sábado, 20 de agosto de 2016

E a banha da cobra? É uma boa ou má gordura?


E se grande parte das nossas convicções sobre boa nutrição fosse afinal uma grande treta? E se aquilo que proclamam as autoridades de saúde fosse maioritariamente placebo? Porque somos (cada vez mais) gordos? Porque insistimos em não fazer o que nos mandam? Comemos demais? Não fazemos exercício? 


E porque não liga a população ao que dizem os médicos? Nunca houve tanta informação nutricional, tanto rótulo, tanta preocupação com tanto nutriente... e tanto gordo. Cada vez aumenta mais o número de obesos e a diabetes. Porque é que o pessoal é teimoso que nem mulas? Tentamos fazer o que nos mandam e não funciona ou somos mal mandados?



Tenho lido umas coisas, percorrido algum caminho, sou um gajo inquietado. Gosto de desafiar o senso comum. Não gosto de ir por ali só porque é para ir por ali. E quando se me mete uma coisa na cabeça pago para ver. E é o que vou fazer.. Acompanhem este post que irei actualizando com o caminho que já fiz e com o que vou descobrindo enquanto experimento por mim próprio o que vou descobrindo nesta viagem. Ainda não sei bem onde este caminho me leva mas, lá está.... pago para ver.

Para já deixo-vos uma excelente reportagem do The Guardian. Foi assim que os macaquinhos me entraram no sótão.
"In the past, we only had two sources of nutritional authority: our doctor and government officials. It was a system that worked well as long as the doctors and officials were informed by good science. But what happens if that cannot be relied on?"
The Guardian - The Sugar Conspiracy




Quis publicar primeiro o artigo original para dar ênfase à fonte. O The Guardian é um dos mais respeitados diários britânicos tendo por exemplo ganho em 2014 o Prémio Pulitzer por ter divulgado a espionagem global da NSA, no que ficou conhecido como o caso Snowden. Lembram-se ou estão piores que eu? Portanto isto não são coisas propriamente publicadas em sites parvos, tipo tamuitolegal.com.

Como sei que infelizmente muita gente tem dificuldades com a língua inglesa aqui fica uma tradução colocada no blog do Dr. José Carlos Souto, médico urologista brasileiro. É um blog fantástico carregado de informação. O mais invulgar neste blog não são as centenas de comentários que cada post tem, mas sim o facto do autor do blog responder praticamente a todos os comentários. Não se percam muito pelo blog, para já. Se conseguirem ler o texto que foi publicado no The Guardian na integra,  então vocês já estão no bom caminho.

"No passado, nós só tínhamos duas fontes de autoridade nutricionais: o nosso médico e o governo. Era um sistema que funcionou bem enquanto os médicos e as autoridades estavam informados pela boa ciência. Mas o que acontece quando não se pode contar com isto?"
A conspiração do Açucar


Agora já vos posso dar uns dias para digerirem esta informação. Hà muito mais para revelar. Isto é apenas o princípio. Ainda só estamos a esgravatar a superfície e a perceber que há qualquer coisa que parece cheirar mal


Bom já vos dei tempo mais que suficiente para lerem este texto todo. Se o fizeram então devem ter ficado como eu fiquei. Epá, isto cheira mal. O que é que se passa aqui? Estão a brincar com a tropa?

Dois caminhos são possíveis agora. Isto partindo do princípio que estão a ler o que estou a escrever: ou borrifam-se para isto tudo e seguem com a vossa vida como se nada tivesse acontecido, ou então dizem “ESPERA LÁ!!!!” 
E é para os que dizem “Espera lá” que ainda vou escrever umas coisas.

Se ainda aqui estão tenho uma sugestão para vocês. Isto de ler o que um artolas escreve às tantas é chato. Por isso vejam este vídeo. O Marcolo Camargo resume em 5 minutos tudo o que investiguei até agora (e ando a tentar validar). Se depois de verem o vídeo o tema vos interessar e quiserem perceber como se chega a este vídeo e toda a ciência que está por detrás deste vídeo, e também alguma literatura (e sobretudo se gostam de ler) continuem a ler.


Agora devem fazer o que diz o Marcelo, leiam, questionem, interroguem-se, desafiem-se 

Primeiro podem ler A Marca dos Heróis. Lembram-se do Nascidos para Correr (Born to Run) Do Christopher Mcdougall? Este é novo livro dele. Conta uma história da 2ª guerra mundial e como é hábito dele, mistura uma série de temas e assuntos, muito interessantes. Um rapto de um general alemão, um feito inédito que poderá ter influenciado o curso da guerra. No mínimo fez o Hitler dar alguns murros na mesa. Tal como no Born to Run, houve um ou dois capítulos que me chamaram a atenção. Outra vez o tema da gordura?

Depois o blog do Dr. Souto, referido pelo Marcelo no vídeo, Dieta Low-Carb e Paleolítica voltou a aparecer nas malhas da minha rede de pescador da internet. Desta vez com 2 livros. O homem dizia que se só pudessem ler 2 livros na vossa vida, que lessem estes 2. Há mensagem mais forte que isto? Há inúmeros livros sobre estes temas, mas com esta mensagem estava feita a escolha.
O 1º - Porque engordamos.e o que fazer para o evitar,. não está editado em Portugal mas podem descarregar o PDF neste site. Descarreguem, imprimam, façam o que quiserem, mas leiam. Podia contar a história por detrás do livro, a motivação do autor, mas sei que isso não vos vai dar mais vontade de ler. 
Não se trata apenas de ser gordo ou magro. Trata-se da vossa saúde.
Epá LEIAM!!

Neste site podem ainda encontrar outras obras do mesmo tema em PDF. Dieta da Mente do Dr. David Perlmutter (editado em portugal com o nome Cérebro de Farinha) e Barriga de Trigo de William Davis. Que não vos falte informação.

Depois de lerem o anterior e dominarem a ciência por detrás do engordanço, nada como um manual um pouco mais prático que vos pode ajudar a mudar a vossa vida. Com os conhecimentos do livro anterior e com as orientações deste poderão facilmente mudar a vossa alimentação e também mudar a vossa vida!

Eu ainda estou a perceber onde isto me leva. Estou a testar este conhecimento. É preciso ter mente aberta. Não para crer, tipo religião. Mas infelizmente a ciência que nos é transmitida pelos media (que hoje em dia é uma coisa difusa, e de tão má qualidade) é um nado morto. 

Mas é preciso remar contra a maré, contra o (in)senso comum (que é hoje puro lixo aleatório), mesmo contra a ciência convencional. A única fonte que vão encontrar 100% fidedigna é o vosso corpo, os sinais que vos vai transmitir. Isto é algo que quem corre está habituado a ouvir e a obedecer. Porque se não fizermos o que ele nos diz rapidamente nos tramamos.
.
Neste momento têm todas as armas que precisam. Dei-vos a cana de pesca e disse-vos onde era o lago. Agora amigos, o resto está nas vossas mãos. 

Não vou perder tempo a enunciar vantagens, o que é, como devem fazer.... epa a net está cheia desses sites. Pesquisem Paleo, Low Carb, ou o site do Dr. Souto que já referi. 

Epá, é bom? É mau? Faz bem? Faz mal? Digam-me vocês. Eu só vim ver a bola.

1 comentário: