sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Stayaway Burrice - uma polémica oca


Depois de ouvir alguns opinion-makers da nossa praça dizerem as maiores burrices e barbaridades acerca da aplicação Stayaway Covid, como analista de segurança não podia ficar indiferente e vou deixar-vos algumas orientações mais razoáveis

O que está errado com a App Stayaway Covid ?

Tecnicamente, nada. Em termos de proteção e sigilo individual, nada. O que faltou foi apenas divulgação, informação, esclarecimento, campanhas, apostar ainda mais em divulgar números, incentivos para instalar, etc. Obviamente a obrigatoriedade de instalação (e respetiva fiscalização) é uma parvoíce, cujo único benefício se traduz na indignação dos ignorantes gerar burburinho e levar mais algumas pessoas a instalar. 

Estas coisas devem ser feitas pela positiva e não pela, obviamente impossível, obrigação. Era muito mais útil os media e os telejornais darem número diários, incentivarem à instalação, ajudarem a esclarecer e evitar a ignorância coletiva, a existência de mitos e palermices. Mas se calhar não vende tanto nem é tão chocante.

O que está certo com a App Stayway Covid ?

A aplicação foi desenvolvida por entidades acima de qualquer suspeita e de acordo com as melhores práticas de proteção de identidade. Ninguém vai saber nada acerca de vocês ou da vossa vida (que não possa já saber de muitas outras formas). Além disso quem são vocês para acharem que a vossa vida tem algum interesse? Fiquem tranquilos. Não vou explicar como funciona a aplicação. Isso está explicado no site stayawaycovid.pt 

Acho que deviam ler bem para que serve a aplicação e todos deviam instalar para ajudar a controlar os focos que vão surgir, para vossa proteção e sobretudo para proteção dos mais frágeis.

Esta aplicação pode ajudar a minimizar os problemas que aí vêm com a chegada do Inverno. Deviam pensar nos que podem salvar com o vosso gesto e não em invenções parvas de quem nada percebe do assunto. 

Conclusão

Esqueçam as habituais indignações dos ignorantes do costume e as teorias da conspiração sobre controlar o que quer que seja da vossa vida. Têm um telefone Android, ou Iphone ? E estão preocupados com alguém poder seguir os vossos passos, saber o que fazem, o que gostam, onde vão ? A sério ? 

Desistam. A Apple, a Google, o Facebook e centenas de outras empresas processam e tratam diariamente dados de milhares de milhões de pessoas entre as quais vocês, felizes proprietários seja de que smartphone for. Tenham ou não permitido a partilha da vossa localização, etc. etc.

Somos todos ovelhas nesta sociedade do século XXI.

Quem não quiser, só tem uma hipótese: fazer como o Conan Osíris, partir o telemóvel e ir viver para uma caverna. 

Deixo-vos com duas reportagem impressionantes do New York Times. Se estão de facto preocupados com a vossa privacidade e com a tal aplicação "altamente demoníaca", então têm de ler. Garanto que vão adorar, senão vejam só os bonecos, o grafismo e as animações são fabulosas. Tudo o que vão ver foi inferido de dados totalmente anónimos de smartphones de pessoas como vocês (em pânico com o raio da App do Covid) 

Em 2018 era assim:


Para quem não está à vontade com o inglês pode sempre ler uma versão traduzida pelo Google


Ah e tal mas isto era em 2018... depois melhorou tudo, certo? Vamos ver em 2019



Já leram ? Pois é... não melhorou lá grande coisa não é.... LOLOLOL

Pronto, então agora vão lá instalar o raio da App Stayaway Covid e deixem-se de parvoíces. É bem melhor que o Candy Crush ou o Facebook. Pelo menos serve para alguma coisa.

Fiquem bem!

8 comentários:

  1. Por lapso apaguei o comentário de a.marga que diza:
    Alguém (muita gente) devia ler isto...
    Peço desculpa pelo lapso e aproveito para comentar que isso já não depende de mim. Escrevi a minha opinião e disponibilizo formas fáceis de a partilharem. Mais não consigo. Obrigado pelo comentário. Sempre bem vinda a opinião de quem se dá ao trabalho de a manifestar e peço novamente desculpa por ter inadvertidamente apagado em vez de publicar.

    ResponderEliminar
  2. Eu já gostei do candy crush, ok? :)

    Eu tenho a app instalada quase desde o inicio por isso só não acho esta polémica oca pelo facto de o nosso senhor PM se lembrar que seria uma boa ideia, quiçá brilhante de ofuscante, ela se tornar de uso obrigatório mesmo que seja em casos específicos.

    Não por questões de privacidade, caso contrário não a tinha instalado e também não tenho ilusões sobre essa mesma privacidade para quem tem um "smartphone" (ainda fico espantado pela rapidez dos mails da amazon após uma qualquer conversa ou pesquisa aleatória) mas porque se o funcionamento da app não foi correctamente explicado, se quem teve um teste positivo opta por não inserir o código respectivo, ou sequer se o recebe não é com obrigatoriedades que lá vamos.

    Enfim, como bem escrito, assim se torna uma boa ideia em mais um bode expiatório e incompreendido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que esta ideia peregrina da obrigatoriedade é só para fazer falatório... Já dizia o Andy Warhol...

      Mesmo faltando melhorar alguns aspetos e mesmo que haja duvidas da real capacidade da aplicação ajudar a detetar e controlar os surtos, é melhor o pessoal ter aquilo instalado. Instalamos tantas coisas inúteis, esta pode vir a ser útil.

      Eliminar
    2. Sim, sim, de acordo, não há má publicidade (pensava que era do Dalí...)

      Aliás, regra básica de qualquer negociação, apresenta-se uma proposta tão inadaptada, que se negoceia até ao objectivo previsto e inicial e assim até parece que houve cedências.

      Não por caso o número de downloads (não são divulgadas, que eu saiba, as estatísticas de utilização) subiu em flecha e já hoje está nos jornais que caiu a opção de obrigatoriedade.

      Eliminar
    3. O Warhol na realidade dizia: falem bem de mim ou mal de mim, mas falem de mim. Vai dar ao mesmo :)

      Eliminar
  3. Concordo em absoluto com este artigo tão bem escrito!

    Um abraço

    ResponderEliminar