domingo, 1 de setembro de 2019

Runalyze - Finalmente um site útil para enviares os teus dados dos treinos

 
Os nossos relógios produzem toneladas de dados sobre as nossas corriditas e voltinhas. O problema é que, se quiseres interpretar e retirar alguma informação desses dados, sobretudo se treinas a sério e te preocupas em analisar um pouco mais para além da básica partilha do strava, não tens muitas hipóteses. As apps dos fabricantes ou não valem um caracol, no caso das chinesices manhosas, ou embora até tenham alguma informação interessante como o Connect da Garmin ou as equivalentes de outras marcas, depois são pouco versáteis e tudo nos é mostrado como tendo sido calculado por um feiticeiro de vudu. O Strava pouco mais tem para além da componente social. A app é muito fraquinha e está estagnada há anos, o site tem mais uns pozinhos mas a empresa apenas está focada em convencer-vos a pagarem a versão premium. Haverá vida para os nossos dados para além disto?


Felizmente há outras opções. O Runalyze até parece impossível de existir na internet do século XXI, em que toda a gente está focada em ser o próximo unicórnio e enriquecer rapidamente à pala da ideia mais genial dos últimos 3 meses (porque ao fim de 6 já apareceu outra melhor).
Claro que parte da razão para este site existir é que é desenvolvido por alemães e não por americanos. Os americanos não são más pessoas mas estão demasiado focados em vender-vos a ultima versão da banha da cobra e cobrando-vos o dízimo vão dar-vos tudo aquilo que vocês nem sabiam que conseguiam ter... It´s the american way, coitados, os gajos não sabem outra.

O Runalyze é o verdadeiro site para corredores, feito por corredores. Sem planos premium, desenvolvido por quem corre, consegue importar automaticamente os vossos treinos a partir dos principais fabricantes (testado com Garmin a 100%) e permite-vos um manancial de análises, estatísticas, comparações, tudo bem documentado explicado e com referências. 

Não vou alongar-me muito sobre o site, até porque é tão poderoso e complexo que nem valeria a pena. Se gostam de analisar os vossos dados e de medir e ver a vossa evolução, registem-se e activem a importação automática a partir da vossa conta Garmin, Suunto, Polar, etc.

Não analisei as possibilidades para outras marcas, mas no caso da Garmin podem ir buscar o vosso histórico ao Connect. Não vale a pena trazerem a vida toda. Escolham os ultimos 6 meses é mais do que significativo.

O Runalyze puxa toda a informação do Connect ao contrário da basicidade do Strava que não serve para nada. Informação de dinâmica da corrida, potência da corrida, respirações por minuto e ritmo cardíaco de recuperação, são alguns dos exemplos de dados úteis e pouco comuns de serem importados e trabalhados, mas na prática tudo o que está no Connect é replicado e pode ser usado no Runalyze.

Outra vantagem é que este site está vivo. É desenvolvido por uma comunidade de corredores, tem um blog onde podem ler sobre algumas das funções que vão saindo, tem um forum onde podem também ler e contactar com vários utilizadores e mesmo com quem desenvolve o site.

Nem tudo é uma maravilha. Tanta informação tem um custo. A nossa capacidade de a compreender e saber usar. A princípio são demasiadas funcionalidades e possibilidades. Mas com o tempo e com a continuação vão percebendo como usar, o que mais vos interessa, como configuram, etc.

Não é para todos obviamente, a maioria do pessoal apenas quer que a actividade apareça no Strava para contar os kudos e trocar uns galhardetes com os "amigos". Mas quem gosta realmente de analisar os treinos, medir e progredir, vai adorar este site.

NOTA IMPORTANTE: O Runalyze não cobra nada. Mas, embora muito do trabalho que eles dedicam ao site possa ser gratuito, há sempre custos envolvidos, mais que não seja de infraestruturas, servidores, largura de banda etc. Por isso se usarem, sejam gerenosos! Façam um donativo e ajudem este projeto!!!

É que se estas coisas se acabam só sobra a inutilidade de sites tipo Strava ou cenas Vudu dos fabricantes.

5 comentários:

  1. Muito interessante, obrigado.

    Vou experimentar com a Polar.

    Já estava convencido a usar o VeloViewer mas vou ver então este.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela partilha, parece ser muito interessante

    ResponderEliminar
  3. Excelente! Realmente confirmo e para quem gosta de análise é um tesouro.
    Obrigado pela partilha!
    Andei a procura e fiquei com ideia é que não da para fazer análise de planeamento, criar treinos.
    Acho que aí o trainingpeaks acaba por ser a solução. Ou tem alguma outra perola deste?
    De qualquer das formas, uma plataforma free daquelas é de dar os parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto aqui só dá para analisar os treinos efetuados. O planeamento tem de ser feito noutro sítio e com recurso a outras ferramentas (treinador, livros, informação, etc.)
      Mas não há outro site como este para quem gosta de analisar os seus dados. E quanto mais se explora, melhor se domina o conteúdo e toda a informação que é produzida com base nos nossos dados. Tenho mais alguns artigos sobre o runalyze, pelo menos um que me lembro sobre o climb score que eles criaram, e que é excelente para o trail

      Eliminar