sexta-feira, 27 de março de 2020

Gazeta da Caverna - Inquebrável



A Gazeta da Caverna, cuja periodicidade é desconhecida, servirá para ir dando conta de como vão as coisas, dando umas dicas e claro, ouvindo também as vossas ideias que forem deixando nos comentários. Não percam a edição zero.

Inquebrável - é a fase em que estamos. No princípio de tudo isto, sentimo-nos inquebráveis. É também o título deste fantástico filme que agora está disponível gratuitamente no Youtube. A história de como uma corrida de cavalos esteve na origem do Ultra Trail. O filme reparte-se entre a vida pessoal dos 4 super atletas que participaram na Western States em 2010 e a prova em si, acompanhando de forma brilhante os atletas durante as 100 milhas do evento. Provavelmente um dos melhores filmes sobre Trail (talvez o único também). Um filme intimista, o Kilian com 22 anos prestes a tornar-se um dos melhores atletas de sempre e um final surpreendente. Tudo o que é o Ultra Trail está aqui, neste filme.


Espero que todos se estejam a adaptar ao confinamento tão bem como nós. Depois do primeiro impacto vamos adaptando as rotinas diárias a esta nova e necessária forma de vida.

Muito importante é o exercício físico. Já vos tinha dito isto. Não precisam de correr ou sequer de sair para correr. Há inúmeras estratégias. Qualquer coisa que vos faça suar um pouco é suficiente. A forma física que tínhamos noutro tempo, vai para o espaço, mas depois volta, temos tempo, temos todo o tempo. Aqui por casa foi interessante ver que toda a gente já implementou os seus planos diários de treino. Ainda vamos acabar todos muito mais em forma do que estávamos. Cada um escolheu o seu plano de treino. Deixo-vos o meu plano, que aterrou na minha mailbox diretamente de um dos meus sites de treino de referencia, uphillathlete.com. Já vos tinha falado destes senhores neste post quando descobri e comprei o livro fantástico que refiro no artigo.


São 24 treinos, divididos em 3 níveis de dificuldade. Os exercícios recorrem apenas ao peso do vosso corpo, são variados, são para ser feitos em zona 1 ou 2, portanto não são HIT. Têm vídeos de suporte se tiverem duvidas. Com dificuldade crescente, alternem com umas pequenas corridas virtuais (bike ou run) ou se acharem fraquinho progridam diariamente. O importante é fazer qualquer coisa, estes ou outros. Deixo aqui os links diretos para os 3 níveis de de dificuldade:




Uma nota para dizer que embora até andasse a começar a correr qualquer coisa, toda a minha parte muscular está para lá de miserável. 

Por fim, voltei ao Zwift. Uma forma simples, rápida e eficaz de "penar" diariamente. O Zwift tem agora planos de treino e quebra um bocado aquela falta que sentimos de sofrer um pouco. Embora seja possível dar umas corridas aqui nas redondezas, as redondezas têm limites e aborrecem. Para além de que falta companhia e motivação para dar aquele boost extra que nos faz melhorar.  E como não é nada fácil ter algo estruturado para fazer, nestas condições, voltar ao Zwift é uma benção, ao mesmo tempo que espero melhorar as minha performance ciclística. 

Um pequeno vídeo que mostra o que é o Zwift, passe a publicidade os 3 gajos que vão ler isto não lhes vão dar grande lucro (ou melhor dizendo, nenhum lucro), nem a mim claro.


Se quiserem saber com mais detalhe o que é e como podem começar, leiam este artigo.


É verdade que vou começar quase do zero nestas duas áreas, mas isso é óptimo pois não há como estar todo podre para se verem grandes melhorias no curto prazo. Isso e a teoria do vitelo são os meus incentivos nestes tempos. 

Fiquem bem e até à próxima edição da Gazeta da Caverna.

Ainda aqui estão? Querem saber o que é a teoria do vitelo? Pronto está bem. Vejam este link

E já agora um brinde final. Deliciem-se com este vídeo que vos vai deixar um sorriso na alma. E se gostarem no final deixem ficar e vejam o seguinte... Uma delicia!


And just dance, dance, dance!!!


Agora sim, fiquem bem!

1 comentário: