quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Fast Wing - Compacto e leve




Nem sempre precisamos de um casaco à prova de tudo e mais umas botas. Os casacos impermeáveis e respiráveis são fundamentais quando corremos o risco de poder enfrentar uma tempestade, sobretudo na montanha. Mas embora algumas provas os exijam dada a imprevisibilidade do tempo e a duração das mesmas, a verdade é que nos treinos do dia a dia ou em provas mais curtas um casaco impermeável estará sobre dimensionado. 


Ou compram um modelo de topo de uma boa marca ou então um bom casaco impermeável será sempre mais pesado, mais volumoso, e por mais que o tecido tenha alguma respirabilidade, será sempre muito mais quente que um simples corta vento. É o que acontece com o meu actual impermeável, o Ronhill Vizion Storm. Ocupa algum volume e não é super leve. Claro que também não custa o mesmo que um casaco de topo...

Mas este Fast Wing da Salomon é uma excelente proposta. Com pouco mais de 100 gramas, arruma-se na sua própria bolsa e ocupa um volume que cabe na palma da mão. É mais do que suficiente para treinar em dias de mau tempo desde que não esteja a chover torrencialmente. Protege do vento e irá conferir algum nível de protecção contra chuva fraca ou de curta duração. Claro que não é o casaco ideal para suportar mau tempo em alta montanha, sobretudo numa prova em que poderão passar horas seguidas debaixo de chuva intensa.

Mas é o companheiro ideal para ir na mochila naqueles treinos longos em que não se sabe se vai chover. O capuz com um sistema de elástico dispensa o habitual cordão de ajuste. Mantem-se no lugar mesmo com vento. As mangas prendem-se nos polegares para evitar que subam pelos braços e confere assim maior protecção. O bolso do peito permite passar o cabo de uns headphones pode dentro. Assim pode-se levar o mp3 convenientemente no bolso do casaco sem ter de passar o cabo pelo fecho. Se assim fosse, com alguma chuva, corria-se o risco de a água entrar escorrendo pelo cabo.

Quando se veste fica-se com a sensação de que mal se vestiu alguma coisa, tal a sua leveza. Os unicos pontos que melhorava neste corta vento têm a ver com o facto de se poder guardar no bolso do próprio casaco. Dá a sensação que o casaco não foi pensado para se guardar no bolso. Isto porque o fecho do bolso não é reversível e fica difícil de manobrar quando se guarda o casaco no bolso e se fecha o mesmo. Seguindo esta ideia de guardar o casaco no seu próprio bolso falta um elástico para prender à cintura ou mesmo no punho ou no braço. Mas estes são aspectos pouco relevantes porque mesmo que esta característica não estivesse pensada é perfeitamente possível de a usar.

Este é portanto o meu casaco de eleição a não ser que tenha de ir treinar debaixo de chuva intensa ou que vá para um ultra trail com previsão de chuva ou que a organização obrigue à utilização de um casaco impermeável.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Hoje em dia com a net não é simples falar em preços. Depende das lojas das promoções dos cupões dos portes, etc. O preço não é o argumento da Salomon. Os produtos são fabricados sem essa limitação. Tens a garantia que estás a comprar um excelente produto concebido com os melhores materiais e pensado e desenhado por atletas. A resposta à 2ª pergunta terá sermpre de ter em conta a valorização que se faz destes factores dado que haverá sempre produtos de outras marcas que competem precisamente pelo factor preço.

      Eliminar