sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Omega 3 - O poder da peixarada



O Omega 3 tem tido imensa visibilidade ultimamente e todos os que se preocupam com o que comem, já ouviram falar dele. Há todo o tipo de alimentos ricos em Omega 3, desde produtos lácteos passando por ovos, bolachas e toda uma gama sem fim.

Basicamente onde se pode meter gordura pode-se meter uma gordura poli-insaturada como o Omega 3 e com isso beneficiar, quer o consumidor, pois de facto esta gordura é mais saudável, quer o fabricante que pode cobrar um preço superior pelos seus produtos junto de quem é sensível a fazer uma alimentação mais saudável.

Suportado em inúmeros estudos, é um facto que o Omega 3 é benéfico para o nosso sistema cardiovascular. Mas não fica por aí. Diminui o colesterol (mau, aumentando o bom), regula a pressão arterial, é bom para a visão, para o cérebro, combate a depressão e muito mais. Sem duvida que todos estes benefícios são importantes e não podem ser desprezados, mas também para quem corre há um benefício muito interessante: combate a inflamação e contribui para uma rápida recuperação, sobretudo naqueles períodos de treinos e cargas mais intensas.

O Omega 3 está naturalmente presente em vários alimentos sendo os mais interessantes os peixes de água fria, tais como sardinha, salmão, atum e cavala. A cavala devido ao seu baixo custo é uma excelente alternativa. Como dificilmente conseguiremos comer a quantidade de peixe diária que nos proporciona uma razoável quantidade de Omega 3, a suplementação pode ser uma alternativa ou um complemento interessante.

Na verdade o Omega 3 é uma família de 3 tipos ácidos gordos poli-insaturados:

- EPA (ácido ecosapentaenóico).
- DHA (ácido docosaexaenoico).
- ALA (ácido alfa-linolênico).

O EPA e o DHA são um tipo de Omega 3 normalmente encontrados em peixes, como salmão e sardinha, enquanto o ALA é um tipo de Omega 3 existente nas carnes, soja, óleos vegetais e alimentos tais como óleo de linhaça, nozes, sementes de chia e sementes de cânhamo.

O nosso organismo é capaz de converter o ALA  em EPA e DHA, que são ácidos gordos essenciais ao funcionamento normal do nosso organismo.

Se para uma pessoa normal são aconselhadas pelo menos 2 refeições semanais de peixes ricos em Omega 3 (sabemos bem que dificilmente são cumpridas) para quem treina arduamente e consome calorias como se não houvesse amanhã, os valores são claramente superiores.

Experimentei recentemente o Omega 3 Ultra Concentrado da Crossgen e notei uma clara melhoria na recuperação de treinos longos, provavelmente pela ajuda no controlo da inflamação e na recuperação muscular. Era algo que não conhecia mas que me parece muito interessante como suporte na nutrição dos treinos para provas de Ultra Trail, 

Este produto da Prozis tem de facto valores de EPA e DHA muito acima do que se pode encontrar noutras marcas, pelo que poderá ser uma excelente alternativa como suplemento;
- 3423mg de Omega3 dos quais
- 1712mg de EPA e
- 685 mg de DHA

Experimentem incluir o Omega 3 na vossa suplementação e vejam se notam os benefícios que refiro. Se notarem antes alguns dos efeitos secundários desagradáveis tais como  náuseas, diarreia, cólicas abdominais, excesso de gases e hálito com cheiro de peixe, o melhor é reduzirem a dose, ou treinarem mais. Eu não notei nenhum destes efeitos.

2 comentários:

  1. Só não percebo como metem ómega 3 nos ovos, os ovos são o alimento com maior nível de mau colesterol...
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para obter ovos com Omega 3 basta alimentar as galinhas com uma alimentação específica para isso, sementes de linhaça, óleo de peixe, etc.
      Os ovos não têm mau colestrol. Quem tem mau colestrol são as pessoas que têm uma má alimentação. Os ovos são um excelente alimento e não fazem aumentar o colestrol. Pelo contrário. Ver o meu ultimo artigo.

      Eliminar