oficial de Transmissões na reserva é sempre um orgulho ver as instituições militares empenhadas em apoiarem o desenvolvimento da sociedade civil. Bem hajam pela vossa atitude camaradas. 

Está de parabéns o Clube de Orientação do Alto Alentejo por ter organizado um evento deste calibre logo à primeira. Grandes apoios que conseguiram. É sempre um prazer ver tantas entidades a apoiarem estas iniciativas que levam centenas de pessoas a conhecer o interior do país.

Espero que prossigam com este evento e que para o ano nos levem até à Serra d'Ossa, mesmo que não seja de autocarro a gente vai a correr :)

Também tem de haver um almoço daquele calibre, com rissóis e queijinhos. Muito bom. Não vou dizer nomes para não parecer mal, mas ainda este fim de semana num almoço de uma prova de Trail me cobraram 50 centimos por um copo de vinho extra (10 ou 15cl.... de zurrapa de 1€/litro) Sinceramente não havia necessidade.... Enfim, parvoíces.

Parabéns a todos os que se envolveram, participaram e trabalharam para nos proporcionar um dia tão agradável.

Voltarei!

4 comentários:

  1. Espectacular!
    Adorei o vídeo!
    É do melhor que tenho visto Blogosfera Corredora..
    Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Só não lá fui porque estava comprometido a pastar nas lezírias.

    O filme está apelativo

    ResponderEliminar