quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vai chover. Vai tu!

A net põe poderosos recursos ao nosso alcance mas por vezes não sabemos que eles existem ou nem sequer nos lembramos de os usar.

Este artigo não é para vos ajudar a ficar em casa com medo do tempo, mas sim para vos ajudar a planear as vossas saídas e irem preparados para o que aí vem. 

Há inúmeros recursos que nos dão informações do tempo: sites, widgets, mails de Instituto de Meteorologia, etc. etc. e cada um vai usando os que mais gosta. Uns é o weather.com, outros o accuweather.com outros o meteo.pt, alguns juram que o wunderground.com nunca falha, outro só usam o windguru.cz. Podem continuar a usar o que quiserem. Espero que este artigo desperte o meteorologista que está adormecido dentro de vocês e que consigam passar a prever o que vai acontecer nas próximas horas.

Previsões versus Observações

Qualquer previsão com mais de 3 dias é apenas uma tendência e tem um grau de erro relativamente elevado, principalmente quando a coisa está instável. Isto para fenómenos mais extremos. Porque se a previsão for assim assim, a probabilidade é que esteja mesmo assim assim daqui a uma semana. As previsões são efectuadas com recurso a modelos matemáticos extremamente complexos, que entram em conta com inúmeros factores e que demoram várias horas a correr em poderosos computadores. São estas previsões que estão por detrás dos sites e dos sóis e nuvens que estão dentro dos nossos telefones, principalmente para os dias seguintes. Uma previsão é útil para sabermos o que vai acontecer amanhã ou depois, mas obviamente pode falhar, e muito. As previsões têm uma hora de produção e ficam fora de prazo relativamente rápido. Principalmente se a realidade começar a divergir do que a previsão previa. 

clique para abrir uma nova janela com o site
O site mais interessante, simples e intuitivo para ver a previsão de chuva para os próximos dias é o eltiempo.es. Ao deslocar o rato pela escala de tempo vertical terá uma bela animação do que vai acontecer nos próximos 3 dias. Trata-se de uma previsão. Não quer dizer que vá mesmo acontecer assim. A precisão é actualizada de manhã e à noite e a hora da previsão está por baixo da imagem. Logicamente quanto mais perto da hora da previsão maior a probabilidade de a previsão estar correcta. Este site é excelente para se ver a tendência dos dias seguintes. A resolução da escala temporal são 3h, o que, dado o tipo de previsão é mais do que suficiente. Normalmente é aqui que venho espreitar o que lá vem nos próximos dias. A animação dá para perceber o tipo de sistema frontal que se dirige para cá, se vem de Norte ou de Sul, se está a formar-se ou a desvanecer. Ficamos com a big picture da coisa. 


clique para abrir uma nova janela com o site
Para um detalhe maior quanto a temperaturas, vento, e principalmente o pormenor em cada cidade do país, não há como a prata da casa. Quem vai saber mais sobre o tempo no nosso rectângulo do que o Instituto de Meteorologia? Ninguem, obviamente. O Instituto de Meteorologia, ao contrário dos sites internacionais, tem meteorologistas dedicados apenas ao tempo que vai fazer no nosso país. E à data de hoje este Instituto faz falta e ainda não foi vendido a ninguém. A página da previsão a 10 dias é um bom resumo. Nos 3 primeiros dias a previsão é de um meteorologista e nos restantes dias de modelos numéricos, calculada apenas por computador. Podem escolher a vossa cidade. 


clique para abrir uma nova janela com o site
Já sabemos as previsões mas podemos saber mais. Se queremos ter uma ideia das próximas horas ou mesmo do que vai acontecer na próxima hora os sites seguintes são essenciais. Eles mostram o que está a acontecer em tempo quase real. Em primeiro lugar o sat24.com. Neste site podem ver as imagens de satélite das ultimas 2 h, com intervalos de de 15 minutos. Deixem carregar todas as imagens. Depois o site repete em loop essas imagens. Podem acelerar o slideshow. Podem escolher outra vista, nomeadamente Espanha e Portugal para um zoom no nosso país. É importante que as imagens escolhidas sejam as de infra-vermelhos. Primeiro porque se fôr à noite com as imagens normais não vêem nada. É de noite, Ok! Por outrlo lado as imagens de infra-vermelhos mostram as nuvens mais densas. As que vêm carregadinhas dela. Atenção que a hora das imagens é a da UE. Tem 1h a mais que a nossa. Não pensem que as imagens são do futuro. As imagens têm uma frequência de 15 minutos e ficam disponíveis poucos minutos depois da hora indicada. Com a animação a correr (podem acelerar ate 4X) dá para ter uma boa noção da realidade sobre as nossas cabeças. Com o tempo começam a conhecer as nuvens pestes e as boazinhas.


clique para abrir uma nova janela com o site
Mas ter nuvens no céu não é obrigatoriamente sinal de chuva. Até podem vir carregadas mas será que vão despejar sobre nós? Ou têm encontro marcado mais à frente? Para responder a esta ultima questão vamos ter de nos socorrer da ultima ferramenta. O radar doppler. Este radar permite saber imensa informação acerca da precipitação a longa distância. Voltamos então ao site do Instituto de Meteorologia que nos mostra um mosaico de imagens dos 3 radares doppler em Portugal, com informação gráfica da intensidade da precipitação actual. Aqui não vão ver nuvens mas apenas manchas coloridas que correspondem à chuva que está a cair nessa zona. As cores podem ser descodificadas na legenda. De verde para cima é sinal de desgraça. Podem carregar a animação toda que reporta às ultimas 24h com imagens de 10 em 10 minutos, mas não vale a pena. Basta voltarem meia dúzia de imagens atrás para terem uma percepção da direcção e tempo que irá decorrer até a chuva chegar à vossa zona, por exemplo. A ultima imagem é normalmente de há 15-20 minutos atrás. Dependendo da velocidade a que a chuva se estiver a aproximar ou a afastar terão uma ideia do que vai acontecer nas próximas horas. 

E pronto com estas armas estão em condições se saírem para o vosso treino com uma excelente noção do que vos espera. Bons treinos e deixem o sofá e as pantufas para o regresso.




4 comentários:

  1. Olha, eu saio, depois se chover, logo se vê...
    Ou eu não saio, porque acho que vai chover e não me quero molhar, depois arrependo-me porque não fui correr...
    Ou vou mesmo que tenha a certeza que vai chover, porque tem dias que adoro correr à chuva...
    De qualquer maneira obrigada pela ajuda, beijinho
    Eugénia Vale

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do artigo.

    Mas como diz o outro,se a decisão está tomada é ir, chova ou faça Sol.

    Runabraço

    ResponderEliminar
  3. Precisamente, mas o melhor é irmos preparados e sabermos o que nos espera. abraço João!

    ResponderEliminar