terça-feira, 24 de outubro de 2017

Examine senhor, examine!

A nutrição é uma área tão interessante quanto inexata. Já se sabe que se perguntarem a mesma coisa a 10 nutricionistas vão provavelmente obter 12 respostas diferentes; alguns até vos darão 2 respostas diferentes, uma de manhã e outra à tarde. Não estou a dizer mal dos nutricionistas, são eles próprios que fazem esta afirmação para enfatizar o facto de que a nutrição não é bem matemática, nem sequer um pronto a vestir.
Na realidade os organismos vivos são seres com um funcionamento tão complexo e com tantas inter-dependências (e não estou a falar da cabeça sequer) que qualquer alteração nos processos que os fazem funcionar tem infinitas repercussões. Some-se a isto tudo o facto de cada ser humano ser único, se considerarmos também o seu dia-a-dia, actividade física, doenças ou limitações, etc. etc.

Portanto e como o que é bom para uns não funciona para outros, as recomendações sobre o que devem ou não comer, fazer, suplementar, é um alvo em constante movimento.

Assim recorrem-se aos estudos, tenta-se perceber como reagem grupos de pessoas a determinados comportamentos ou substancias. Mas por mais bem intencionados que sejam esses estudos, muitos chegam a concluões.... que vêm mesmo a calhar.... ou então contradizem o outro estudo. E de estudo em estudo, a malta às tantas dá um nó. E lá se vai a credibilidade da coisa.

Então mas o que se deve tomar? O que é mais saudável? O que me faz mal?

A internet por si só não é solução. O Google é nosso amigo, mas em 20 milhões de links, em qual confio? Uns dizem que sim, outros que não.... Raios parta a overdose de informação!!!!

E se houvesse um site que reunisse informação atualizada sobre todos os suplementos, estudos e ensaios, evidências, sumarizasse e tivesse disponível toda essa informação para consulta fácil, e sobretudo não tivesse publicidade manhosa e não quisesse vender-me... suplementos, claro?

Há excelentes sites na internet (a dificuldade é saber quais são credívies) mas parece-me que acabei de tropeçar num deles. Uma excelente fonte de informação sobre nutrição, liderado por malta jovem e bem formada, com opiniões fundamentadas e cabeças arejadas (não de ocas, mas sem cheiro a bafio nem teias de aranha)

Quer os artigos de nutrição neste link, quer a lista de suplementos e toda a informação científica sobre os mesmos neste link parece-me extremamente interessante e recomendo totalmente.

De agora em diante esta vai ser uma fonte de referência, principalmente para pesquisa e análise de evidências dos suplementos que uso e que recomendo.

Que me dizem os especialistas e entusiastas do tema? Deixem as vossas opiniões nos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário