sábado, 20 de abril de 2013

a-rival SpoQ SQ-100. Um relógio para ultras?


Desde que a Globalsat lançou o irmão gémeo deste SpoQ, o irmão original digamos assim (GH-625XT), que o tinha debaixo de olho. Sempre foi dificil de encontrar a bom preço mesmo na net. A Globalsat lança os relógios com a sua própria marca e também aceita fazer rebrands com outras marcas desde que façam uma grande encomenda. Quem segue este mercado de perto lembra-se seguramente há uns anos quando a Decathlon lançou um da sua marca que não era mais que o rebrand do Globalsat GH-615, acho. Neste link podem ver a família completa.

Feitas que estão as apresentações passemos ao que interessa. Não vou fazer um teste exaustivo, passar por todas as características do relógio, etc. Para além de ser aborrecido e consumir demasiado tempo, essa informação pode ser encontrada no manual. Se tiverem alguma duvida específica podem sempre perguntar que eu respondo. A metodologia que vou seguir é simples. Vou dar-vos uma ideia do produto em si,  passar ao que verdadeiramente me interessa no relógio, saber se cumpre os requisito e está arrumada a questão.

Começo logo por gerir as vossas expectativas. Isto não é um fenix ou um Ambit killer. Não encontrei o Santo Graal nem um tesouro escondido. Isto não deve ser novidade para ninguem. A questão aqui não é saber se o Dacia é melhor que o Renault. É saber se consigo fazer o que preciso com o Dacia e ficar com o troco para mim. Obviamente quando se pagam apenas 100 em vez de 300 ou 400 terão de se fazer algumas concessões. Muito sinceramente não necessito de toda a artilharia que tem um fenix ou um Suunto. Não preciso de um barómetro, não preciso de um termómetro, até ia ter pena de levar o Ambit para algumas provas, etc. O que me faltava era carregar o percurso e não andar aos papéis, por minha culpa, das organizações ou de quem fosse. A autonomia já tinha resolvido com um carregador portátil, mas as 8 horas de autonomia do 610 iriam tornar a UTMB um martírio de carregamentos e provavelmente iria acontecer como no UTAT em que às tantas já não queria carregar porra nenhuma. Só tive paciência para o carregar duas vezes e ao fim de 20 e poucas horas acabou-se o GPS. As 20 horas anunciadas pelo SpoQ agradam-me claro. O écran grande até dá jeito que a malta não vai para novos...Bom chega de conversa mole, vamos ao produto.


O que vem na caixa

O produto tem uma excelente apresentação. A caixa intrigou-me desde o início porque umas das línguas que está impressa na caixa exterior é o português. Nunca o vi à venda por cá. Ou fazia parte de um plano que não se concretizou ou ainda está para chegar, por exemplo ao Lidl, dado que na Alemanha é vendido também nessa cadeia de lojas. Ora como este modelo já tem uns anos e está seguramente em fim de vida a única hipótese foi perguntar à marca. Infelizmente a resposta que me deram é que a empresa não tem planos para comercializar o relógio em Portugal. Portanto nesta encarnação Spoq, não contem de o ver por cá à venda.

Incluído na caixa vem:
- Software
- Cinta para medir pulsação
- Suporte para a bicicleta
- Pulseira adicional mais comprida
- Chave de fendas
- Cabo USB

Software de suporte

Todo o software pode ser descarregado no site da empresa que comercializa o relógio. De notar que as versões inglesas originais de todo o software são totalmente compatíveis com o relógio. A única diferença é que o software vem inicialmente configurado para a lingua alemã. De resto as versões são identicas. O relógio vem em alemão de início, mas consultando o manual é simples seguir os passos para o pôr em inglês. Curiosamente o português não é uma das linguas disponíveis no relógio. Só na caixa :)
Quanto ao firmware também é idêntico entre o Globalsat e o SpoQ, apenas é diferente o logotipo inicial quando o relógio arranca. Creio que será possível colocar o firmware de um Globalsat no SpoQ mas sendo idênticos não há qualquer vantagem.

Depois de instalar o driver que permite ao sistema operativo reconhecer o relógio, instalei o software de treino. O software de treino só é essencial para fazer actualizações de firmware. Se não gostar do software de treino que vem com o relógio é possível utilizar o excelente SportTracks para descarregar os tracks e mesmo para enviar percursos para o relógio. Quem seja utilizador do SportTracks está em casa. Basta instalar o plugin que permite a comunicação com os relógios da Globalsat e terá acesso a todo o conteúdo do relógio.
Caso não seja utilizador do SportTracks e não queira usar este programa, pode perfeitamente usar o software que vem com o relógio. Não é um software de ultima geração mas cumpre perfeitamente com o essencial.
O SportTracks é excelente, altamente configurável com centenas de plugins desenvolvidos pela comunidade que estendem a funcionalidade do programa quase até ao infinito. Tem uma curva de aprendizagem algo elevada mas depois de se insistir uns tempos o programa é excelente e permite parametrização, configuração e recolha de informações até à exaustão. O único contra é que para usar mais que 2 plugins terá de comprar o programa pois a versão grátis só suporta 2 plugins. Como terá de instalar 2 plugins para comunicar com o relógio (o da Globalsat e o Waypoints para enviar tracks para o relógio) fica logo limitado. Para usar os excelentes plugins que a comunidade desenvolve só pagando 27€ por uma licença do SportTracks (dá para 2 PC's). De notar que alguns plugins também são pagos mas os essenciais são gratuitos felizmente.


Se usar o SportTracks pode usar um plugin que exporta as actividades que queira enviar para o Connect em format TCX. Para já parece-me ser a opção que transfere mais informação para o Connect, provavelmente transfere tudo. O formato GPX não transfere a informação relativa às voltas. Será um processo manual mas é relativamente simples. Exportar do SportTracks, importar no Connect

Fica apenas uma nota relativa à importação de ficheiros GPX para o software do relógio. Se obtiver vários erros ao tentar importar um ficheiro GPX use primeiro o conversor online do site GPSies.com para normalizar o ficheiro convertendo de GPX para GPX. O ficheiro será limpo de informações adicionais que o software não consegue processar e já será possível carregar o ficheiro GPX sem erros.


O relógio


Esteticamente o relógio está bem concebido e não aparenta o tamanho que efectivamente tem. É grande.  Sobretudo é alto. Creio que será sobretudo devido à bateria que tem. Disfarça bem mas está ao nível do 305. Com a cor preta e a antena disfarçada de pulseira parece mais pequeno. Nada que incomode por aí além. Depois de estar no pulso vamos apreciar o grande écran disponível. A qualidade de construção é 100% plástico :) Nem tudo é mau. Com esta opção obtem-se um relógio bastante leve para o tamanho que tem e não se vai sentir no pulso sequer. Pelo menos não vai acontecer o mesmo que está a acontecer à tampa posterior metálica do meu Garmin, corrosão, desgaste, etc.

Embora o écran seja grande nem todas as informações que são apresentadas fazem um uso ideal do espaço disponível. Perde-se um pouco a vantagem de se poder facilitar a vida ao pessoal que vai tendo dificuldade em ver ao perto sem óculos. Algumas fontes são demasiado pequenas e a ergonomia não está bem pensada para aproveitar o tamanho do écran. Isto para a malta que vai tendo dificuldades com a visão ao perto e não usa óculos de forma permanente. Quem vir bem não terá problemas.


Ao contrário do Garmin 305 ou do 910 ou outros semelhante, o SpoQ tem a função de relógio. Pode permanecer cerca de 1 semana nesse modo, apenas mostrando as horas. Sempre apreciei esta funcionalidade. Já que se tem algo no puls,o ao menos que tenha utilidade para além de quando se está a correr.

Ao ligar, o relógio imediatamente inicia a procura de satélites. Encontrar o fix é extremamente rápido e conforme várias condições que já são conhecidas de quem usa GPS's demorará entre 3 a 30 segundos. Enquanto está a procurar o fix se carregarmos na seta para cima ou para baixo poderemos ter informação detalhada sobre os satélites disponíveis, a sua localização no céu e os que têm fix com o relógio. Aqui no sótão dentro de casa tenho facilmente um fix com 7 satélites.

Sem querer entrar em muitos detalhes de utilização, para os quais vos convido a lerem o manual, a utilização é relativamente simples e trivial. Tem as habituais funcionalidades básicas que encontramos em qualquer relógio GPS relativamente evoluído. A tecla PG, de page ou página, alterna entre os vários modos:
  - menu;
  - posição GPS;
  - 4 páginas de treino configuráveis entre 1 e 4 campos cada uma;
  - mapa (que tem de ser ligado inicialmente nas configurações);

Se estivermos nas páginas com informações do treino, uma das páginas será o relógio com a hora do dia. Se estivermos a seguir um track teremos uma página adicional relativa à navegação.

Aqui fica uma lista dos valores que pode escolher para as páginas de treino:

ALTIUDE - Current altitude
ALTI MAX - The highest altitude
ALTI MIN - The lowest altitude
CALORIES - shows how many calories you have burned
CAL RATE - Burn calories per hour
HR - Instant heart rate information
HR AVG - Average heart rate information
HR INZN - Heart rate zone
HR MAX - The max hear rate information
LAPS - Lap counts
LAP DIST - Lap distance
LAP PACE - The average pace for the last lap
LAP SPEED - The average speed for the last lap
LAP TIME - The time spent for the last lap
PACE - the time needed for one mile or one km
PACE AVG - Average pace
PACE BEST - The fastest pace
PACE INZN - Pace zone
SPEED - Instant speed
SPEED AVG - The average speed.
SPEED MAX - Max speed
SPEED INZN - Speed zone
TIME - Time
DISTANCE - shows how far you have trained
Asc SPEED - Ascending speed
CUMULATE + - Raise accumulative altitude
CUMULATE - - Falling accumulative altitude
REST DIST - The rest of distance to go
REST TIME - The rest of time to go
PACER - Evaluated time between trainer to virtual trainer
PACER E - Evaluated rest distance to destination
PACER T - Evaluate rest time to destination
SLOPE - The tilt percentage from vertical to horizontal

Tudo normal tirando o facto da página com a posição GPS que poderia estar num sub-menu e não incluída nas páginas por onde temos de passar. O acesso às várias páginas é circular e para irmos das informações do treino para a página de navegação basta pressionar uma vez, mas para voltar às informações de treino é preciso pressionar 4 ou 5 vezes o botão (se estivermos a a navegar temos mais um écran activo). Depois de se automatizar o gesto esquecemos o inconveniente. No fundo estas funcionalidades são sempre mais ou menos manhosas, por vezes até nos modelos de topo o acesso ao que pretendemos não faz muito sentido, estou-me a lembrar por exemplo do Ambit e do sítio dos menus onde estão algumas coisas e a quantidade de vezes que é preciso carregar em botões para obtermos determinadas acções...
Página de navegação que mostra a direcção do fim e estima a hora de chegada
O modo de relógio entra em acção ao fim de 5 minutos se não estiver a usar o GPS, para poupar bateria. Este modo pode ser desligado ou alterado para 10 minutos. O modo de relógio permite-lhe por exemplo usá-lo como despertador para o dias das provas. O modo de relógio acerta a hora automaticamente pelo sinal de GPS a primeira vez que obtem um fix. Uma característica que o Ambit por exemplo não tem.... vá-se lá saber porquê.

Para treinar o relógio tem o modo Gym onde pode optar por definir um Virtual Trainer para correr uma dada distância ou tempo a uma determinada velocidade. Também pode correr contra um treino anterior que esteja armazenado no relógio. O relógio mostra a vossa prestação contra o objectivo que definiram. Tem também um modo multidesporto em que podem alternar entre diversas modalidades e um treino intervalado onde podem compor o tipo de treino que pretendem com vários ritmos e objectivos que o relógio vos irá indicando ao longo do mesmo. Nada de novo para quem conhece as funcionalidades da Garmin nesta área.


Navegação

Resta apenas falar um pouco sobre a navegação, a principal razão da minha aquisição, para além da duração da bateria.

O relógio regista um track como todos os GPS's e mostra-o no écran do mapa, se o mapa estiver activado. No modo mapa consegue ver o percurso que já efectuou usando as teclas das setas para cima e para baixo como zoom + ou -. Isto dá-lhe uma ideia, grosso modo, do percurso que efectuou. Tal como em todos os Garmin e espero que na utlima versão de firmware do Ambit..., existe um modo back to start inteligente, em que o relógio o leva de volta ao princípio, sem o obrigar a fazer necessariamente todo o caminho de volta.


A verdadeira utilidade do mapa, pelo menos para mim, revela-se quando carregamos previamente o track GPS da prova que vamos fazer. Aí sim, o relógio mostra o track que carregámos juntamente com o que estamos a registar. Caso haja um engano podemos facilmente olhar para o écran e verificar o caminho que deveríamos estar a fazer, bem como a nossa posição actual e a direcção que deveremos seguir para voltar ao caminho certo. Este fim de semana no Ultra Trail de Sesimbra fui confirmando isto mesmo com as pequenas alterações que foram feitas ao traçado. Felizmente a prova estava muito bem marcada e apenas ia constatando as alterações e em momento algum tive de usar o relógio para encontrar o caminho.
O track é a linha recta do lado direito na direcção da seta. 

O track correcto acaba de ser retomado

O track está a ser seguido correctamente
No entanto nada disto é novidade e existe desde o 305 e até mesmo antes. A novidade aqui é a capacidade quer da bateria, quer da memória associada ao excelente preço claro.


Bateria e Memória

A bateria está anunciada com duração superior a 20 horas. Logo no primeiro carregamento que efectuei atingi as 20 horas de registo contínuo. As baterias de lítio actuais demoram algumas cargas a atingir a sua capacidade máxima. Na segunda carga já consegui gravar um track de 22 horas. É natural que com mais algumas cargas consiga atingir os valores que já vi referidos, mais de 23 horas de registo de track com utilização de iluminação ocasional. Grande performance neste campo.
Ao contrário da alguns modelos da Garmin o relógio está totalmente disponível durante o processo de carregamento. Assim é possível, com um carregador portátil, efectuar o carregamento durante uma prova. Graças à ficha de baixo perfil é mesmo possível carregar o relógio no pulso.

Quanto à capacidade da memória para registar pontos GPS o relógio vem por defeito programado para registar 1 ponto GPS por segundo. Como tem capacidade para mais de 120.000 pontos via poder registar mais de 33 horas de track. 1 ponto por segundo permite o track mais preciso mas convenhamos que 1 ponto a cada 2 segundos é também excelente e duplica a capacidade de escrita passando para mais de 66 horas de track. Se for preciso mais horas de registo é uma questão de diminuir ainda mais a frequência de gravação de pontos. Isto não afecta a duração da bateria pois o GPS está a funcionar permanentemente. Apenas afecta a memória disponível dado que a irá encher tanto mais rápido quanto maior a frequência com que regista pontos GPS. Talvez o facto de escrever menos pontos na memória também permita poupar alguns electrões e se atinja um pouco mais de autonomia.

Tracks e precisão GPS

No terreno o relógio é extremamente rápido a adquirir um fix embora esse tempo seja dependente de vários factores, como por exemplo o tempo que decorreu desde que o usou a ultima vez e se estava no mesmo local geográfico onde agora está. Na melhor das hipóteses o relógio demorará 1 segundo e no pior caso cerca de 30 segundos.

Para confirmar a precisão dos tracks recolhidos efectuei alguns treinos com o meu Garmin 610 num pulso e o SpoQ no outro. Aqui ficam os resultados. Em ambos os casos o track azul é o SpoQ e o verde é do Garmin. Cliquem nas imagens para analisarem os tracks em pormenor no mapmyrun.com


Os tracks são de excelente qualidade. Talvez o SpoQ tenha um pouco mais de qualidade e aderência ao traçado correcto nalgumas zonas. Também se percebe que nalgumas zonas ambos perdem resolução, devido à degradação da recepção do sinal nessas zonas. O SpoQ regista tracks um pouco mais longos mas foram meramente circunstanciais. Há uma diferença de 150 metros que surgiu nos primeiros metros e que se manteve estável durante todo o percurso provavelmente a um fix inicial um pouco optmista. No track de Lisboa nota-se esse erro superior no início do registo. A restante diferença, quer da duração quer da distância deve-se ao facto de não ter parado o relógio e este ter continuado a registar o track dentro do edifício... embora grande parte daquela zona seja uma cobertura de vidro, não há milagres.

Suporte

Existe uma pequena comunidade de devotos da Globalsat. Reunem-se num forum de suporte ao relógio da Globalsat US onde a lingua dominante é obviamente o inglês. Ali podem encontrar várias discussões, pedir ajuda para alguma dúvida. Também por ali o pessoal da Globalsat avisa quando saem novos firmwares com alterações etc.
Notem que os manuais apenas estão disponíveis em inglês, francês e alemão. Para retirarem toda a funcionalidade do relógio terão de dominar uma destas linguas e lerem o manual, ou então por tentativa e erro chegar onde quiserem.
Se tiverem algum problema com o relógio a garantia é dada pela loja que vos vendeu o relógio, ou seja terão de o enviar para o local da compra. Analisem bem esta questão com a loja. Provavelmente terão de pagar o envio e com sorte será devolvido gratuitamente mas cada loja tem a sua política de garantias própria. Não vai ser simples de encontrarem o relógio à venda. Algumas dicas: amazon.de, expansys.pt, ebay.co.uk, lidl.de. Googlem a coisa e boa sorte!

Contra

- Não existe um site online, da marca, para partilhar os seus treinos. Terá de optar por um dos vários que existem. Endomondo, Mapmyrun, etc. O próprio site da Garmin, o Connect, pode ser usado;
- Software algo limitado e ergonomicamente pobre;
- Manual de utilização apenas em Inglês, Alemão e Francês;
- Só possível adquirir na net;
- Requer algum à vontade com computadores para retirar todo o potencial no tratamento de tracks, conversão de formatos, envios de e para o relógio, carregamento de tracks em sites publicos, etc;
- Se precisar de accionar a garantia terá de o enviar para o site onde o comprou;

A favor

- Excelente relação qualidade/preço;
- Excelente conjunto de funcionalidades;
- Rapidez de aquisição de fix GPS;
- Track de grande qualidade e precisão;
- Bateria de elevada capacidade garante mais de 23 horas de registo de track;
- Boa capacidade de memória aliada à escolha do intervalo de registo de pontos, garante tracks de grande duração;
- Todas as funcionalidades estão disponíveis durante o carregamento do relógio;
- Em modo relógio tem autonomia para uma semana e pode ser usado como um vulgar relógio com despertador;

Conclusão

Se não se importa de lidar com ficheiros, conversões e formatos, se precisa de um relógio com uma bateria de elevada duração, ideal para ultra maratonas, se gosta de carregar os tracks GPS no relógio, se gosta de relógios grandes e não se importa com marcas e suposto status que conferem, se gosta de €uros e prefere ficar com eles para si, se não precisa de termómetros e barómetros, se gosta de bater a net em busca do melhor negócio e domina os meandros do comércio online, então este pode ser o relógio com GPS que procura. Imbatível no preço tem as principais funcionalidades e um generoso écran. Não vai dar os poucos euros por mal empregues.

Se lida mal com a informática, se acha complicado usar o connect ou o movescount ou semelhante para mostrar os tracks aos amigos, se não sabe carregar um track GPS no seu actual relógio, se sonha com malas Chanel e relógios iguais aos das vedetas, se não gosta de relógios grandes, se não domina uma das linguas do manual e ainda assim pretende usar funções avançadas e mostrar os seus feitos aos amigos, pense bem pois este pode não ser o relógio indicado para si. Até pode conseguir usá-lo sem problemas de maior, mas continuará a sonhar com o que deixou de comprar e ficará triste por não ir impressionar ninguém com este.

Se houver algum aspecto que gostassem de ver explicado avisem que eu detalho se for caso disso.

117 comentários:

  1. Muito boa análise Paulo!

    Acho que é mesmo de um destes que estou a precisar, para reformar o meu Garmin 305!

    A bateria, a grande capacidade da memória e a possibilidade de carregar os tracks são também aquilo a que dou mais valor...

    O 305 não é mau, dá para isso tudo, mas a bateria só dura umas 10h...

    Obrigado pela análise!

    ResponderEliminar
  2. Mas que excelente análise! Muito completa e detalhada. Contactei o Lidl, no nosso país e não há previsão de venda no nosso país, infelizmente... Terei de comprar através de um desses sites que refere.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Paulo, excelente análise que é muito útil e agradeço.

    Relativamente ao registo do batimento cardíaco o protocolo utilizado é o ANT+? posso guardar a cadência de corrida e posso utilizar os acessórios da Garmin ou outra marca desde que seja compativel Ant+?

    Obrigado,

    AC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há suporte Ant+ nem vai poder usar acessórios adicionais. É compatível com monitores cardíacos de 5 KHz. Não é compatível com os monitores cardíacos da Garmin, pelo menos com os mais avançados. Não conheço toda a gama deles.

      Eliminar
  4. Excelente análise... Dá mesmo vontade de comprar o relógio!!! Mt obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Excelente analise! Estou esclarecido!
    (E eu que venho do tempo dos relógios com cronometro, metálicos, pesados e que não gostavam nada de chuva! Muitas vezes tinham que ser recuperado mediante o uso de um secador de cabelo!...).

    ResponderEliminar
  6. Mas que grande análise! Parabéns! O pontos fracos são mesmo o tamanho e o não aproveitamento do espaço. Podiam por os números maiores a preencher todo o espaço disponível.

    ResponderEliminar
  7. Li algures que os valores da frequência cardíaca não eram muito precisos, é verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não notei nada de estranho embora não tenha equipamento para aferir a frequência cardíaca. Os valores parecem me normais. Claro que num equipamento desta gama não vale a pena esperar grande performance dos acessórios. Diria normal. Ate as bandas da Garmin super top pro não sei das quantas ao fim de 2 ou 3 meses começam a dar valores parvos... portanto...

      Eliminar
    2. Quanto ao mac não é suportado de raiz. Mas existe um programa chamado macmaze 3 que consegue recolher os tracks do relógio. Não conheço mas no fórum existem várias referências a esse assunto e o software esta disponível na APP store

      Eliminar
  8. Boas sabe onde comprar o dito GPS ? Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu não preciso de tanta autonomia mas não preciso de gastar tnato à primeira. Se alguém quiser "reformar" o seu Garmin, estou interessado em lhe dar uso.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Paulo,

    Estou a iniciar-me no atletismo e gostaria de adquirir um equipamento que me acompanhe nas corridas. Estou indeciso entre o da Garmin (10 e 110) e o GH-625XT.

    Abraço
    Ricardo Barata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para iniciar um Garmin é mais do que suficiente. Talvez seja mais user friendly e tem o que precisa. Lembre-se que o que valorizo no Globalsat são as características mais avançadas por m preço acessível. Se depois gostar mesmo deste desporto e precisar de mais funcionalidades pode sempre vender esse e comprar um mais adequado ao que precise.

      Eliminar
  11. Olá! Tenho agora uma dessas "máquinas" e ainda algumas dúvidas quanto às suas funcionalidades...por exemplo, para fazer séries de 1km, qual a função que melhor se adapta? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!! ainda continua a utilizar este relógio? continua a preencher as suas expectativas?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo pois. Sempre que preciso de levar o track comigo ou a prova é de longa duração não falha.

      Eliminar
  13. boas tardes paulo pires gostava de saber se este relogio tem espanhol??? e se da para por este idioma no relogio??obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quer o relógio quer o software podem ser configurados para espanhol

      Eliminar
  14. Neste momento há alguém da zona do Porto, interessado em partilhar despesas? Obg.

    ResponderEliminar
  15. Muito boa análise.
    Parabens e obrigado pelo serviço prestado à comunidade ultra
    miguel catarino

    ResponderEliminar
  16. Mauro Gonçalves, estou interessado em partilhar despesas, o Miguel Catarino falou-me neste relógio, eu estou interessado. Podes mandar-me mail para combinarmos! angelosenra@hotmail.com

    A análise está soberba, acho que é isto mesmo que precisamos, bom e barato sem nada dos luxos das marcas.....

    ResponderEliminar
  17. Parabens pela analise muito boa adorei ler muito fluída e de fácil interpretação.
    Só fiquei com uma duvida o relogio tem funçao Off track alarm quando se vai a seguir um track num trail por exemplo?
    obrigado

    Hugo santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não tem. Apenas a garmin tem essa função. O ambit também não tem

      Eliminar
  18. Alguem me pode ajudar ( confirmar) se estes 2 sites sao de confiança para pedir o relogio? pixmania e ou expansys.pt pois o relogio esta disponível aqui ao mesmo preço e com portes do mesmo valor.
    Caso alguem tenha outro site que saiba ser de confiança e me possa dizer agradeço.
    obrigado

    hugojlsantos@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ao site do "fabricante" arival.de. fica por 83€ já com portes

      Eliminar
  19. Boas, tive a analisar a parte de partilhar com o runkeeper , e nao achei nada de adicionar a corrida.
    O software é que envia para os varios tracker?
    Eu utilizo o runkeeper à 3 anos, e nao queria mudar.
    Sabe se é compativel ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de descarregar a atividade para o software do relógio e depois exportar para onde quiser. O único que conheço que tem um plugin para importar diretamente do relógio para além do software que vem com o relógio é o sporttracks. Talvez haja outros mas desconheço.

      Eliminar
  20. Acho que tem de se fazer upload para esses programas eu gostava de enviar para o strava quando tivesse o meu relógio. Acho que não envia direto como os Garmin para o strava. Cpts

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pela partilha da excelente análise. Já comprei e estou satisfeito.

    ResponderEliminar
  22. Este relógio permite saber em dado momento a coordenada GPS onde nos encontramos? Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Sim. Bem como a altitude. É um dos écrans que está sempre disponível durante o treino. E também pode facilmente criar um waypoint sempre que quiser, associar-lhe um icone e um nome e usa-lo na navegação e no mapa a partir daí.

    ResponderEliminar
  24. Sempre existe compra em grupo? aconselham o relogio? Obrigado

    ResponderEliminar
  25. Gostei bastante da review e fiquei com vontade de o experimentar, contudo tenho uma dúvida relativamente à exportação para o garmin connect: Com o plugin o envio é automatico, correcto? Mas é possivel fazer export do software e depois import no garmin connect e todos os dados aparecerão correctamente? Sem recurso a software/sites de suporte.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O software do relógio só exporta GPX e esse formato suporta apenas o track e pouco mais. Para ter acesso a mais dados terá de instalar o Sportracks e mais alguns plugins para importar o track directamente do relógio. Depois poderá exportar no formato tcx para importar para o connect por exemplo.

      Eliminar
  26. Obrigado Paulo, pensava que com o GPX já tinha GPS e BPM.

    ResponderEliminar
  27. Segundo o que vi nalguns comentários, a banda HRM dá valores muito errados... isso acontece sempre?

    ResponderEliminar
  28. Já está a caminho um destes meninos... agora que me estou a dedicar mais aos trilhos, penso que seja uma boa opção! Vamos lá ver se fico satisfeito :-P

    Obrigado pela excelente review, que tem ajudado muitos indecisos como eu a optarem por este equipamento. :-)

    Abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  30. Comprei o relógio através do site da a-rival. Chegou em 4 dias através da DHL.

    A precisão do gps é bastante boa e a banda cardíaca tem medições estáveis e fiáveis.

    É uma boa escolha mesmo para aqueles que não pretendem utilizar as funcionalidades mais avançadas do relógio como a navegação.

    O software do relógio é pobre, mas ainda assim é possível a exportação em .gpx e fazer upload para sites tipo o Endomondo. Para ver os dados da frequência cardíaca registada pelo relógio no Endomondo, runkeeper... é preciso fazer a conversão do ficheiro .gpx para .tcx e só depois fazer upload.

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, tenho um relogio destes e ate agora tou satisfeito, e desde já dou os parabens por esta pesquisa toda.

    Tou a ter um problema na passagem dos dados do relogio para o PC, estou a usar o programa SportTracks 3.1 ( neste programa aparece o tempo feito a cada 1km ) depois fiz exportar para .gpx e coloquei esse ficheiro em .tcx e coloquei no garmin connet so que ja nao aparece a divisao a cada km nem as calorias) alguem consegue me dizer o pk?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pode exportar para gpx. Este formato não suporta essa divisão. Tem de exportar direto para tcx

      Eliminar
  32. Boa noite, alguém de Leiria que pretenda dividir portes?
    Obg

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Boas

    Tenho um a-rival e o meu PC não reconhece o relógio, quando instalo o software dá erro, mesmo instalando os drivers que estão no cd, não consigo fazer a ligação entre o PC e o relógio, será que me consegue ajudar.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há vários grupos de utilizadores no FB. Experimente este. Pode ser que esteja por lá a solução https://www.facebook.com/ArivalSql100PT

      Eliminar
  35. Este relogio não esta descontinuado?! Qual o original: este ou global sat?! è que fico sempre na duvida quando avanço ou não para a compra. Assintencia? Existe? Garantia!!! Alguem me sabe informar melhor. Obrigado. Paulo Pires, como posso falar consigo pelo tlm? Envie o seu numero se puder, que eu agredeço, para: antonio.oliveira.design@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  36. Excelente análise. Paulo, aconselha este para quem quer reformar o Garmin 305 só utilizado em corrida. O Garmin é excelente pois tem avisos sonoros e consigo programar os vários treinos avançados. Pelo que percebi este também tem essas funcionalidades. Fico então com as 2 questões:
    - é à prova de água?
    - é o ideal para substituir o 305?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  37. Excelente análise. Comprei no site da Arrival (83€) e estou muito satisfeito. Obrigado!

    ResponderEliminar
  38. Excelente analise Paulo! No entanto gostaria de saber se os dados do a rival não apresentam erros quando exportados para o strava ou para o Garmin Connect? Ouvi dizer que varias plataformas os dados apresenta erros.
    Grato pela atenção.

    ResponderEliminar
  39. Boa noite, Será que alguém me pode ajudar. Já instalei o software no meu PC, e consigo estabelecer ligação com o relógio ( detecta as definições que carreguei no relógio) no entanto, não consigo visualizar os treinos nem importar para o PC. Alguém pode ajudar. Abraço, Hugo Cabral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo pesquisa no Facebook pelo nome do relógio. Vais encontrar alguns grupos onde encontrarás respostas e pessoal que certamente te ajudará.

      Eliminar
  40. Quanto à parte da resistência à chuva ou à agua? nas especificações parece-me que só resiste a 'salpicos' de agua e não propriamente a chuva. Eu corro muito à chuva e necessito de boa capacidade 'impermeavel'.

    Qual a V/ opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tive problemas com chuva. A especificação para resistencia à água diz IPX7. IPX7 é bastante bom. A norma diz IPX7 Protected against water immersion - Immersion for 30 minutes at a depth of 1 meter.
      Embora seja desaconselhado nadar ou tomar banho aguenta a pressão de 1m durante 30 minutos. Não há chuva que pegue nisso. Nem uma ocasional passagem de um rio a vau. Apenas mergulhar e nadar estão fora de questão.

      Eliminar
  41. Boa noite Paulo e parabéns desde já por esta tua análise.
    Embora esteja a pensar iniciar-me nos Trails, ainda sou apenar um runner de estrada (10, 21, 30... 42km); tenho um garmin 110 que infelizmente sofreu um acidente e tem de ser 'reformado'.
    Na tua opinião, e pela relação da qualidade/preço e caracteristicas o relógio, achas que este será uma boa solução para as minhas necessidades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Horácio. É um bom substituto. Faz muito mais do que o 110 fazia mas tendo em conta o preço chega e sobra para o que precisa.

      Eliminar
  42. Boa tarde Paulo desde já parabéns pela análise, foi um bom motivo para uma destas máquinas, contudo precisava de adquirir uma nova bracelete, sabes algum local onde as possa encontrar? Ou devo ir a uma relojoaria?

    ResponderEliminar
  43. Ola
    Nao consigo encontar o reliogio na net e no site oficial nao esta disponivel.
    onde o posso encontrar .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procure no facebook pela marca e modelo do relógio e vai encontrar alguns grupos onde a podem ajudar

      Eliminar
  44. Ola, li atentamente, toda esta apreciação ao relógio. Comprei o relógio, só que agora, não consigo transferir os ficheiros do registo de treinos e provas, com a extensão ACT para o Endomondo. Eu já vi aqui várias explicações, mas emperro sempre na parte em que é necessário transferir esta extensão para uma das que são reconhecidas pelo Endomondo, caso do TXT, ou GPX, etc... Paulo, poderia ajudar-me. Instalei tambem o Sport Tracks 3.1, com o plugin da Globolsat e tambem não consigo. O software que vêm com o relógio é de facto muito fraquinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Agostinho. Melhor que eu a comunidade de utilizadores poderá ajudá-lo pois têm muito mais experiência no uso do Spoq do que eu que já nem o tenho.
      Pesquise por A-rival Spoq no facebook e adira aos grupos que existem. Aí irão concerteza ajudá-lo.

      Eliminar
  45. Bom dia. Tentei comprar um relógio destes no site da marca, mas não enviam para a Madeira. Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João veja as outras respostas. Há grupos no Facebook onde o podem ajudar

      Eliminar
    2. João veja as outras respostas. Há grupos no Facebook onde o podem ajudar

      Eliminar
  46. Algum de voces teve problemas de condensação com o relogio Spoq A-rival? Tive um spoq e passado 2 meses começou a condensar a ponto de me tapar o ecra, mandei para a garantia e passado 1 mes mandaram-me um novo. Curiosamente passado aproximadamente 2 meses voltou a condensar. Nunca o mergulhei em agua, apenas a chuva ocasional durante os treinos.

    ResponderEliminar
  47. bom dia, alguém tem alguma opniao sobre o TomTom? queria comparar um relogio e gostei deste visto que "Le" dentro do ginásio, algo que faço diariamente..

    ResponderEliminar
  48. Boa noite. Queria usar o relógio em causa por causa do GPS, para longas maratonas de btt com durações médias de 10 horas. Aconselha me o equipamento para este desporto e para estas condições?

    ResponderEliminar
  49. Sem duvida!!! Este relógio aguenta-se até +-23horas comprovadas....

    ResponderEliminar
  50. Fiz no passado dia 17 a Utax 112 Km e o relógio morreu perto das 20h. O que considero muito bom

    ResponderEliminar
  51. O que devo fazer para que o relógio do meu a-rival acerte a hora automaticamente. Agradeço ajuda.
    Victor Figueiredo

    ResponderEliminar
  52. Configuração - set system - time settings - dayligth savings, se estiver on ponha off ou vice versa.

    ResponderEliminar
  53. Boas,
    Tenho um SpoQ SQ-100 e estou muito satisfeito. Tenho acompanhado o vosso blog muito util na ajuda. Uso tambem o Sportrack para descarregar treinos e explorar. Gostaria que me ajudassem a importar tracks gravados para o a-rival. como fazer e onde encontrar... por exemplo para treinos na Serra Arrábida e arredores? Obrigado!

    ResponderEliminar
  54. [quote]
    DICA: Carregar Mapas e seguir o Percurso
    Objectivo: para carregar um KML que tenhamos em ficheiro para depois fazer o track do percurso (tentei através de um GPX e dava erro)
    1) Carregar Mapa para relógio
    *abir o kml na aplicação training gym
    -> Ir a Menu Files -> Open (e selecionar ficheiro)
    *carregar percurso para o relógio
    -> seleccionar a actividade que vai aparece no calendário
    -> Ir a menu ->Data Transmission -> Routes -> Upload to Device
    A partir deste momento o percurso vai estar disponível no relógio em
    [MAIN MENU] > [NAVIGATION] > [ROUTES] > [LIST ALL]
    2) Fazer track do percurso
    * Ir ao menu [MAIN MENU] > [NAVIGATION] > [ROUTES] > [LIST ALL]
    -> seleccionar o percurso que pretendemos carregar
    -> seleccionar [follow]
    -> seleccionar [backward] ou [forward]
    -> seleccionar "do you want to record running data [YES]/[NO]
    A partir deste momento o mapa esta visível e pronto a seguir.
    O indicador a branco é o track carregado, o indicador a preto é o que estamos a percorrer.
    Antes de meter no meio do mato, o relógio tem a opção de gravar um waypoint, não vá dar o cansaço extremo a meio e então temos sempre indicação de como voltara para "casa"


    Aqui consegues fazer tracks:
    http://www.openrunner.com/


    Para copiares treinos da Arrábida, procura no Strava por segmentos ou rotas nessa zona, procura também atletas de Setúbal, pois quase todos correm nessa zona. (Serra do Louro, Vale dos Barris e Arrábida)

    Espero ter ajudado.

    tens ainda aqui um grupo no FB que fala do relógio:
    https://www.facebook.com/ArivalSql100PT/?fref=ts


    Abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
  55. Caros, Estraguei o cabo USB, alguém sabe onde posso comprar outro? Obrigado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema já conseguiu resolver

      Eliminar
    2. Boas já conseguiu arranjar o cabo tou com o mesmo problema

      Eliminar
    3. Alguém encontrou algum sítio que venda o cabo?

      Eliminar
  56. Boa tarde, tem ideia de como é que o pessoal costuma resolver a ligação do relógio ao pc, eu já instalei as drives do controlador mas isto não dá de maneira nenhuma, nos grupos do face está difícl responderem-me tenho o relógio e não consigo ligá-lo ao pc isto é frustrante.Serão os plug ins? mas também não sei onde os encontrar e onde os instalar!

    ResponderEliminar
  57. Boa noite, já tentou ligar o relógio ao pc,mas com o relógio desligado? Depois de ter os cabos ligados é que se liga o relógio, se fizer dessa maneira, no mostrador do relógio aparece a opção de ligar ao pc (é a opção da esquerda).

    O PC esta a detectar o relógio ?

    os plugins do sportarcks estão todos bem explicados pelo atleta Paulo Pires, tem de ler com mais atenção.

    para baixar os plugins:
    http://www.a-rival.de/de/outdoor/gps-uhren/spoq#downloads

    para o sportracks é só procurar na net, esse é facil encontrar.

    NOTA: no grupo do fb está tudo muito bem explicado.

    ResponderEliminar
  58. Respostas
    1. Quote de https://www.facebook.com/ArivalSql100PT/?fref=ts

      DICA: Treino de series
      Ja há uns tempos que ando para fazer isto, mas tem faltado tempo mas aqui vai.
      Treino de series uma questão frequente, sim é possível, esta maquina faz quase tudo!
      Criar um treino de series
      Main Menu - GYM - Interval Training - Create Workout
      aparece _____ __:__ __.__
      pressionar "OK" e esta vai ser a primera entrada
      opcoes:
      Run-Time - marcar um tempo de treino
      Run-Distance - marcar uma distancia de treino
      HeartRate - definir período de tempo entre uma zona cardíaca
      Rest - marcar tempo de descanso
      Repeat - numero de repetições
      repeat forever
      se voltarem a clicar em cima de uma linha criada, vai permitir inserir ou remover (não é possível alterar)

      Treino Series
      Exemplo2: Têm percurso com distancia de 500 metros e querem fazer 10 series com saida a 2:30
      Creat Workout (no topo vê-se o nome do workout criado)
      Ok
      Run-Time - marcar 0:02:30
      OK
      selecionar linha ____ __:__ __.__
      OK
      Repeat marcar 10
      OK
      Confirm?
      Agora é fazer os 500mts e o relogio da o sinal de saida para a proxima serie

      Eliminar
  59. Respostas
    1. Ir ao main menu/Gym/Interval Train
      Create Workout
      Run-dist (por exemplo 0,8K)
      Run-Time (por exemplo 2 min)-Descanso entre series
      Repeat (numero de series)
      Confirm

      Se fores ao "List All" tens lá o workout

      Eliminar
  60. Alguém sabe onde posso arranjar o cabo USB

    ResponderEliminar
  61. Comprei o relógio ha pouco tempo. Alguém me ajuda com os campos que devo colocar no relogio? Tenho 4 paginas e não faço a ideia o que devo colocar, tirando os campos básicos como distancia e tempo...

    Alguém me ajuda por favor? Faço trail

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Hugo,

      Dá uma vista de olhos neste link do João Campos.

      http://www.pavnesc.com/dicas-uteis/os-meus-ecras-no-a-rival-spoq/

      Eliminar
    2. aproveitando o pedido do Hugo Caldeira... Alguém me pode ajudar com os campos a colocar no relógio para BTT, obrigado.

      Eliminar
  62. Boas.

    O meu relógio deteta os satélites porém não fixa a nenhum deles, fica sempre a fazer "Locating Satellites...".

    Já experimentei em diversos locais e o resultado é sempre o mesmo.

    Alguém já teve este problema?

    ResponderEliminar
  63. Viva Pessoal,
    Alguém pode ajudar-me com a indicação de um site onde possa comprar o GH-625XT?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.olx.pt/anuncio/relgio-IDzI58f.html

      Eliminar
    2. Viva Luis,

      O GH-625XT na realidade agora é este modelo:
      http://www.a-rival.de/pt/outdoor/gps-uhren/spoq

      E é o único local onde se pode comprar

      Eliminar
    3. Caro Rui Belo,
      Já percebi porque estava com dificuldades em encontrar... estava à procura do GH-625XT.
      Obrigado ;)
      Bons treinos!

      Eliminar
  64. Se houver alguém interessado numa máquina destas:

    https://www.olx.pt/anuncio/relgio-desportivo-a-rival-spoq-sq-100-IDzHBr1.html

    De aproveitar!

    ResponderEliminar
  65. Alguem me pode dar algumas dicas para configurar o Spoq para bicicleta?

    ResponderEliminar
  66. Acabei de adquirir este relógio e tenho uma dúvida:
    - as +/- 20hrs de funcionamento contínuo é com a banda de frequência cardíaca a funcionar?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  67. Se a alguém interessa (e porque deixei de correr devido ao meu joelho...)
    https://www.olx.pt/anuncio/relogio-gps-IDACaX1.html

    ResponderEliminar
  68. Respostas
    1. Viva José,
      Faz agora um ano que encomendei o meu via este site: http://www.a-rival.de/de/outdoor/gps-uhren/spoq
      Impecável, seguro, entrega em +/- 3 a 5 dias.
      O relógio é tudo aquilo que o Paulo Pires fala neste excelente post.
      Bons treinos!

      Eliminar
    2. Viva Luís, conseguiu ligar o relógio ao pc? Eu já tentei com o programa que vem com ele e com o sportstracks e não consegui.

      Eliminar
    3. Depois de instalado o programa que veio com o relógio (SpoQ Training Gym Pro), verifique se tem a última actualização. Se não tiver, actualize.
      Para conectar o relógio com o PC, sugiro que ligue o relógio e faça a ligação com o cabo. No relógio terá que confirmar que pretende fazer essa ligação. Depois disso, abra o programa.
      Conto que resulte e que esteja tudo ok com o seu relógio.
      Bons treinos!

      Eliminar
  69. Viva, Tenho um A-Rival spoq-100 mas não consigo liga-lo ao pc, nem com o programa que vem com o relógio nem com o sportstracks. Conseguem ajudar?

    ResponderEliminar
  70. Relógio desatualizou a data e não passa de 21/12/2019!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!!! No meu está a acontecer o mesmo... com o gps ligado, não actualiza a data e hora. Já conseguio resolver?

      Eliminar
    2. Para quem carrega os ficheiros numa app equivalente ao Strava, fica a dica para alterar a data do GPX file ;) (corrigir a hora é mais complicado, mas a data é simples. Outra coisa que faço - mesmo sendo "chato" - sempre que faço um treino descarrego o ficheiro e limpo os dados armazenados no relógio para não me perder quanto à data dos treinos)

      https://yetanothersolution.blogspot.com/2013/04/edit-strava-activity-date.html?fbclid=IwAR2DNgROyw_tbr2S6Iw6KbNHy4sxpsxwaKYxa4dWBshQDMuY-R8yAyAK36M

      Eliminar
    3. Boas, eu tb estou com problemas de atualização de data e hora, como o comprei em 2016, não me tinha dado problemas como em 2019 estive parado de td a competição desportiva por motivos de saúde não tinha reparado nisso, agora que comecei a fz novamente desporto reparei que não actualiza a hora nem data, há alguma maneira de se atualizar isto???

      Eliminar
  71. Viva, Tenho um A-Rival spoq-100 mas não consigo alterar a data nem actualizar a hora, Isto teve inicio em Dezembro de 2019, será que alguém já arranjou uma solução para estes caso. Grato a todos

    ResponderEliminar
  72. Viva,

    Atualizei o firmware do meu relógio e a hora já aparece atualizada. A date é que ainda não passa de 2019.
    Estou a correr o firmware F-OGH-2P-1411181, que juslgo ser o mais atual de acordo com o changelog do fabricante (http://www.a-rival.de/de/download/category/89-aenderungen-fuer-gps-trainingscomputer).

    Fiz o download em (http://www.a-rival.de/de/download/category/137-spoq)

    Bons treinos,
    Daniel

    ResponderEliminar
  73. Bom dia
    o MEU ARRIVAL NÃO CONSEGUE APANHAR O SATELITE ALGUEM PODE AJUDAR?

    ResponderEliminar
  74. Bom dia . Alguém me consegue arranjar o software de treino para instalar no PC??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ajude: https://www.globalsat.com.tw/en/a4-10582/GH-625XT.html
      Bons treinos !

      Eliminar
  75. Olá Paulo. Estava por aqui e revoltar tralha e encontrei algo do SQ-100. E lembrei-me será que alguma marca conseguiu fazer um relógio tão bom como este?

    ResponderEliminar