quinta-feira, 21 de maio de 2009

17 de Maio - 13 Km do Guincho - Entre serra e mar

"Vamos lá embora para depois poderes escrever no teu blog" ouvi de repente. Já quase que adivinhava que só podia ser O unico gajo que lê o meu blog :) mas tive de confirmar. "Quem és tu?" Era o lacerdov do forum omundodacorrida.com.

Lá fomos um bocado juntos, enquanto as subidas o permitiram. Subir é uma pinóia. Às tantas lá passei ao modo ronha enquanto o lacerdov seguia no seu ritmo imperturbável, indifirente à inclinação do terreno...

Mas comecemos do princípio. O ano passado andava com uma moinha e baldei-me a esta pelo que este ano foi uma estreia. A Dora também foi participar na caminhada. De véspera vi que iam grelhar um bicho e quando lá cheguei e vi o tó aberto ao meio a rodar no espeto fiquei com pena de só na véspera à noite ter dado pelo petisco e não ter tratado da logística que nos permitiria degustar o bacorino. Para o ano não escapa. Tenho de ir ler um pouco ao forum para ver se o bicho fez história ou não. O aspecto prometia muito...

Gostei muito desta prova. Tem tanto de bonito como de duro. Sempre a descer até à praia do guincho por linhas de água, ribeiras e túneis iluminados com archotes. Muito engraçado. Depois atravessar a praia do guincho pela areia solta.... pufff pufff pufff. Quando nos livramos da areia começam as dificuldades. Um terreno de difícil manobra, a exigir uma atenção constante e um esforço decisional constante para escolher o melhor sítio onde pôr cada pé.... com o oxigénio já tão rateado, os neurónios a bulir tanto e a exigirem um quinhão bem grande só para poderem funcionar, fica ainda mais difícil progredir.

Mal nos salvamos deste terreno exigente começa a escalada. Toca a subir monte acima. Ora sobe ora aperta o trilho, ora sobe.... estão a ver a ideia. Começo a negociar alguns momentos de recuperação ao longo daquela subida.

Já sabia do paredão de cimento que lá vinha e como não é humanamente possível subir aquilo a correr, foi mais um momento de recuperação, mas não muita que a inclinação da coisa, mesmo a andar, é para rebentar os gémeos a qualquer um. Aproveitei para disfrutar da magnífica vista que a subida oferecia. Que maravilha. Depois de subir aquele trambolho mais apropriado para o homem aranha do que para atletas, foi navegar até à meta mesmo que ainda houvesse alguns trilhos com tanto de belo como de tramado. Um por um vale lindíssimo coberto de árvores onde ficou de repente um final de tarde, tal era a densidade do arvoredo, mais uma linha de água cheia de seixos para torcer os calcanhares ao pessoal e uma descida daquelas de tomar balanço com erva bem alta. Esquerda ou direita que pelo meio as ervas eram grandes demais. Esquerda. De repente, quase em cima delas vejo do meu lado (raios) um monte de silvas enorme!!! Nem deu tempo de mudar de faixa. Um salto bem alto e o balanço da descida salvaram-me de chegar com as canelas feitas num 8.

No fim uma prova fantástica, cheia de natureza e coisas belas, com meia dúzia de metros de alcatrão apenas, zero carros, mas dura que nem um pau. A repetir e incluir a prova do tó.

Fiz 1h09m que me parece ser um bom tempo para o tipo de prova. Os tempos estão aqui e o track está aqui.

1 comentário:

  1. Foi realmente uma boa prova e ainda bem que não choveu na semana anterior, se não era bem mais difícil.

    JCBrito

    ResponderEliminar