sábado, 15 de junho de 2019

Tu não treinas. Tu só pensas que treinas! - Trainning for the Uphill Athlete - A bíblia do Ultra Trail



Desculpa a provocação mas é mesmo assim. Continua a ler para te surpreenderes.

Eu costumo chatear os meus amigos que dizem "já treinaste?" e "queres ir treinar?" Amigos, eu não treino e, lamento, muito menos vocês treinam. Epá esqueçam lá isso. O que vocês fazem não é treinar, OK? 

Chamem-lhe exercício físico, fitness, jogging, qualquer porra, mas treino??! Epá não. Desculpem. Chamar aquilo que fazem (fazemos) treino, é um insulto às pessoas que treinam. Porque treinar não é ir ali correr, não é ir ali fazer uns Kms à toa. Isso não é treino, temos pena.

Vocês acham que um atleta que treine a sério, faz essas perguntas? Era como se eu perguntasse a alguém, "então já trabalhaste hoje? queres ir ali trabalhar?" não faz sentido, certo?

Então porque é que vocês acham que treinam? Só se for para abreviar a conversa, porque ninguém pergunta "então já fizeste exercício físico hoje? queres ir fazer exercício físico?" É pouco sexy. Nem dá a sensação que somos uns craques da treta, uns atretas. Não dá para pôr no facebook... vejam todos, o meu exercício físico de hoje.... É fraquinho para o ego.

Treinar implica estabelecer um objetivo concreto, delinear um plano para o atingir e depois seguir esse plano. Esse plano consiste em aplicar stress físico no vosso corpo de forma estruturada e progressiva, que leva a um aumento de qualidades fisiológicas específicas e logo à melhoria da vossa performance. Treinar não é o que fazes, mas sim a forma como o teu corpo reage ao que fazes.

Estabelecidas as diferenças e colocados os pontos nos i's, vamos à verdadeira razão deste artigo. 

A beleza das maratonas, de nível amador, é que nos permitem de forma relativamente simples, sentirmos o que é treinar. Há infinitos planos disponíveis, a matéria está relativamente bem estudada, e até conseguimos treinar para fazer um tempo X (se depois o fazemos ou não já é outra conversa). Estabelecemos um objetivo, seguimos um plano e se formos dedicados a maratona recompensa-nos com uma prestação dentro do esperado. É quase matemático. 

Mas e a montanha? As provas de endurance? Os ultra trails? Onde estão os planos? Como se treina para fazer X horas no MIUT, no UTAT ou na CCC? 

Provas e mais provas, desnível e mais desnível, em crescendo, e pronto, a coisa vai lá. Basicamente este deve ser o plano de 95% do pessoal. E os outros 5%? Bom os outros 5% ou sabem da poda e fazem os seus próprios planos, ou então têm um treinador que sabe da poda. 

Até que... há 5 anos, 2 amigos, Steve House, um dos melhores alpinistas do mundo, guia de montanha e embaixador da Patagonia e Scott Johnston, treinador dos melhores atletas de esqui de fundo e também do Steve House,  repararam que esse problema também se verificava no alpinismo. Decidiram lançar um livro fantástico, Training for the New Alpinism. A proposta era estruturar e explicar como se deve treinar para uma disciplina que até aí tinha pouca tradição de disponibilizar esse tipo de informação. Obviamente o pessoal treinava como podia, escalar, escalar, subir, subir, cada vez mais e mais alto. 

O livro foi um enorme sucesso na comunidade do alpinismo e não só. Tão grande que criaram um site uphillathlete.com, desde logo um site muito bom, repleto de informação, com mais de 250 artigos sobre todos os temas da montanha, todos os desportos de montanha, planos, teoria, tudo! Visitem hoje e desfrutem dos artigos. Ontem já era tarde!

A história continua e um dia o Kilian bota no Instagram uma foto do livro e diz que é uma obra fantástica. O resto facilmente se adivinha. Um dia Steve House conhece o Kilian, beca, beca, e toda a fazer um livro em tudo semelhante à outra obra. E há 1 mês a obra foi ao prelo. Está feita a apresentação de Training for the Uphill Athlete.


Um livro fantástico, uma edição super cuidada, em formato XL, repleta de fotografias, de pequenos textos inspiradores e representativos dos grandes nomes do ultra trail, entre outros. E claro, o mais importante, o sumo do que é treinar, a fisiologia e a metodologia do treino de endurance, como se programa e desenha um plano de treino, o treino de força, etc. etc.

Sou um adepto a 100% dos ebooks, mas estas obras não dá para serem em formato electrónico. São a excepção que confirma a regra!
Se dominam a língua inglesa e gostam deste tema esta é uma obra fundamental. Num só livro tudo o que precisam saber sobre como devem treinar para a montanha. Como podem melhorar a vossa performance. E mesmo que não façam nem 10% só o facto de o lerem vai tornar-vos melhores atletas. Ou pelo menos mais conscientes do que é de facto treinar e progredir. Spoiler alert: é muito mais difícil do que imaginam, não há receitas mágicas, para além da trabalheira de o lerem, ainda vão ficar a saber que têm de trabalhar e treinar muito mais se querem ir a algum lado. 

Mas se fosse fácil não era para nós, certo?

Se quiseres comprar usa o link seguinte, pagas o mesmo e eu bebo uma bejeca por te ter revelado este tesouro. E se vieres ter comigo bebemos uma juntos e pago eu. Assim agradeces-me duplamente, pela bejeca e por te ter convencido a comprar o livro. 

Clica no livro para comprares na Amazon



2 comentários:

  1. O livro parece interessante. Aqui fica mais barato:

    https://www.bookdepository.com/Training-for-Uphill-Athlete-Steve-House/9781938340840?ref=grid-view&qid=1563283137082&sr=1-1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade vai dar ao mesmo. Quando encomendas na Amazon é daí que vem

      Eliminar