sábado, 21 de abril de 2018

Picos de Europa - 3 Macizos - 3 dias


120Km com 9000 D+ para fazer em 3 dias. Que comecem os planos!


No link seguinte está descrito o percurso entre os vários refúgios, de forma simplificada, bem como os tempos de trekking entre cada um. Uma boa introdução ao tema.

Link original em espanhol ou Traduzido pelo Google para portunhol

Como referido no texto, os Picos da Europa têm várias particularidades que os tornam únicos, entre as quais, a dureza do percurso, os gigantescos desníveis, muitos percursos não estão marcados e são totalmente selvagens, os nevoeiros e o mau tempo súbito, entre muitos outros, o que torna esta aventura tudo menos fácil. Basta ver pelas 12h diárias para cerca de 40 Kms. Esta é uma aventura que exige uma excelente forma. A margem para falhar é muito pequena pois praticamente será necessário aproveitar totalmente o dia e ao mínimo engano no percurso fica em risco a possibilidade de pernoita no local planeado.

Será também de participação muito limitada mas se estás interessado em vir connosco manifesta-te nos comentários do artigo. Pode ser que haja uma vaga.

Na tabela seguinte o resumo dos tempos e distâncias entre cada ponto e uma primeira sugestão para cada dia.
Há vários tracks disponíveis na net. O do site El Anillo de Picos parece fiável e completo e é uma boa referência. Aqui fica o link direto para o track

Mapa do percurso

O mapa com o percurso vai ser material obrigatório portanto o melhor é pensarem em ir comprando. A partir deste link o processo é simples. O mapa é o P27 e custa 5€ (7,25€) já com envio para Portugal. É um valor razoável e um complemento imprescindível para o track GPS, que também deverão levar no relógio ou num GPS mais evoluído.






Próxima iteração será para calcular as altimetrias parciais e diárias.
Daqui em diantes os detalhes serão combinados apenas entre os participantes.
Siga para os preparativos!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. A janela para se fazer os 3 maciços com alguma garantia é muito pequena. A data não está fechada e será acertada em cima do acontecimento. Algures na 2ª quinzena de Agosto, em função do tempo, disponibilidade etc.

      Eliminar
  2. Há aqui dois interessados, ficamos à espera de mais detalhes ;)

    ResponderEliminar
  3. https://twitter.com/pnpires/status/989997575536349184

    ResponderEliminar
  4. Não sei se consigo ir mas estou interessado. Ainda é cedo para termos datas definitivas, certo?

    ResponderEliminar