sábado, 14 de março de 2020

Como correr com o Corona ?

E agora? Como é que vamos correr com este gajo? Literalmente! Correr com o gajo e correr com o gajo daqui para fora, também! Aqui ficam algumas ideias...


Tudo cancelado! Não há uma única prova no horizonte e as que há estão apenas a assobiar para o lado, enquanto podem claro. Quanto tempo vai durar? Ninguém sabe. 

Há 2 cenários possíveis e apenas 2. Curto e grosso, ou longo e fino. Vamos ver o que nos vai sair na rifa. Ou seguimos para uma situação idêntica a Espanha/Itália em que a epidemia escala sem controlo, rebenta com toda a capacidade do sistema de saúde causando milhares de mortos e o país fecha até o período de incubação e de doença cessar, após quebra significativa do processo de transmissão como está finalmente a acontecer na China. Ou então conseguimos com fortes medidas de contenção, que serão fechar primeiro o país, atrasar a propagação do virus, prolongar o surto, mas evitar esgotar o sistema de saúde e poupar várias dezenas de vítimas.


Tomando como exemplo Espanha que parece estar a reagir um pouco mais rapidamente que Itália (acabam de declarar quarentena nacional) onde as coisas começaram a escalar no início de Março, se a quarentena resultar, estamos a falar de mais 1 mês, pelo menos. 

Sem perceber ainda bem qual vai ser a evolução aqui, mas diria que no pior cenário espera-nos 1 mês e meio de surto bem ativo. No melhor cenário serão 2 meses no mínimo. 

Ou seja, 2 meses de fortes medidas restritivas de contenção. E de repente estamos em meados de Maio.

Por isso é importante repensar e replanear. Sem provas, que são o sal dos planos de treino, com limitações a treinos em grupo, com a motivação perturbada com tudo o resto, como manter o foco, qual o incentivo?

Dicas em tempos de Covid-19

- Aproveita e faz um período de taper - um mega taper. Taper é o período de 2-3 semanas antes de uma competição em que reduzimos gradualmente a carga. A preocupação é não parar e apenas manter alguma forma. O corpo agradece e quando se começar a vislumbrar o final desta crise está pronto para começar a meter mais carga e volume de treinos;

- Muda o teu treino - já que vais passar mais tempo em casa, que tal substituíres alguns treinos por exercícios de reforço muscular, alongamentos, etc. Noutro post falei no site Darebee que é um poderoso auxiliar com centenas de planos simples de reforço muscular, treinos HIT, etc. É só leres/releres e planeares. No meu post até refiro alguns bem focados na corrida. Segue por este link

- Das precauções nem preciso falar. Mesmo nem havendo provas, evita treinos em grupos, principalmente se não conheceres todas as pessoas e mesmo assim é capaz de não ser boa ideia. Nunca sabemos quem pode estar a incubar o vírus e é fundamental quebrar a cadeia de transmissão. Não vais querer ajudar a prolongar a duração desta crise, pois não?

- Aproveita para ler. Seja o que for. Mas se tiver de ser sobre correr deixo-te uma boa dica. A minha ultima aquisição, uma excelente obra para quem gosta de conhecer a fundo todo o processo da corrida. Science of Running - uma visão holística sobre técnica, lesões, treino, reforço, tudo o que tem a ver com correr. Um livro com a chancela Dorling Kinderslay que é uma editora cujas obras têm sempre ilustrações e um grafismo fabulosos.


Apenas disponível em inglês clica no livro abaixo para comprares na Amazon UK onde podes ver também as primeiras páginas do livro entre elas o sumário. Acredita que é uma excelente obra.
- Por fim, se és mais de ver os bonecos, o Kilian decidiu apoiar o nosso período de reclusão forçado oferecendo-nos acesso gratuito a 3 dos seus filmes do projecto Summits of my Life. É só uma semana, aproveita. A beleza das paisagens, a determinação, a inspiração, vão-te carregar as baterias para saíres disparado quando terminares. Simplesmente maravilhosos. Clica na imagem abaixo.


E pronto. Quando deres por isso o Covid-19 foi apenas uma lição para a humanidade e estás a treinar para a tua próxima aventura. 

6 comentários:

  1. Boa dica sobre os vídeos do Killian. Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Vou ver os vídeos do Killian. Já alterei o meu plano de treinos para acomodar no período de reclusão. Obrigado pelas dicas. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O Kilian tem estado muito ativo a publicar informação util. Vou deixar esta pérola aqui escondida para os meus amigos que lêem os meus artigos e deixam comentários e tudo. Aproveitem
    https://mtnath.com/

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Paulo! Todos nós precisamos dessa determinação e inspiração... Por aqui ainda é relativamente pacífico fazer uma voltinha (não se encontra vivalma - a Anabela corre e eu caminho). Um abraço a todos e fiquem bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço Rui. Aí é que se está bem, mas tem cuidado que o bicho já entrou... até na Madeira ele anda de certeza, embora o homem ache que não... mas com tanto turista não há hipótese. Espero que estejas a recuperar bem e quando isto passar estás pronto para os trails!

      Eliminar
  5. Excelente Paulo!!! Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar