
E se grande parte das nossas convicções sobre boa nutrição fosse afinal uma grande treta? E se aquilo que proclamam as autoridades de saúde fosse maioritariamente placebo? Porque somos (cada vez mais) gordos? Porque insistimos em não fazer o que nos mandam? Comemos demais? Não fazemos exercício?
E porque não liga a população ao que dizem os médicos? Nunca houve tanta informação nutricional, tanto rótulo, tanta preocupação com tanto nutriente... e tanto gordo. Cada vez aumenta mais o número de obesos e a diabetes. Porque é que o pessoal é teimoso que nem mulas? Tentamos fazer o que nos mandam e não funciona ou somos mal mandados?
Tenho lido umas coisas, percorrido algum caminho, sou um gajo inquietado. Gosto de desafiar o senso comum. Não gosto de ir por ali só porque é para ir por ali. E quando se me mete uma coisa na cabeça pago para ver. E é o que vou fazer.. Acompanhem este post que irei actualizando com o caminho que já fiz e com o que vou descobrindo enquanto experimento por mim próprio o que vou descobrindo nesta viagem. Ainda não sei bem onde este caminho me leva mas, lá está.... pago para ver.
Para já deixo-vos uma excelente reportagem do The Guardian. Foi assim que os macaquinhos me entraram no sótão.

The Guardian - The Sugar Conspiracy
Quis publicar primeiro o artigo original para dar ênfase à fonte. O The Guardian é um dos mais respeitados diários britânicos tendo por exemplo ganho em 2014 o Prémio Pulitzer por ter divulgado a espionagem global da NSA, no que ficou conhecido como o caso Snowden. Lembram-se ou estão piores que eu? Portanto isto não são coisas propriamente publicadas em sites parvos, tipo tamuitolegal.com.
Como sei que infelizmente muita gente tem dificuldades com a língua inglesa aqui fica uma tradução colocada no blog do Dr. José Carlos Souto, médico urologista brasileiro. É um blog fantástico carregado de informação. O mais invulgar neste blog não são as centenas de comentários que cada post tem, mas sim o facto do autor do blog responder praticamente a todos os comentários. Não se percam muito pelo blog, para já. Se conseguirem ler o texto que foi publicado no The Guardian na integra, então vocês já estão no bom caminho.

Agora já vos posso dar uns dias para digerirem esta informação. Hà muito mais para revelar. Isto é apenas o princípio. Ainda só estamos a esgravatar a superfície e a perceber que há qualquer coisa que parece cheirar mal
Bom já vos dei tempo mais que suficiente para lerem este texto todo. Se o fizeram então devem ter ficado como eu fiquei. Epá, isto cheira mal. O que é que se passa aqui? Estão a brincar com a tropa?
Dois caminhos são possíveis agora. Isto partindo do princípio que estão a ler o que estou a escrever: ou borrifam-se para isto tudo e seguem com a vossa vida como se nada tivesse acontecido, ou então dizem “ESPERA LÁ!!!!”
E é para os que dizem “Espera lá” que ainda vou escrever umas coisas.
Se ainda aqui estão tenho uma sugestão para vocês. Isto de ler o que um artolas escreve às tantas é chato. Por isso vejam este vídeo. O Marcolo Camargo resume em 5 minutos tudo o que investiguei até agora (e ando a tentar validar). Se depois de verem o vídeo o tema vos interessar e quiserem perceber como se chega a este vídeo e toda a ciência que está por detrás deste vídeo, e também alguma literatura (e sobretudo se gostam de ler) continuem a ler.
Agora devem fazer o que diz o Marcelo, leiam, questionem, interroguem-se, desafiem-se
Primeiro podem ler A Marca dos Heróis. Lembram-se do Nascidos para Correr (Born to Run) Do Christopher Mcdougall? Este é novo livro dele. Conta uma história da 2ª guerra mundial e como é hábito dele, mistura uma série de temas e assuntos, muito interessantes. Um rapto de um general alemão, um feito inédito que poderá ter influenciado o curso da guerra. No mínimo fez o Hitler dar alguns murros na mesa. Tal como no Born to Run, houve um ou dois capítulos que me chamaram a atenção. Outra vez o tema da gordura?
Depois o blog do Dr. Souto, referido pelo Marcelo no vídeo, Dieta Low-Carb e Paleolítica voltou a aparecer nas malhas da minha rede de pescador da internet. Desta vez com 2 livros. O homem dizia que se só pudessem ler 2 livros na vossa vida, que lessem estes 2. Há mensagem mais forte que isto? Há inúmeros livros sobre estes temas, mas com esta mensagem estava feita a escolha.

Não se trata apenas de ser gordo ou magro. Trata-se da vossa saúde.
Epá LEIAM!!
Neste site podem ainda encontrar outras obras do mesmo tema em PDF. Dieta da Mente do Dr. David Perlmutter (editado em portugal com o nome Cérebro de Farinha) e Barriga de Trigo de William Davis. Que não vos falte informação.
Eu ainda estou a perceber onde isto me leva. Estou a testar este conhecimento. É preciso ter mente aberta. Não para crer, tipo religião. Mas infelizmente a ciência que nos é transmitida pelos media (que hoje em dia é uma coisa difusa, e de tão má qualidade) é um nado morto.
Mas é preciso remar contra a maré, contra o (in)senso comum (que é hoje puro lixo aleatório), mesmo contra a ciência convencional. A única fonte que vão encontrar 100% fidedigna é o vosso corpo, os sinais que vos vai transmitir. Isto é algo que quem corre está habituado a ouvir e a obedecer. Porque se não fizermos o que ele nos diz rapidamente nos tramamos.
.
Neste momento têm todas as armas que precisam. Dei-vos a cana de pesca e disse-vos onde era o lago. Agora amigos, o resto está nas vossas mãos.
Não vou perder tempo a enunciar vantagens, o que é, como devem fazer.... epa a net está cheia desses sites. Pesquisem Paleo, Low Carb, ou o site do Dr. Souto que já referi.
Epá, é bom? É mau? Faz bem? Faz mal? Digam-me vocês. Eu só vim ver a bola.
Mais uma excelente análise. Mts parabéns Paulo.
ResponderEliminar