segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Treinar mais ou comer menos?


Sabemos que o peso tem uma grande influência na performance da corrida. Mas até que ponto é importante? Quando persegues resultados até que ponto aquele kilozito a mais faz diferença? Mais umas séries, ou mais cuidado com o que comes?
Qual é o peso ideal para correr, ou para obter uma determinada marca?

Para responder a estas questões deixo-vos um site que reúne várias calculadoras muito interessantes. Se serão 100% assertivas não sei, mas dão uma boa ideia da influência do peso na vossa performance.

Primeiro aspeto óbvio: para que o peso tenha influência, há que ter peso para perder. Se já não têm peso para perder, podem deixar de ler e ir treinar. Por isso é começarem por calcular o vosso BMI (ou IMC em português).

https://runbundle.com/tools/bmi-calculator

Idealmente deveria andar entre os 18,5 e os 25. Eu acho que 25 para correr já é um exagero. Até pode ser saudável, mas carregarem tanta tralha a correr é demasiado sofrimento. 

Outra calculadora muito interessante mostra-vos o vosso peso ideal consoante o tipo de corrida que praticam.

https://runbundle.com/tools/stillman-weight-calculator

Experimentem e vejam em que zona estão e o peso que deveriam ter para algumas disciplinas.

Por fim a mais interessante para quem persegue objetivos de tempo é a que vos mostra uns kilos acima e uns kilos abaixo, qual a influência que tem o vosso peso no tempo final. Claro que não basta perder o peso, é preciso fazer os treinos para chegar às marcas. 

https://runbundle.com/tools/weight-vs-pace-calculator

Mas é com um sorriso na mente que vemos o que poderíamos valer se... se... se... O eterno se. Como se fosse simples perder peso. Principalmente quando já estamos perto do nosso histórico peso mínimo. Nem sei se não é mais fácil treinar duro do que atingir determinado peso. Mas fica a ideia. Brinquem um pouco com os valores e fixem objectivos. Terem menos peso também é saudável, vão sentir-se ainda mais em forma, vão correr mais rápido. Vale sempre a pena. Se precisarem de dicas tenho no blog vários artigos sobre o tema e sobre como devem mudar a vossa alimentação. Leiam um pouco sobre restringir o vosso consumo de hidratos de carbono e de um modo geral comida processada (pacotes coloridos com lixo da industria alimentar) para alcançarem uma perda efetiva de peso e um aumento da vossa saúde.

https://corremais.paulopires.net/search/label/nutrição

4 comentários:


  1. Pedro Almeida
    Eu costumo usar este, tem em conta mais fatores para além do peso: http://www.racingweight.com/rwe/

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante mas já estou na "reforma"! Quando corria alguma coisa parecia um esqueleto e não havia cá net nem fazia cálculos nenhuns! Agora tento manter um peso aceitável mas sem preocupações de maior apenas tento preservar a saúde. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que é importante no fundo é ter uma alimentação razoável e uma boa saúde

      Eliminar