domingo, 21 de dezembro de 2014

Suunto Ambit 3 - Parte 2

Parte 2? Então não leram a Parte 1? Pfff! Felizmente se clicarem neste link ainda vão a tempo. E não tenham receio. No final está outro link que vos traz de volta. Impressionante! 
Quem é amigo?



E Ao fim de meia dúzia de treinos e de testes como se resume a experiência?


Não pretendia propriamente testar o Ambit 3 até à exaustão. Nem o Ambit precisava de tal teste. A Suunto tem evoluído muito bem o produto ao longo destes 2 anos e como imaginam, hoje em dia, qualquer relógio com GPS de 70€ é tecnologicamente perfeito. Que o digam todos aqueles que leram a minha análise ao fantástico A-rival Spoq e que esteve na origem do sucesso deste relógio em Portugal, seguramente com muitas e muitas centenas de unidades vendidas. Para uma marca sem qualquer representação em Portugal, sem estrutura de vendas, sem suporte técnico, o sucesso do Spoq só pode ser um case study! 

Portanto a minha análise irá focar-se no que diferencia o Ambit 3 da concorrência e não no que a concorrência já consegue fazer da mesma forma (e bastante mais em conta, também).

Cristina, não vais levar a mal...

...mas beleza é fundamental! Se não for para treinar ou para levar para o meio do mato, pelo menos para usar no dia a dia. E este Ambit 3 nesta versão light, digamos assim, é absolutamente um relógio do dia a dia. Com um aspecto clean, não muito agressivo, discreto qb e com excelente acabamento. Aqui está uma característica que não vão encontrar no A-rival Spoq por exemplo. O patinho feio low cost também aguenta 1 semana em modo de relógio mas ninguém no seu perfeito juízo vai andar com aquele electrodoméstico no pulso no dia a dia. Não se ofendam fãs do Spoq, já tive um durante imenso tempo, sei bem do que falo. E não o vendi por ser feiozito, coitadito. Apenas porque não permite, nem recolhe dados de natação.

Claro que, cada coisa no seu lugar, o Spoq nunca me incomodou por ser assim. Simplesmente usava-o nos locais apropriados e não era o meu relógio do dia a dia. O Ambit 3 Sport é. O Peak talvez já seja menos um pouco, devido ao peso e volume, está mais equiparado ao Fenix 2. Uso o meu Fenix 2 sem qualquer problema, mas se não for treinar nesse dia dispenso o peso extra no pulso. 

Concluindo, têm já aqui algo que o Ambit 3 Sport domina. A não ser que não gostem do design ficam bem servidos com um relógio quase convencional para usar em todas as ocasiões.

Moves 

Moves é o nome que a Suunto usa para as actividades. Tudo é um Move, uma corrida, uma braçadas na piscina, uma volta de bicla, etc. Deixo-vos aqui 2 ou 3 links de alguns dos moves que fiz. O site Movescount é o equivalente do Connect da Garmin. Embora não tenha mais informação técnica do que o Connect, por exemplo, acho que está mais bem conseguido. O grafismo está bem conseguido, o site é rápido e está pejado de icones e ligações que dão a sensação de um dinamismo muito superior. Embora a parte social do Movescount seja muito mais eficaz e integrada que o Connect, se espremermos bem o sumo da coisa, vai dar praticamente ao mesmo. No entanto o site é rápido e funcional. Depois de se aprender onde estão as coisas e qual a melhor forma de lá chegar é eficiente. O Connect é mais direto mas também é mais lento e parece mais despido. 

Se quiserem comparar o mesmo treino nos dois sites para analisarem o tipo de informação disponível cliquem nas imagens seguintes. Não vou dissertar muito acerca das potencialidades de cada um. Se a vossa onda é de facto esta então saberão melhor que ninguém o que precisam de obter e o que cada site vos consegue dar ou não.

            

E natação? A natação foi um dos motivos porque troquei o meu Arival Spoq por um Fenix 2. É um dos motivos para ter um Ambit 3 também. E aqui o Ambit 3 marca um ponto extra. O Ambit 3 traz um medidor de frequência cardíaca inovador que permite utilização debaixo de água. 
O problema com a água é que a tecnologia de envio dos dados para o relógio, quer seja Bluetooth quer seja Ant+, simplesmente não funciona debaixo de água. O sinal é demasiado fraco e se esta tecnologia é perfeita para as nossas corridas, na água a propagação não permite a comunicação cinta relógio. Ou pelo menos não permite uma comunicação permanente e estável.

Então a Suunto resolveu o problema criando uma cinta um pouco mais inteligente. Os dados da frequência cardíaca são armazenados na cinta e vão sendo enviados à medida que é possível estabelecer comunicação com o relógio. Seja porque o vosso pulso passou perto do leitor, seja porque descansaram um pouco, por exemplo.

E funciona, diria que muito bem. Não sei se será 100% fiável mas é bem melhor que não ter nada. No treino de comparação que fiz com os 2 relógios isso é desde logo evidente nas calorias estimadas. O Ambit seguramente a aproximar-se muito mais da realidade do que o Fenix que dá uma estimativa de calorias sabe-se lá com base no quê. No meu caso que sou um coxo a nadar seguramente que gastei bem mais do que as que o Fenix 2 diz que gastei.

E usar a cinta é prático na piscina? Não! É horrível. Esqueçam os saltos, claro. A cinta vai parar à cintura,,. e nas voltas o impulso com as pernas na parede...uooooouu lá vai ela. Claro que podem sempre apertar a coisa até mal conseguirem respirar e se calhar não se mexe, mas mesmo assim duvido. A nadar não tem qualquer influência. Talvez tire uns décimos de segundo aos puristas. 

Em águas livres este problema não se põe. Não há saltos nem paredes para dar voltas e provavelmente a cinta estará por baixo do fato.

Tal como no Fenix 2 o Ambit reconhece o estilo de natação que estiverem a fazer. Livre, bruços etc. Parece-me que o Ambit necessíta de aprendizagem do vosso estilo. Pelo menos o menu tem essas opções e creio que li algures que assim é. O Fenix 2 não tem sequer essas opções e parece-me que reconhece melhor os estilos. Desde logo no treino de comparação o Fenix 2 reconheceu bem mais piscinas em bruços do que o Ambit, o que vai de encontro ao que li. De qualquer modo não investiguei a fundo esta parte, mas mesmo que seja preciso ensiná-lo melhor isso não é questão.

Portanto na natação e excluindo os dados recolhidos que deixo novamente para análise dos interessados o Ambit marca pontos com a recolha de informação de frequência cardíaca debaixo de água.

Resta saber se a tecnologia de recolha da frequência cardíaca no pulso, usada pela TomTom nos seus relógios multisport é tão boa como a da Suunto. Resolvia-se o problema das cintas cardíacas a saltarem. Para além de que ir para a piscina com uma cinta no peito é no mínimo... estranho. Se alguém da TomTom estiver a ler isto e aceitar o desafio já sabe o que tem a fazer.

              



E mais coisas novas?

Um dos principais motivos para a Suunto lançar esta actualização prende-se com a conectividade com os smartphones. Uma área que a Garmin e outras estavam a começar a dominar e a Suunto estava a perder terreno. Se exceptuarmos a nova cinta cardíaca e a conectividade com o telefone, estamos praticamente perante um Ambit 2 essa é que é a realidade.

Para esta conectividade a Suunto assumiu a sua escolha quanto ao tipo de conectividade. Bluetooth. Para o bem e para o mal. Isto é capaz de não querer dizer muito para quase todos os clientes, mas para quem tem acessórios Ant+ este upgrade é uma impossibilidade. Também é verdade que quase ninguém com um Ambit 2 estaria muito interessado em actualizar para o 3, afinal só para ter uma cinta aquática e ligar ao smartphone... Mas esta jogada diz muito sobre a aposta de futuro da conectividade que a Suunto pretende.

A Garmin aposta num mix de Ant+ para sensores de acessórios e Bluetooth Smart para conexão ao telefone. Vamos ver para onde evolui o mercado.

Mas olhando para a conectividade o que nos oferece a Suunto?

Bom material de facto. Se forem os felizes possuidores de um iPhone com suporte Bluetooth Smart (acho que a partir do 4S) podem instalar a App da Suunto e conectarem-se ao relógio fazendo uma ponte entre o site Movescount e o Ambit 3. Poderão enviar os vossos treinos de imediato para o site, poderão consultar todos os vossos treinos que estão no site e, muito importante, poderão configurar o vosso relógio comodamente no telefone e depois actualizar o mesmo no final. Podem escolher os quadros que querem ver para cada desporto, que campos querem ver em cada quadro, etc.
Isto é de facto muito importante para o Ambit porque dantes era preciso ter o relógio ligado ao PC para configurar esta informação. Se estivessem longe de um PC com o software instalado e com acesso à net.... azarinho, tivessem pensado nisso a tempo.

Agora aumentou um pouco o leque de possibilidades. Basta terem um iPhone 4s ou superior :)

E Android perguntam vocês legitimamente? Pois... há que esperar. Está prometida uma App para Março. E a Suunto não costuma falhar. Portanto é só mais uns meses de espera.

De qualquer forma é excelente esta forma de configurar o relógio. A Garmin não usa esta abordagem e apenas no relógio é possível a configuração. É a forma à prova de tudo. Até a meio de uma prova sem telefone podem alterar a configuração, mas infelizmente é a mais complexa e frustrante nalguns casos. O ideal era a Garmin que já permite configurar no relógio e já tem uma App até para Android, permitir também fazer a configuração do mesmo na App. Enfim, nada é perfeito!

Deixo-vos com alguns écrans da App para iPhone:

Configuração do Ambit 3


Resumo de Moves

Detalhe de um treino de corrida


Detalhe de um treino de natação



Não encontrei forma de aceder a percursos e de enviar percursos para o relógio mas provavelmente não estive tempo suficiente com o iPhone, porque não tenho um iPhone e não deu para explorar a fundo a App. Mas do que vi gostei bastante da App. Sá falta mesmo sair para o Android.

Quanto à conectividade e por não ter um iPhone não me foi possível fazer grandes testes dos restantes aspectos mas deverá ser muito identica à do Fenix 2. A partir do momento em que o relógio está emparelhado com o telefone e se tiverem o Bluetooth ligado, vão poder receber no relógio as notificações que chegam ao telefone. Chamadas a chegar, mails e SMS's, chamadas perdidas, enfim, tudo o que acontece no vosso telefone é mostrado no écran do relógio. No caso de SMS's, mails e até notificações do Facebook, podem ler o detalhe no relógio. Claro que a seguir têm de pegar no telefone para responderem. Interessante embora o preço a pagar seja a autonomia do relógio a esvair-se rapidamente. Esqueçam a cena de andarem 1 semana com o relógio a treinar sem carregar. Enfim, mais uma coisa para carregar com frequência.

Ou então usam de facto quando dá mesmo jeito, por exemplo numa prova em que levem o telefone na mochila, aí sim, podem ver quem vos está a ligar ou se aquele SMS que chegou interessa. Aqui sim verdadeiramente útil.

Em resumo

E porque não vos quero maçar mais, devem ter que ir às compras ou fazer azevias, deixo-vos meia dúzia de bons e maus motivos para comprarem ou não o Ambit 3 Sport.

Bons motivos

- Bom aspecto e um bom companheiro para o dia a dia, haja ou não treino. Look bonito embora talvez um pouco aborrecido ao fim de uns tempos

 - Fiável e confiável na linha do anterior Ambit 2

- Excelente App que permite configurar totalmente o vosso Ambit 3

- Ainda não têm nenhum relógio com GPS ou têm e não estão satisfeitos com ele e acham razoável gastar 350-400€ (sem e com cinta de FC) para terem um bom relógio

- Mais fino e mais leve que o irmão Peak embora com menos autonomia, Eiii! Nem todos os malucos vão correr dias inteiros para a montanha

Maus motivos

- Por enquanto precisam de um iPhone 4S ou superior para usar a App, de resto só podem configurar o relógio se estiverem com ele ligado ao PC e tiverem acesso à net. A configuração é feita através do site movescout,com

 - O preço. Reconhecendo a qualidade dos materiais, ainda assim é demasiado caro. São todos, isto não é um defeito só da Suunto. Fica de fora o fabuloso Arival Spoq, o amigo dos tugas tesos

 - Já têm um Ambit 2 e não sentem falta de ligar o telefone ao relógio nem precisam de saber a vossa FC debaixo de água. Deixem-se estar e comprem antes umas meias para o Natal

- Precisam de estar dias inteiros a correr em montanhas então é melhor analisarem o irmão Peak e as coisas complicam-se porque terão também de ver o Fenix 2


 Conclusão final

Este Ambit 3 é na realidade uma excelente opção. Vou agora abstrair-me do preço e pensar que se leram tudo até aqui, também já se abstraíram disso e estão mesmo interessados no relógio.
A realidade é que não há no mercado concorrência com este Ambit 3 Sport, a não ser talvez o próprio Ambit 2 que até está mais barato. A Garmin só tem nesta linha o Fenix 2 mas que está muitos furos acima deste e nem sequer é o mesmo segmento. Este seria concorrente de um Fenix 2 light que não existe. Tudo o resto não está neste segmento.
Bonito, uso diário, boa qualidade de construção. É claro que o mercado está continuamente a mudar. Está aí o Polar V800 também carregadinho de extras e quase a chegar o Garmin 920XT para assumir a liderança de novo, mas com um design que é complicado de assumir no dia a dia, pelo menos com alguns estilos de roupa.

Por isso é simples, só têm de pesar todas as opções e verem se o Ambit 3 Sport é a vossa opção. Se fôr avancem pois seguramente vão ficar satisfeitos com a vossa escolha.


Agradecimentos finais à Amersports que me disponibilizou o Suunto Ambit 3 Sport para suportar esta análise. 

7 comentários:

  1. Hola, me encanta tu blog creativo. La creatividad es simplemente conectando cosas. Cuando le preguntas a la gente creativa cómo hicieron algo, se sienten un poco culpables porque en realidad no lo hacen, que acaban de ver algo. Parecía obvio para ellos después de un tiempo. Esto se debe a que fueron capaces de conectar experiencias que han tenido y sintetizar nuevas cosas. Gracias a todos.
    --------------------------
    Ultrasound

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo.
    Excelente review, tal como já nos habituaste.
    Neste momento estou indeciso entre o Ambit3 Peak (sei que esta não é a versão que testaste) e o Fenix2 (creio que é o relógio que utilizas).
    Se comparar feature a feature, estou inclinado para o Fenix, a minha dúvida é que já li algumas criticas quanto ao sinal de gps (pouco preciso em zonas fechadas, com árvores ou com prédios altos, demora a obter sinal, etc.) e tenho uma má experiencia com o 910xt em relação á leitura de courses, uma das funções que mais utilizo. Podes, com a tua experiência, confirmar estas questões?
    Relativamente ao Ambit, creio que um grande handicap é não poder alterar quase nada diretamente no relógio (é necessário pc e internet).
    Obrigado pela ajuda.
    Parabéns pelo blog e pelas reviews.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André. De facto a escolha não é fácil e o diabo está nos pormenores. São 2 bons relógios em que as diferenças estão em detalhes que podem ou não ser significativos. A maior diferença está na navegação. Esquece a cena do sinal fraco etc. Dependendo do local, do dia, do entorno todos têm problemas. O Fenix2 já vai no firmware 4.1 e é agora um relógio bastante estável com poucos bugs e uma rapidez incrível a adquirir fix. Claro que ás vezes são como nós. têm dias. Escolhe com base no que precisas e em critérios que valorizes. A estética é muito diferente nos 2 e agradará a pessoas diferentes. A navegação como disse é o grande trunfo do fenix 2 com possibilidade de carregares cartografia da Garmin, mapas com todas as cidades, aldeias, as estradas e trilhos do país e do mundo, para além de carregares o teu track. Isto é muito util para quem gosta a sério de off road e de se perder por aí. O Ambit não tem nada disto. Quanto à limitação de configurares o Ambit se tiveres um iphone >4s já podes fazê-lo e se tiveres um Android 4.3 um dia destes poderás. Se não ligas a estes pormenores ficas bem servido com qualquer um deles. Escolhe pelo preço.

      Eliminar
    2. Paulo,
      ...e a autonomia? O Fenix2 tem os tais "2 a 3 vezes mais autonomia" do que o Ambit3?
      Obrigado

      Eliminar
  3. Ola Paulo. parabens pelo teu blog e pelas excelentes criticas.li atentamente os teus textos sobre os suunto..gostaria de obter a tua ajuda pois pretendo adquirir um relogio com gps mas direccionado para o ciclismo/btt..ando a namorar o ambit2 S..que me aconselhas?obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
  4. boa noite. tenho um suunto Ambit 3 Peak. estou com dúvidas e gostaria de saber se podem me ajuda. eu estou querendo adicionar no mesmo os modos esportivos por exemplo ELIPTICO, SPINING, etc. entro no site Suunto, movescount.com e na seção App zone. Seleciono esses modos e mando salvar em minha biblioteca, ai dá a resposta:Esta App está na sua biblioteca.
    ai vou no EQUIPAMENTO: Definições do Suunto Ambit3 Peak, Lá tem os modos desportivos, mas não aparecem os que estão salvos na Biblioteca. não acho o ELIPTICO, SPINING, etc. eles não teriam que aparecer para eu editar e salvar para quando sincronizar o meu relógio eles serem add no mesmo e eu poder usar esses modos? onde acho a biblioteca se não for esse procedimento? aguardo ajuda por favor. grato alexandre

    ResponderEliminar