quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Falta de motivação? Arranja uma maratona!



Lá vem o General Inverno a caminho, com os seus exércitos de tempestades, ciclones, dilúvios e outras cenas ainda piores. 

Se chove é porque chove, se faz frio é porque faz frio, se está vento é porque está vento, desculpas para ficar à lareira não vão faltar.

Há que combater o General, evitar o sedentarismo, há que receber a Prima Vera de forma digna. 

Esquece o ginásiozinho quentinho, as calças justas, os tops decotados, a cueca vincada. Sai para a rua, enfrenta a natureza, vai à luta. És um homem ou és um rato? És uma mulher ou és uma rata?

A corrida é uma arma, isso já sabias, mas o que te digo é que uma arma sem uma boa estratégia, com a humidade do General, nem tiros de pólvora seca dá. 

Não há melhor estratégia que arranjares uma maratona como objectivo. Arranja um plano, um plano qualquer, de preferência que encaixe o melhor possível na tua rotina de vida. Não há planos perfeitos, são todos iguais, falham todos no mesmo ponto: não trazem motivação incluída, só sofrimento, rotina, cansaço, mas também boa forma, velocidade e edurance, proporcionais ao teu empenho.

Quanto menos adaptações tiveres de fazer à tua rotina, maior a probabilidade de a coisa correr minimamente bem. Mantem o foco, stick to the mother fucking plan. Não há planos errados, a não ser talvez os que exageram e dão cabo de ti. Escuta o corpo, sente-te a evoluir, ou então sabe abrandar quando for preciso.

E quando o General estiver quase a ir-se embora, derrotado, estarás pronto para colher os louros. O resultado pouco importa. O General só volta ao fim de 6 meses, e tu estarás em grande forma.

Este é o meu plano, é um velho amigo, já o usei para Roterdão, é duro como todos os outros. Vou ver até onde o corpo aguenta (e se aguenta). Pelo menos ajuda a passar o Inverno entretido e com alguma motivação. Sem grandes compromissos, mês a mês, vamos ver como isto está. O calendário irá mostrando como vai a guerra. Se as batalhas desaparecerem, olha, já foste!


O plano original está linkado no artigo sobre a maratona de Roterdão e se vos interessar podem saber mais aqui.

Sem comentários:

Publicar um comentário