terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Recovery drinks? Muuuuuuuuuuuuu!!!!




Não é grande novidade que o leite é uma excelente bebida, mesmo tendo em conta as ultimas modas de o demonizar e atribuir-lhe a causa de quase todos os malefícios da humanidade. Desde que o tolerem bem e o consumam em quantidades moderadas, acaba por ser um produto como tantos outros.
Aliás, dado que o leite serve para produzir queijo, essa dádiva divina, está longe de ser um produto banal. Por mais dietas que inventem e razões de saúde para não o consumirmos, uma grossa fatia de bom queijo da serra (ok, é de ovelha) ridiculariza todos os estudos e idiotices pegadas.

Arrumada esta questão, passemos ao que interessa. Não é novo, mas dá sempre jeito. Sabiam que o leite é no mínimo igual, senão superior a qualquer bebida recuperadora XPTO?

Segundo esta meta-análise publicada no European Journal of Sport Science o leite de vaca é uma excelente bebida de recuperação, ao nível ou melhor que a maioria dos produtos industriais específicos para o efeito, com um custo muito inferior. E obviamente é um produto natural e não mega ultra processado. 

O leite está disponível em todo o lado, não precisam de comprar online no site X, tem vários níveis de gordura,  desde o magro (∼0.3 g/100 mL) ao gordo (∼3.7 g/100 mL),.tem alguns hidratos de carbono (4.7–5.0 g/100 mL) e proteínas (3.6–3.7 g/100 mL). É aproximadamente isotónico e a mistura de proteínas de alta qualidade, hidratos de carbono, água e micronutrientes (por ex. sódio) tornam-no um óptimo recuperador em inúmeras situações.

Os investigadores analisaram as suas qualidades nos seguintes aspetos:
- síntese de proteína muscular (ajudar a reconstruir o músculo)
- resíntese do glicogénio (recarregar os musculo e o fígado a partir dos hidratos de carbono)
- rehidratação (repor a água perdida no suor)
- gestão da dor muscular pós exercício (gestão do empeno)
- gestão do balanço energético (melhor gestão do apetite no pós treino)


Bom, não vos maço mais, fica a ideia. Se quiserem mais informação, vão ler o estudo em pormenor, esmiucem os estudos referidos, investiguem até à 5ª casa. Na duvida experimentem e vejam se funciona. Quanto ao facto de ter ou não sabores, tipo chocolate, ou aditivos, fica ao vosso critério. Há seguramente mais uma data de estudos para isso. Mas digamos que o produto de base já é uma boa aposta.

Meia litrosa depois de uma boa corrida e ficam aviados.

Por isso vos digo, recovery drinks?  Muuuuuuuuuu!!!!!!!!

1 comentário:

  1. Pois tenho testado este recovery e só posso dizer que é excelente. Costumo fazer os treinos mais longos em jejum e no final o leite sacia, tira a sede e chega perfeitamente para me aguentar até à hora de almoço sem qualquer fome. Está encontrado uma utilização para o leite que ultimamente mal bebia, pelo menos na sua forma mais simples, porque iogurte grego e queijos têm lugar marcado na minha alimentação

    ResponderEliminar