sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Revisitar os suplementos

Há quase 2 anos... medo...como o tempo passa, parece que foi ontem, escrevi um artigo sobre alguns suplementos que usava e que recomendava. Não está na altura de olhar para os últimos dados científicos disponíveis e ver se resistiram? Vamos a isso
O artigo original, para quem não se lembra era este: Suplemento ou não suplemento, eis a questão

Usando o site Examine.com vou revisitar cada um deles e ver até que ponto resistiram à passagem do tempo. 2 anos são muitos estudos, publicações e descobertas. Será que valeu a pena ou foi dinheiro deitado à rua?


Vitamina D

Diz o editor da Examine.com:

Se apenas tomarem UM suplemento para a vossa saúde e a vossa dieta for decente, provavelmente deve ser a Vitamina D. Eu recomendo vivamente que tomem Vitamina D em vez de um multivitamínico na maior parte das vezes

Quanto a este tá feito. Se quiserem vão ler todo o artigo onde tem os estudos, as interacções, os benefícios, etc. etc.

Análise da Vitamina D 

O veredicto é


Vitamina K2

A Vitamina K2 é muito importante sobretudo quando estáo a tomar Vitamina D. É tipo Batman e Robin, combatem melhor o crime em conjunto. Vejamos o que diz o pessoal da Examine.com

A dose diária recomendada de vitamina K é suficiente para suportar uma coagulação do sangue saudável. Níveis mais elevados de vitamina K, no entanto, oferecem benefícios para a saúde cardiovascular e dos ossos. Infelizmente é difícil obter níveis elevados de vitamina K apenas da comida.

Os níveis óptimos de vitamina K estão associados a uma melhoria na circunferência e diâmetro dos ossos. A vitamina K também pode proteger a saúde cardiovascular. Reduz a calcificação e endurecimento das artérias, o que reduz o risco de mortalidade relacionada com o sistema cardiovascular.

A vitamina K é muitas vezes usada em conjunto com a vitamina D, dado que a vitamina D também suporta a saúde dos ossos. De facto, trabalham em conjunto melhorando os efeitos de cada uma.

O editor termina dizendo que recomenda que se tome vitamina K a não ser que haja uma razão obvia para não o fazer (ex. estar a fazer uma medicação anti-coagulante).

Da minha parte e até porque tomo vitamina D, continuo rendido à vitamina K.

Análise da Vitamina K

O veredicto é


Glucosamina, Condroitina e MSM

Coloco as 3 substâncias juntas porque normalmente muitos suplementos conjugam 2 ou mesmo as 3. Até parece aquelas cenas em que, não sendo certo o efeito benéfico de cada uma então misturamos as 3, pode ser que dê mais qualquer coisa...
"Não leva 2... leva 3... e não paga mais por isso..."
A Glucosamina a Condroitina e o MSM são daquelas substancias que já atingiram uma notoriedade tal que quase toda a gente que corre já ouviu falar, tomou ou está a tomar. Inclusive eu. E o que dizem os estudos e o Examine.com?


Quanto à Glucosamina há um reconhecimento da sua acção na redução da taxa de degradação do colagénio e nos sintomas de osteoartrite. O suplemento é seguro e embora não cure a oesteoartrite reduz a progressão da doença. A oesteoartrite é uma doença das articulações que resulta da degeneração da cartilagem e do osso subjacente. Ver wikipedia neste link

O unico problema é que os efeitos são ligeiros, ou seja, melhor que nada. É fraquinho....mas é o que há.

Quanto à Condroitina, várias meta-análises recentes (estudos que investigam outros estudos) descobriram que a maioria dos estudos que mostravam benefícios estavam mal concebidos ou sujeitos a possíveis erros estatísticos (devido ao reduzido número de participantes). Estudos com mais participantes (que são tidos como mais credíveis) tendem a mostrar que não existem benefícios com a suplementação de Condroitina ou Glucosamina, isoladas ou combinadas. Mau....!

Embora muitas pessoas refiram benefícios de usar este suplemento (especialmente em conjunto com a Glucosamina), a literatura científica actual não valoriza muito estes 2 suplementos. No entanto a página da Examine.com está marcada como "em atualização" dado que ainda estão a compilar resultados. 

O MSM pode ajudar nos casos de deficiência de enxofre ou dar algum apoio na síntese do colagéneo e defesa contra a oxidação. No combate aos sintomas de osteoartrite está ao nível da Glucosamina.

Vou deixar uma recomendação "à pele" porque há imensa gente que jura por estes suplementos e mesmo que não resolvam também não agravam e sempre fazem qualquer coisa (nem que seja o efeito placebo que vos leva a continuar e ultrapassar as dores e as limitações).

Análise da Glucosamina
Análise da Condroitina
Análise do MSM

Aprovado mas em observação:


Omega 3

Suplementar com Omega 3 é desnecessário se consumirem peixe gordo suficiente. No verão talvez seja mais provável, pelo menos para mim com a quantidade avassaladora de sardinhas que consumo. Por falar nisso parece que em 2018 a coisa vai piar fino no que respeita a sardinhas... adiante.
Mas fora dessa época é pouco provável que consiga consumir quantidades sequer minimamente suficientes.

O Omega 3 tem uma série de benefícios para a saúde principalmente pelo equilíbrio que pode proporcionar entre ácidos gordos Omega 6 e Omega 3 no organismo, como complemento a uma dieta normalmente rica em Omega 6 (carne vermelha, ovos, etc.)

São inúmeros os benefícios e interacções que suplementar com Omega 3 produzem. Não vou entrar em detalhes. Apenas ressalvar que diminui fortemente os triglicéridos mas também aumenta o colestrol. Portanto há que ter em atenção as doses.

Uma nota adicional para que usem óleo de krill e não óleo de peixe como fonte de Omega 3. O óleo de krill tem uma maior taxa de absorção e assim conseguem o mesmo efeito com apenas 2/3 da dose equivalente de óleo de peixe.

Se precisam de detalhes sobre doses e benefícios leiam detalhadamente a informação do site nos links seguintes.

Análise do Óleo de Peixe
Análise do Óleo de Krill

O veredicto é



Atenção

Este artigo não pretende ser um incentivo à toma de suplementos. A minha única recomendação é que garantam sempre que primeiro têm uma dieta adequada, bem como níveis de exercício físico, sono e descanso em condições, antes de se preocuparem com qualquer suplementação
O objectivo do presente artigo é descrever e analisar de forma crítica os suplementos que tomo e porquê. Não recomendo que tomem nenhum em particular, ou todos. Deverão ser vocês, sozinhos ou com apoio adequado, a optar por suplementarem ou não a vossa dieta.
As marcas e suplementos representados são meramente ilustrativos e correspondem às minhas opões. No site da Prozis têm inúmeras outras marcas, preços e dosagens.


Análises

Não se esqueçam de fazer análises regularmente para controlarem como está o vosso motor. Nem tudo aparece nas análises, obviamente, mas algum valor fora dos parâmetros pode dar indicação que algo está mal e precisa de ser ajustado. Nem sempre conseguimos ouvir e compreender o que o nosso corpo nos tenta transmitir. Fazer análises e controlar os principais indicadores é meio caminho andado para garantirmos que estamos de facto bem de saúde.


Onde comprar

Já sabem que a Prozis é um local de confiança onde encontram sempre um serviço excepcional bem como bons preços. Comparem os preços e se acharem que vale a pena comprem na Prozis. É uma empresa 100% portuguesa. Se o fizerem podem usar o código LUNARES10 quando forem pagar e terão 10% de desconto em todos os produtos da loja.

Sem comentários:

Enviar um comentário