quinta-feira, 9 de maio de 2019

Nunca cristalizes! Não pares de evoluir, porque o mundo também não pára.

Encontraste a tua rede social favorita? O teu browser favorito? O teu motor de pesquisa favorito? Que fixe! Já encontraste a tua funerária favorita também? 
Não cristalizes porra! O mundo evolui cada vez mais depressa. Não te prendas a porcarias velhas. 

Toda a gente está a lucrar contigo, com os teus hábitos e escolhas, com as preferências e escolhas dos teus amigos. A privacidade é uma ilusão, mas ainda consegues pôr alguns limites.

Google.com? Já era. Já reparaste que sempre que pesquisas qualquer coisa andas meses a levar com anúncios a quererem vender-te essa coisa? Ah! Já reparaste!

E o Chrome é um browser muito bom não é? Claro que é, estamos de acordo.

Mas e se houvesse um motor de pesquisa e um browser que não explorassem as tuas escolhas, que não te espetassem na cara que sabem tudo sobre o que tu precisas?

Ok, mas há. Só tens é de evoluir. Ah mas eu percebo pouco disto e tal. Ok, no stress, para isso tens este blog, que te dá umas dicas fixes.
Vamos ao que interessa. Instala o Brave. Desenvolvido a partir da mesma plataforma do Chrome, uma coisa chamada Chromium (não interessa perder tempo com detalhes). Apenas tens de saber que é praticamente igual, só que vai bloquear tudo o que são anúncios e tipos a quererem sacar informação sobre as tuas escolhas. Vais poder importar os favoritos, o histórico, os cookies, as passwords, etc. Vais inclusive poder instalar os plugins do chrome (se é que usas alguns). É tranquilo e em menos de um fósforo estás operacional como se nada fosse.

O que sobra são as vantagens para ti: um pouco mais de privacidade, menos gajos a lucrarem com as tuas escolhas à tua pala, um pouco mais de velocidade (por não teres de carregar todos aqueles anúncios parvos). De resto é tudo igual.

E o Google? Esse eterno explorador que tudo sabe sobre ti? Bom, escolhe o Duck Duck Go. O Brave pergunta-te qual o motor de pesquisa que queres no browser, mas mesmo que não instales o Brave podes sempre ir ao site do Duck Duck Go e instalar esse motor de pesquisa em qualquer browser que uses.

Não cristalizes pá! E não tens de saber tudo. Só tens de conhecer os gajos que sabem.


Ah e todas estas opções estão obviamente disponíveis para o teu telefone. Evolui e reclama um pouco da tua privacidade. É possível!

Android - brave

iOS - brave

Para instalares a pesquisa Duck Duck Go no telefone basta acederes ao site com o telefone e seguires as indicações. É super simples.

Não te esqueças, se não sabias foi aqui que soubeste primeiro. E depois de comprovares o que te digo, partilha este artigo com os teus amigos. Ou melhor, partilha já antes que te esqueças. Já sabes que aqui não há tretas.

Boa navegação, boas pesquisas e um pouco mais de privacidade, para variar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário