terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Análises da caverna


Há quem tenha médico. Eu não tenho médico. Ah e tal vá ao seu médico. Qual médico? Eu não tenho médico! Não tem? (como se fosse pecado) Eu não? É preciso ter um médico? Para quê? Se precisar de qualquer coisa marco uma consulta. Mas não tem um médico de família? Sei lá. O que é isso? Uns tipos que vivem nos centros de saúde? Cruzes, não tenho nada disso. Nem me aproximo muito do centro de saúde. No máximo passo à porta a correr.


Mas tenho a consulta anual da medicina do trabalho. Sim, já estou como o meu carro, todos os anos tenho de ir à inspecção. E aí sim, a médica que analisa os exames é fantástica. Como não há grande coisa a dizer dos valores que costumo ter, passamos a maior parte do tempo a falar da corrida e da influência que a mesma tem nalguns parâmetros, ou na forma como o corpo se adapta e as diferenças que tem quem pratica muito desporto. É o mais próximo que tenho de ter um médico. E gosto imenso deste check- up anual. A médica também gosta muito de ouvir histórias de corridas. 

Eu aprendo sempre coisas novas e fico contente quando me sugere suplementos que já costumo tomar regularmente. Coisas como glucosamina, vitamina-D, ZMA, etc. Não sei se os outros médicos são assim mas felizmente esta é.

Se este post parecia inicialmente um daqueles em que o pessoal se vangloria de nunca ir ao médico, não é. Não façam isso. Se andam a dar no duro nos treinos façam análises  e exames regularmente e mostrem a um médico que vos possa aconselhar. É a única forma de saberem se a máquina está a funcionar bem. Por vezes há pequenos ajustes que têm de ser feitos. Erros que se estão a cometer, normalmente com a alimentação, que quando são detectados tardiamente acabam em graves deficiências, paragens e recuperações que levam meses. Seguramente muitos de vós se identificam com isto que vos digo e pagaram o preço mais caro. Não brinquem com o vosso corpo.

Desta vez as análises revelaram 2 factos, Por um lado a minha alimentação dos ultimos meses, que reduziu drasticamente os hidratos de carbono e aumentou a gordura, Low Carb High Fat, só teve impacto positivo no meu colestrol. A médica elogiou a ligeira subida do HDL, o LDL também um pouco mais alto mas com os triglicéridos baixos. Os restantes valores estavam dentro do esperado. De realçar o facto da vitamina D estar dentro dos valores recomendados, no entanto está perto do limite inferior, mesmo com a suplementação que faço. Imagino os baixos níveis de quem apanha pouco sol e não faz sumplementação.

Por outro lado, embora os valores da hemoglobina e do hematrócito estivessem dentro dos limites normais, o facto de estarem junto ao limite inferior levou a médica a sugerir uma suplementação de ferro. Principalmente também devido ao facto de correr muito e ainda por cima actualmente com uma carga de treinos crescente. Como gosto de perceber bem estas questões e ouvir vários pontos de vista, mesmo com o seu conselho, fui ler um pouco sobre a hemoglobina e a corrida.

Percebi que é normal o treino fazer baixar um pouco estes parâmetros devido principalmente ao aumento do volume de plasma. Embora haja um aumento de glóbulos vermelhos, o aumento do plasma é superior e influencia negativamente os outros parâmetros. Portanto é normal que os valores dos corredores sejam um pouco mais baixos do que uma pessoa que não treine regularmente.

Ainda assim e dado que a suplementação me foi sugerida por uma médica vou fazer uma temporada após a qual irei novamente fazer análises para perceber qual a evolução que ocorreu nestes parâmetros. Espero também perceber, ao fim de algumas semanas, se noto alguma melhoria no desempenho dos treinos que, com o aproximar da maratona, vão aumentando de intensidade.

Obviamente não vos recomendo que façam suplementação de ferro sem fazerem análises e falarem com o vosso médico. Uma leve anemia pode ocorrer quando nos dedicamos mais a sério à corrida mas descuramos uma alimentação cuidada. Como somos todos diferentes é fundamental perceberem como está a vossa máquina antes de fazerem qualquer tentativa de optimização, e nunca sem aconselhamento especializado.

Mas o que podem e devem fazer caso necessitem de qualquer suplemento é recorrerem à Prozis pois podem confiar no serviço e na qualidade dos seus produtos.

Não se esqueçam que podem usar o código LUNARES10 para terem 10% de desconto em todos os produtos da loja. 

Sem comentários:

Enviar um comentário