quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Toubkal - o ponto mais alto do norte de África (4167m)


O Toubkal não é o cume mais alto de África mas é seguramente o mais acessível, quer para um principiante de montanhismo, quer financeiramente, devido à proximidade e facilidade em chegar à sua base, Imlil, a partir de Lisboa. Como muito bem sabem todos os que já foram ao Ultra Trail Atlas Toubkal.
Cume do Toubkal 4167m

O acesso ao cume é feito por trilhos e a única dificuldade, para além da subida, pode ser o mau tempo e a existência de demasiada neve, se for caso disso. 

Refugio do CAF Toubkal aos 3200m

Mas se tudo correr bem e as estrelas estiverem alinhadas, é uma subida difícil mas simples e recompensadora. Afinal sempre são 4167 metros de altitude. E se o dia estiver bonito é uma experiência fabulosa com uma vista incrível. É quase meio Evereste, o que para um principiante não está nada mal.

Depois de várias experiências em Marrocos, estava na altura de acrescentar esta à minha lista. Por isso em 2019, antes do UTAT e para aproveitar mais uma viagem a Marrocos, vou organizar esta pequena aventura que será subir ao ponto mais alto do norte de África.

O formato final irá depender dos participantes e da sua condição física, sendo que deverão estar em boa forma e não ter qualquer dificuldade em fazer desnível, quer positivo, quer negativo.

Linhas gerais

Dia 1
- Lisboa-Imlil (via Marraquexe) 
- Pernoita em Imlil

Dia 2 
- Subida e pernoita no refúgio do CAF Toubkal (3200 m)

Dia 3
- Subida ao cume do Toubkal (4167 m)
- Descida para Imlil 
- Transfer para Oukaimeden
- Pernoita no CAF Oukaimeden

Dia 4 em diante
- UTAT

Como sempre será uma aventura sem stresses, com guia de montanha qualificado, com tudo incluído, ficando apenas por conta dos participantes o avião e um seguro desportivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário